Notícias

Página: 1 de 526


9º Ano enriquece o conhecimento sobre tratamento de água

Unidade: Funcionários

A professora do CEFET-MG, dra. Elizabeth Regina Halfeld da Costa, especialista em saneamento, esteve com os alunos durante as aulas de Química, com o prof. Ríveres Almeida. De forma dinâmica e interativa, a professora. Elizabeth explicou e exemplificou os processos básicos de tratamento de água e esgoto, permitindo que os alunos pudessem ver, na prática, o que aprenderam em Química. Depois, os estudantes puderam ver as etapas da floculação, decantação e filtração da água. A (...)

Leia mais

2º Ano brinca de “dragão químico”, finalizando práticas no Laboratório

Unidade: Funcionários

Os alunos estudaram sobre cinética química e sobre a combustão do amido de milho e fizeram a prática dividida em duas partes: A e B. Na fase A, com o auxílio de um isqueiro, atearam fogo no amido de milho (sólido em pó branco), que estava aglomerado em uma placa de Petri. Nesta fase os alunos puderam perceber que o amido de milho apenas escurece e carboniza algumas regiões, sem incendiar. Na fase B, com a ajuda das professoras Fabiana da Costa e Ward Lauar, os alunos utilizaram folhas (...)

Leia mais

1º Ano A aprende a criar escudos mentais como importante defesa para a vida

Unidade: Funcionários

A assessora Renata Pena, Chiquinho, Maricotinha, Zequinha e Flora foram à sala para demonstrar como Chiquinho está aprendendo a se defender de pensamentos que o incomodam ou que sugerem que ele tenha atitudes que não são certas. Chiquinho aprendeu que pode usar o superpoder que o ser humano possui de pensar antes de agir. Contou para as crianças que usando este superpoder ele consegue ter defesas para enfrentar pensamentos que não são bons. A assessora disse que o ser humano foi criado (...)

Leia mais

6º Ano realiza um rico trabalho transdisciplinar

Unidade: Funcionários

O livro paradidático Espia das Montanhas, de Ana Carolina Neves, conta a história de Zinho e Chica, dois irmãos que superaram desafios e limitações em busca do conhecimento. Zinho desenvolveu suas experiências sensoriais para superar as dificuldades causadas por sua deficiência visual. Assim, conseguiu enxergar muito além do que os olhos podem ver, aprendendo todas as particularidades sobre o ambiente a sua volta. Chica, que também gostava de aprender e queria compartilhar (...)

Leia mais

Infantil 2 realiza diversas atividades estimulantes durante o projeto “Animais Marinhos”

Unidade: Uberlândia

A Turma da Amizade (Infantil 2) iniciou o projeto Animais Marinhos realizando a leitura dos livros Oceano, de Sean Callery, e No Fundo do Mar, de Sally Morgan. Depois que as professoras Maria Rodriguez e Lohane Carolina falaram sobre os cuidados com o meio ambiente, elas propuseram um desafio: em duplas e portando peneiras, os alunos procurariam no tanque de areia os bichinhos do fundo mar que estavam escondidos. Ao final, a turma reuniu para contar quantos bichinhos cada dupla encontrou. Na (...)

Leia mais

Viagem de estudo do 8º Ano amplia os vínculos e favorece o aprender

Unidade: Chapecó

A adolescência é uma fase da vida cheia de energia, alegria e vontade de expandir a vida no grupo de amigos. No Colégio Logosófico, as viagens de estudo cumprem o objetivo de propiciar essa expansão do ânimo juvenil, aliado ao conhecimento. E nada melhor que um roteiro cheio de emoções, onde a natureza é abundante em seus mais diversos recursos. Assim, o 8º Ano realizou uma viagem para Viamão (RS), até a Quinta da Estância Grande, onde o contato com a fauna e a flora ajudaram a (...)

Leia mais

Turmas 1º e 2º Ano participam de roda de conversa com a escritora do livro “Os Superpoderes de Jorge”

Unidade: Uberlândia

As Turmas da Valentia e da Bondade (1º e 2º Ano), e as professoras Letícia Silva e Caroline Kirsten, receberam a visita da escritora Tábata Duarte Lage Cazorla, do livro Os Superpoderes de Jorge. A escritora conversou sobre como foram suas experiências com boas leituras, sobre as vivências de leitura em família e como surgiu a vontade de escrever para crianças. Ela relatou as virtudes que procura cultivar e as observações que realiza ao escrever suas histórias. O livro Os (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 5 conhecem a história do astronauta Marcos Pontes e constroem os próprios foguetes

Unidade: Uberlândia

O s alunos da Turma da Colaboração (Infantil 5), sob a orientação das professoras Sara Mendonça e Rayane Rodrigues, estão realizando vários estudos sobre o projeto Universo. Dentre as atividades do projeto uma foi marcante: uma rodinha feita pela coordenadora Tatiana Moro sobre o primeiro astronauta brasileiro, o Sr. Marcos Pontes, hoje Ministro da Ciência e Tecnologia. Ela contou um pouco da história dele, destacando os esforços e os estudos que precisou realizar para alcançar o (...)

Leia mais

Alunos do 1º ao 5º Ano visitam a biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica

Unidade: Uberlândia

Para contemplar o projeto Estudar – Formas de Estudar, as professoras regentes e assistentes levaram os alunos para conhecerem a Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica. As turmas foram recebidas por uma equipe, que as levaram pelos três andares do prédio, no qual puderam conhecer e observar o espaço físico, as estantes e a grande quantidade de livros disponíveis. Os alunos receberam informações sobre como os livros são selecionados e organizados, (...)

Leia mais

Turmas do 4º e 5º Ano aprendem e praticam todo o processo da compostagem

Unidade: Uberlândia

A coordenadora pedagógica Larissa Arantes reuniu-se com os alunos e professoras do 4º e 5º Ano para explicar sobre o processo de compostagem e propor que vivessem uma experiência muito enriquecedora. Para isso precisariam seguir as etapas abaixo: 1ª Etapa: Explicar às colaboradoras da Cantina sobre o trabalho que seria realizado e sobre os resíduos que poderiam ser colocados nas lixeiras de cada turma, como cascas de frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, sachês de chá, casca (...)

Leia mais