Notícias

Página: 1 de 409


Leitura do livro “Que sorte” promove reflexões nos alunos do Infantil 4 A

Unidade: Funcionários

Os alunos do Infantil 4 A adoram ouvir histórias! Nestes momentos ficam bem atentos! Para prosseguir as nossas conversas sobre a observação do mundo de dentro, a professora Taís Veiga contou a história Que sorte!, de Telma Guimarães.  O personagem do livro queixava-se que não tinha sorte, pois não possuía tantos brinquedos como os amigos, o carro de seu pai não era tão novo como o dos outros, etc. Então, o menino encontra em sua casa um álbum de fotografias. Ele começa a (...)

Leia mais

Infantil 4 B aprende sobre as raízes na horta do Colégio

Unidade: Funcionários

Além de muito divertido, frequentar a horta do Colégio é sempre de muito aprendizado prático. As crianças cultivam, plantam, experimentam... enfim, conhecem na prática, muito sobre os cuidados com as plantas e para quê cada uma delas serve. Em uma das aulas, um dos alunos ficou curioso para descobrir como são as plantas por dentro da terra. A professora Lourdinha Campos então preparou uma aula específica para isso. Primeiro mostrou a eles figuras de um livro com as fases das raízes. (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 4 B aprendem a usar a tesoura

Unidade: Funcionários

Para desenvolver a habilidade de corte e recorte, cultivar a paciência e a responsabilidade com relação ao uso da tesoura, os alunos do Infantil 4 B conheceram alguns tipos desse objeto e para que servem.  As professoras Shirléa Rocha e Marília Sales prepararam uma atividade bem dinâmica. Vejam só. As crianças foram surpreendidas na rodinha com uma enorme sacola e um mistério: O que tem dentro desta sacola?  Muitas hipóteses surgiram. Até que, lá de dentro, a professora Shirléa (...)

Leia mais

Infantil 4 B aprende Matemática de forma divertida

Unidade: Funcionários

Os alunos do Infantil 4 B construíram um ábaco para aprender a contar. Essa atividade proporcionou o treino da autonomia e da coordenação motora fina além do conhecimento matemático. As professoras Shirléa Rocha e Marília Sales entregaram cartelas com os numerais para as crianças, que tiveram que associar o número à quantidade de miçangas. Elas puderam escolher as cores das miçangas que usariam para confeccionar o ábaco, exercendo assim a autonomia. Em equipe, elas uniram os (...)

Leia mais

3º Ano participa de dinâmica para fortalecer os vínculos de amizade

Unidade: Uberlândia

As professoras da Turma da Simpatia (3º Ano), Fernanda Vasconcelos e Caroline Kirsten, realizaram uma dinâmica para darem as boas-vindas aos alunos da turma. Elas entregaram um balão e um pedaço de papel para as crianças, no qual tinham que escrever uma linda frase de boas-vindas, recordando o afeto que sentem umas pelas outras. As docentes dobraram os papéis e cada aluno colocou dentro do seu balão. Em seguida, todos encheram os balões e foram brincar. Após se divertirem com a (...)

Leia mais

Turma do 1º Ano brinca de “Corrida da Centopeia”

Unidade: Uberlândia

Para desenvolver ainda mais a coordenação motora ampla, promover a vinculação e cultivar o respeito, a colaboração e a amizade, as professoras da Turma da Valentia (1º Ano), Letícia Silva e Isabella Belter, promoveram a Corrida da Centopeia. As docentes dividiram a turma em grupos e propuseram alguns desafios: correr com uma perna só, correr com as pernas abertas, correr de costas, correr equilibrando um objeto, entre outros. O grupo que conseguisse cumprir todo o percurso da forma (...)

Leia mais

Infantil 3 se diverte no calor com tinta feita com gelo

Unidade: Uberlândia

As professoras da Turma da Generosidade (Infantil 3), Fernanda Paes, Márcia Silva e Martchelle Garcia, fizeram uma mistura com água, amido de milho, corante alimentício e colocaram em forminhas com palitos para congelar. No momento da aula de Artes elas fizeram uma surpresa para os alunos: “vamos pintar com picolé de tinta!” As crianças adoraram! Juntas, pintaram o papel kraft e exploraram textura e temperatura da tinta no próprio corpo! Foi muito divertido! “O momento da (...)

Leia mais

Infantil 1 vivencia o período de adaptação com alegria, superação e muitas descobertas

Unidade: Florianópolis

A turma do Infantil 1 está vivendo o período de adaptação! Para a maioria das crianças e para as famílias é a primeira experiência escolar. Para viver esse momento com muito afeto e para que as crianças e as famílias possam se adaptar com tranquilidade, as docentes prepararam a Sala Referência e várias atividades que estimulam as crianças a se sentirem seguras no ambiente escolar. Tudo foi preparado para que, nas atividades específicas, os alunos se sentissem estimulados a (...)

Leia mais

Alunos do 9º Ano pensam sobre a importância da consciência para a construção da própria história de vida

Unidade: Brasília

Na turma do 9° Ano foi realizada uma atividade diferente na aula de História. Os alunos se sentaram em círculos e receberam uma folha em branco. A instrução era a de que iniciassem um desenho, mas, que quando a professora Cecília Cordeiro pedisse para parar, deveriam erguer as mãos e parar, imediatamente, o que estavam fazendo, passando a folha para o colega ao lado. Dessa forma, cada aluno acabou completando o desenho do colega, acrescentando o que quisesse. A brincadeira terminou (...)

Leia mais

Alunos do 9º Ano refletem sobre a conquista da felicidade na aula de Espanhol

Unidade: Brasília

Como estudar o uso do subjuntivo na língua espanhola e refletir sobre o que precisamos realizar para conquistar a felicidade? O objetivo da atividade realizada com os alunos do 9° Ano, além da prática escrita do tempo verbal Presente do Subjuntivo, foi também de promover um momento de reflexão para que os adolescentes pudessem identificar a felicidade nos pequenos gestos, ações, na observação da própria vida, na humanidade e para despertar compreender como cada um pode buscar sua (...)

Leia mais