Notícias

Página: 2 de 839


Infantil 4 realiza seu primeiro Momento de Vinculação com gosto e alegria

Unidade: Cidade Nova

No mês de março, o Infantil 4 viveu um momento especial: o Momento de Vinculação, que contou com a presença de nossa querida diretora, Sueli Martins, e de todas as turmas da Educação Infantil. Orientados pelas docentes Nara Drumond e Jade Oliveira, os alunos apresentaram aos colegas a importância de “fazer tudo com verdadeiro gosto e alegria.” Durante a apresentação, as crianças entraram cantando e dançando uma 'Hello Song', relataram aos colegas o que realizam com alegria e (...)

Leia mais

Magia química no Laboratório do 6º Ano

Unidade: Cidade Nova

No laboratório de ciências, os alunos do 6º Ano estão se aventurando nos primeiros conceitos de transformações químicas e estão extremamente entusiasmados com o que estão aprendendo. Eles tiveram a chance de realizar experimentos que ocorrem no cotidiano, além de outros mais incomuns, como os apresentados nas imagens da aula. Os estudantes observaram que algumas transformações químicas acontecem lentamente, enquanto outras são mais rápidas. Eles notaram mudanças de cor, odor (...)

Leia mais

Estudos sobre as diferentes fontes de energia e sua relação com a água são realizados pelo 5º Ano

Unidade: Cidade Nova

A professora Júlia Cristina, em colaboração com os alunos do 5º Ano, realizou estudos sobre as diferentes fontes de energia e sua relação com a água. As crianças se aprofundaram no funcionamento das hidrelétricas e como a água dos rios é utilizada nesse processo. Em uma etapa seguinte, a professora conduziu um experimento fascinante no laboratório de Ciências do colégio, permitindo que os alunos explorassem a diferença de propriedades entre a água doce e salgada. O foco foi (...)

Leia mais

4º Ano mergulha no mundo dos sólidos geométricos

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 4º Ano estão explorando o fascinante mundo dos sólidos geométricos e suas planificações. As professoras Zilma Fernandes, Lara Vida e Cibele Queiroz conduziram uma aula de Matemática animada sobre o tema, trazendo ainda a inclusão do vocabulário em inglês. A aprendizagem se tornou uma aventura divertida, enquanto pronunciavam os termos em outra língua. No pátio da escola, foi montado um Half Circle, onde os estudantes tiveram a oportunidade de planificar caixas e (...)

Leia mais

3º Ano estuda as diferenças entre espaços  públicos e privados

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 3º Ano estão estudando as diferenças entre espaços públicos e privados nas aulas de História. O objetivo desse estudo é permitir que os alunos identifiquem e compreendam as variações no uso desses espaços, suas transformações e funções, além de refletir sobre direitos e deveres no contexto da cidadania. Nas discussões sobre ambiente privado, enfocando as moradias, as professoras Renata Matheus e Elisiane Souto apresentaram o conceito de Casa Mental, comparando a (...)

Leia mais

2º Ano descobre novas perspectivas em Mídia e Conhecimento

Unidade: Cidade Nova

A aula de Mídia e Conhecimento, conduzida pela professora Pâmela Sérgia, foi marcada por desafios interessantes. Os alunos do 2º Ano foram organizados em duplas, e a cada um foi entregue um jogo para superar. Um aspecto singular da atividade era a proibição do uso da palavra “difícil”; em vez disso, deveriam usar “complexo”. Durante a atividade, a professora enfatizou conceitos como paciência, desafio, tentativa e conquista, tornando a experiência altamente estimulante para (...)

Leia mais

5º Ano B aprende observando e conversando sobre imagens da Natureza

Unidade: Funcionários

No Projeto “Eu sou parte da Natureza”, em uma conversação, as crianças do 5º Ano B observaram imagens da natureza, primeiramente sem cor, e depois coloridas. Elas chegaram à conclusão de que a cor deixa tudo mais alegre, o coração mais leve e feliz. Uma criança manifestou que cada cor combina com algo da natureza e disse, ainda, sobre o esforço que tem feito para observar sua beleza quando acorda e ao sair de casa. Ao final da conversa, a turma concluiu que os seres humanos são (...)

Leia mais

Uma porta fechada estimula estudo dos alunos do Infantil 2A

Unidade: Chapecó

No primeiro semestre de 2024, o projeto de estudo da turma do Infantil 2A é: Escola: Um mundo a desvendar e amigos cultivar!, no qual as docentes apresentam os  ambientes da escola para as crianças. Geralmente o tema inicia com ambientes que as crianças gostam muito, como o parque, o espaço dos animais, a biblioteca, e, na sequência, aqueles que a turma utiliza eventualmente, como o Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, Cozinha Experimental... Aos poucos as crianças (...)

Leia mais

Infantil 5 A estuda sobre as formigas

Unidade: Funcionários

Com o propósito de serem observadores da natureza, o Infantil 5 A iniciou um estudo sobre as formigas, após observar os insetos presentes nos jardins da nossa Escola. As crianças encontraram algumas formigas e se interessaram pela forma que caminhavam,  uma atrás da outra, em fila. Em sala, as professoras introduziram a conversa sobre as formigas e logo surgiu um “formigueiro” de perguntas sobre elas, dando origem ao ‘Projeto Trabalhando como formiguinhas’. Aguardem mais (...)

Leia mais

Infantil 5 A aprende com o joão-de-barro

Unidade: Funcionários

Os alunos estão aprendendo muito com os exemplos que a natureza nos dá.  Buscando conhecer o joão-de-barro, crianças do Infantil 5A descobriram que ele trabalha junto com os demais para construir sua casinha e que é preciso, de nossa parte, muita vontade, esforço e paciência para realizar essa tarefa. A turma está construindo uma casinha como a do joão-de-barro.  Gastarão 30 dias nessa construção, o mesmo tempo que a ave demora para fazer sua (...)

Leia mais