Página: 1 de 913
2º Ano do Ensino Médio executa experiência da “Serpente do Faraó”
Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio realizaram um experimento químico denominado “Serpente do Faraó”, nome dado devido à sua aparência que lembra uma serpente saindo da areia do deserto. Para a realização da atividade, primeiro maceraram o bicarbonato de sódio com o açúcar, utilizando instrumentos como almofariz e pistilo, até obter um pó bem fino. Em seguida, adicionaram algumas gotas de álcool, formando uma pasta branca, que foi colocada em uma seringa para moldar uma (...)
Leia mais6º Ano ressignifica lugares de medo através de novo aprendizado
Os alunos do 6º ano exploraram os conceitos de topofilia (vínculo afetivo com lugares que trazem felicidade) e topofobia (aversão a locais associados a experiências negativas), registrando em papéis coloridos os nomes de lugares que despertam neles essas duas respostas emocionais opostas. O hospital foi o local onde a maior parte dos alunos manifestou ter topofobia. A partir de várias reflexões, foi possível perceber que a topo-reabilitação -realizada por meio de ações como (...)
Leia mais5º Ano faz caça ao tesouro e encontra uma lição sobre respeito e empatia
Sob a orientação da professora Sara, os alunos do 5º Ano realizaram uma caça ao tesouro que foi muito além de uma simples brincadeira. A dinâmica começou com os alunos organizados em duplas, seguindo pistas espalhadas pela escola. O diferencial estava em uma regra aparentemente simples: cada pista encontrada deveria ser cuidadosamente recolocada no mesmo local para as demais duplas acharem. Esse pequeno gesto se transformou numa prática concreta de cooperação e pensamento sobre (...)
Leia maisInfantil 4B embarca em Caça ao Tesouro que revela uma nova responsabilidade
O Infantil 4B viveu uma tarde inesquecível com uma atividade que uniu diversão e aprendizagem. As professoras Kátia Corrêa e Mariele Pires prepararam uma emocionante Caça ao Tesouro, que começou com cada aluno recebendo uma raspadinha misteriosa. Ao raspar, as crianças descobriram que embarcariam em uma grande aventura pela escola. Os pequenos exploradores então percorreram diversos espaços do colégio seguindo pistas cuidadosamente preparadas. O parquinho, a quadra verde e a (...)
Leia mais3º Ano A descobre o poder dos pensamentos com livro “A preguiça não mora mais aqui"
Os alunos do 3º Ano A embarcaram em uma jornada de autoreflexão com a leitura do livro “A preguiça não mora mais aqui”. A obra foi responsável por conduzir as crianças a uma revelação fundamental: compreender nossos pensamentos é essencial para discernir se nossas ações são guiadas por nossos verdadeiros desejos ou por influências externas. Durante a atividade, surgiram questionamentos instigantes que mobilizaram a turma. Os alunos se perguntaram como identificar os (...)
Leia mais1ª Ano A aprende sobre pirâmides do Egito enquanto reflete sobre valores internos
Em uma atividade que uniu História e Pedagogia Logosófica, as crianças do 1º Ano A participaram de um projeto especial sobre as pirâmides do Antigo Egito. Sob orientação de suas professoras, os alunos não apenas aprenderam sobre essa importante construção histórica, mas também criaram suas próprias versões pessoais - as "pirâmides de valores". Cada estudante confeccionou sua pirâmide, selecionando cuidadosamente os valores e pensamentos que gostaria de cultivar em sua (...)
Leia mais4º Ano A percorre a escola em busca de números
Os alunos do 4º Ano A vivenciaram uma atividade prática que transformou a aprendizagem de Matemática em uma divertida investigação. As crianças receberam o título de “Detetives dos Números” e foram incentivadas a percorrer os espaços da escola identificando locais em que os números eram utilizados. Durante a atividade, os alunos observaram e registraram diversos exemplos concretos como números das salas de aula, quantidade de cópias no xerox, preços de produtos, datas nos (...)
Leia maisInfantil 3B participa de atividades para o desenvolvimento da coordenação, criatividade e trabalho em grupo
Os professores de Educação Física, Ludmila e Filipe, conduziram uma atividade criativa com os alunos do Infantil 3B, intitulada “Piquenique”. Durante a atividade, as crianças fizeram uma série de mímicas em que imitavam os gestos da professora, simulando ações como comer, cortar, descascar e amassar frutas, o que estimulou a coordenação e a imaginação dos pequenos. Após limparem o tecido utilizado para o piquenique simulado, os alunos deram início a uma nova atividade, que (...)
Leia maisEnsinos Fundamental II e Médio superam desafios nas aulas de Educação Física
Os professores de Educação Física do Ensino Médio e dos anos finais do Fundamental transformaram as aulas em verdadeiros desafios motores e cognitivos. Com atividades inovadoras e adaptadas ao espaço escolar, os estudantes vivenciaram experiências que uniram o desenvolvimento físico à superação pessoal. A primeira proposta trouxe para a escola os princípios do parkour, mas com uma abordagem pedagógica. Os alunos aprenderam técnicas específicas para desenvolver equilíbrio e (...)
Leia mais3º Ano A mergulha no mundo da leitura com o Projeto Literário
Os alunos do 3º Ano A deram início às atividades do ano com um projeto de leitura desenvolvido em parceria com a biblioteca da escola. No começo da atividade, a turma foi recepcionada pela bibliotecária para revisitar os combinados do grupo e conhecer as obras que serão estudadas ao longo do período letivo. Para motivar a turma, os estudantes participaram de uma atividade lúdica: uma caça ao tesouro para encontrar o álbum de figurinhas que acompanhará o projeto. O (...)
Leia mais