Notícias

Página: 656 de 841


Educação Física vai além dos muros da escola

Unidade: Funcionários

A Educação Física escolar infantil se caracteriza muito pelo desenvolvimento das habilidades motoras e pela ampliação dos movimentos, sem deixar de lado a parte do desenvolvimento intelectual, questionador e formador de opinião. Devido a isso os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza desenvolveram com os alunos do 1º Ano uma excursão para o Estádio do Mineirão e Museu do Futebol, que fez parte do Projeto Futebol, que visa mostrar as várias formas de se praticar esse (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 2A fazem um bolo especial

Unidade: Funcionários

​Aproveitando um data especial, que foi o aniversário da professora Thalita Osti, a professora Marcília Torres planejou e realizou com os alunos do Infantil 2A uma atividade muito gostosa: fazer um bolo para comemorar o aniversário. Os alunos tiveram a oportunidade de misturar os ingredientes e praticar a Matemática, na contagem dos ovos, definindo as medidas (1 xícara, 1 colher, etc) e exercitaram  o conteúdo “Natureza e Sociedade”, ao conhecer de onde vem os ovos, o açúcar, (...)

Leia mais

6º Ano realiza atividade de campo para estudo de Ecologia

Unidade: Funcionários

Coordenados pela professora de Ciências Beatriz Soares, os alunos estão aprendendo a aplicar o método científico em seu primeiro projeto de pesquisa, para aprenderem como é realizado um trabalho de investigação científica. A primeira fase do projeto foi realizada nas proximidades do Colégio, onde irão, por amostragem, verificar a quantidade de população de líquens nas árvores presentes no canteiro central da avenida Carandaí. Além da contagem de líquens, foram verificados o (...)

Leia mais

Alunos do 1º e 3º Ano do Ensino Médio recebem informações importantes na aula de Educação Física

Unidade: Funcionários

Para orientar os alunos quanto ao uso de substâncias na busca incessante pelo corpo perfeito ou pela obtenção de melhoria na performance, o professor Rodrigo Gavioli, planejou uma aula sobre o uso de álcool, hormônios anabolizantes, creatina, aminoácidos, Whey Protein e Carboidratos. Explicou aos alunos que várias pessoas experimentam substâncias na esperança de obter uma melhora, ainda que mínima, no desempenho, independentemente das possíveis consequências nocivas. A (...)

Leia mais

Alunos do 7º Ano entendem melhor a “Seleção Natural”

Unidade: Funcionários

Beatriz Soares, professora de Ciências, explica o que viveram os alunos: “Charles Darwin em sua viagem às Ilhas Galápagos, descobriu que os pássaros tinham bicos diferentes, mesmo vivendo em ilhas muito semelhantes. Ele descobriu também, que o formato diferente dos bicos de vários tentilhões, estava relacionado ao tipo de alimento que eles consumiam, e que aqueles que eram melhor adaptados sobreviviam ao ambiente. Sendo assim, os alunos, receberam pinças de tamanhos diferentes, (...)

Leia mais

2º Ano do EM faz prática de “Estequiometria” no laboratório de Química

Unidade: Funcionários

Para comprovação e argumentação das leis ponderais, os alunos analisaram características macroscópicas para identificar a ocorrência de reação química e mediram as massas dos reagentes e dos produtos nas transformações ocorridas. O experimento se dividiu em 3 partes: Parte 1: produção e armazenamento em um balão de festa do gás inflamável, hidrogênio, através da reação do ácido clorídrico com o zinco em pó. Parte 2: combustão de uma lã de aço e verificação (...)

Leia mais

Temporada de reuniões de pais dos adolescentes supera expectativas

Unidade: Funcionários

Mais uma temporada de reuniões pedagógicas de pais se encerra de forma feliz e com boas repercussões para pais e para a escola. Ao longo de três semanas do mês de março, todas as turmas do Fundamental II e Ensino Médio, tiveram as reuniões coordenadas pelas equipes técnicas e professores de cada série. A excelente presença dos pais confirma, mais uma vez, a necessidade desses encontros. Para os docentes do Colégio Logosófico é uma grande oportunidade poder informar aos pais o que (...)

Leia mais

Educação Física no Infantil é mais do que jogar bola

Unidade: Funcionários

Os professores de Educação Física Infantil Fillipi Heringer e Ludmila Souza estão realizando com os alunos do Infantil 5 o projeto “Objetos Voadores”, que utiliza brinquedos que voam para aumentar o repertório de movimentos das crianças. Em cada aula eles têm a oportunidade de experimentar um brinquedo diferente. Um dia a aula foi com a pipa. Os alunos ficaram surpresos, pois eles nunca imaginaram que poderiam empinar pipa na escola. Nessa atividade eles tiveram que correr o máximo (...)

Leia mais

Projeto "Honestidade" é expandido no ambiente do Colégio

Unidade: Funcionários

O projeto Honestidade foi desenvolvido em 2016 com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de criar um amplo campo de experimentação para a prática do bem. Considerando que a Pedagogia Logosófica destaca que a maioria das deficiências caracterológicas tem origem na infância, fica claro que as crianças e os jovens necessitam de orientações precisas sobre os conceitos e valores de essência moral. Por meio de trabalhos sobre o conceito de Honestidade, criou-se um (...)

Leia mais

Ordem na vida é tema de conversa no Infantil 5A

Unidade: Funcionários

Para estimular nas crianças no cultivo da ordem e da disciplina, o Infantil 5A recebeu a visita da professora Rita Xavier, do 5º ano B, que há muitos anos desenvolve o projeto Comissões. Ela conversou com os alunos sobre a “Ordem na vida”, tema do mês de março do projeto anual, que consta na agenda do Colégio Logosófico. A conversa girou em torno dos benefícios de sermos organizados nos vários ambientes em que frequentamos, destacando a casa e a escola. Conversaram também sobre (...)

Leia mais