4º Ano conhece a Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Unidade: Florianópolis | 26 Nov 2017

A turma do 4º Ano do Ensino Fundamental estudou sobre a organização política dos municípios e de que forma esta organização acontece também nas esferas estadual e federal. Como finalização do projeto institucional Pátria, com o objetivo de ampliar os conhecimentos acerca dos três poderes, os alunos visitaram a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde puderam conhecer mais detalhadamente o trabalho dos deputados estaduais e do poder legislativo.

A turma também visitou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, onde conheceram melhor as atribuições do poder judiciário. “Vimos um vídeo do que o Tribunal pode fazer, como por exemplo resolver conflitos e dizer quem está certo ou errado”, explicou uma das crianças depois da visita.

No mesmo local há o Museu do Judiciário Catarinense. Lá os alunos viram processos muito antigos, como aquele em que uma pessoa escravizada requereu sua liberdade, além de máquinas antigas usadas nos procedimentos do poder judiciário, como máquina de escrever e caneta com bico de pena. “Adorei ver o museu, principalmente escrever com aquelas canetas de penas e teclar na máquina”, contou um aluno.

Assim, de forma prática, as crianças aprenderam sobre a importância da atuação dos três poderes para nossas vidas e para a sociedade, pois, como ensina a Sabedoria Logosófica: “Se junto ao sentimento de pátria, que tanto exalta os impulsos do sangue e enternece as fibras do coração, se estimulasse o sentimento de humanidade, muito se alcançaria ao propiciar a aproximação entre os povos, visto que se se tiver em conta que todos pertencemos à espécie humana e que por superior desígnio nos devemos à humanidade, veremos que não está em pugna um sentimento com o outro”.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina também publicou uma notícia sobre o assunto, clique aqui e confira.