Notícias

Página: 4 de 409


Programa Bilíngue - Turmas do Infantil iniciam as aulas em Inglês

Unidade: Uberlândia

A Unidade Uberlândia firmou parceria com a Bilingual Education, que é o único projeto bilíngue a oferecer um conteúdo disciplinar completo: Science, Geography and World Cultures e Language, que são ministrados 100% em inglês e em consonância com o currículo internacional. A professora Isabel Wathier iniciou as aulas nas turmas do Infantil 3, 4 e 5 com muita alegria! Ela preparou atividades lúdicas e as crianças adoraram a novidade! Já aprenderam algumas músicas da rotina, tais (...)

Leia mais

1º Ano brinca de Amigo Oculto e fortalece os vínculos de amizade

Unidade: Uberlândia

Para trabalhar os objetivos do projeto Acolhimento, que é a vinculação e o cultivo da amizade entre todos, as professoras da Turma da Valentia (1º Ano), Letícia Silva e Isabella Belter, realizaram a brincadeira do Amigo Oculto entre os alunos. Elas colocaram todos os nomes das crianças em uma caixinha, a qual foi passada para cada uma, que retirava o papel com o nome de um amigo. Para este amigo a criança deveria fazer um lindo cartão de aniversário que, posteriormente, foi colocado (...)

Leia mais

Turma do 4º ano reflete sobre o valor das virtudes

Unidade: Uberlândia

Em Língua Portuguesa, a Turma da Paciência (4º Ano) realizou várias atividades para trabalhar os conceitos de Substantivos e Adjetivos. As professoras Roneida Alves e Élida Paula conversaram sobre o valor das virtudes na vida do ser humano e cada aluno pensou em quais conseguia identificar em si próprio. Em seguida, eles anotaram aquelas que consideravam importantes para um bom relacionamento com os demais. Em outro momento, os alunos elegeram os adjetivos que seriam mais apropriados (...)

Leia mais

Turma 3 do Turno Estendido aprende a pintar com os pés

Unidade: Brasília

Durante a infância é essencial estimular os sentidos para garantir o desenvolvimento cognitivo e as habilidades motoras, descobrindo, assim, novas possibilidades de criação. Com base no tema mensal de janeiro: O que aprender para ser feliz?, as professoras Fabíola Fonseca e Luzia desenvolveram uma atividade sensorial e artística muito rica e divertida, levando as crianças da Turma 3 do Turno Estendido a observarem que atividades comuns feitas com as mãos podem, também, ser (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 refletem sobre o conceito de felicidade

Unidade: Brasília

Tendo em vista que o tema do 1° Bimestre é A Felicidade Se Constrói, o professor de Inglês Mateus Pereira solicitou aos alunos que lessem o texto Bliss, da escritora Katherine Mansfield, para refletirem e intercambiarem sobre diferentes abordagens do conceito felicidade. Vale destacar que os alunos já haviam tomado contato com o conceito logosófico de felicidade, que é algo conquistado, que vem de dentro e que está presente em pequenas porções de bem. Após a leitura de parte da (...)

Leia mais

Turma do 9º Ano reflete sofre os efeitos da Fake News

Unidade: Brasília

Durante as aulas de Língua Portuguesa, a turma do 9° Ano estudou um texto sobre as Fake News e o conceito de pós-verdade. Após a leitura, os alunos compartilharam algumas fake news as quais já tiveram acesso ao longo da vida. Em casa, os adolescentes se tornaram investigadores. Fizeram uma vasta pesquisa sobre a propagação das fake news e sobre os seus efeitos negativos. De volta ao ambiente da sala de aula, de posse das pesquisas realizadas em casa, a professora Raquel Araújo e (...)

Leia mais

“Caixa do Conhecimento” inspira e estimula os alunos da Turma 2 do Turno Estendido

Unidade: Brasília

O tema O conhecimento amplia a vida é de grande relevância para que as crianças compreendam a importância de uma convivência harmônica e feliz não só consigo mesmas, como também com seus pares. Para isso, as professoras Roseli Luro e Gabriela Araújo, da Turma 2 do Turno Estendido, iniciaram o ano letivo apresentando uma caixa surpresa, intitulada Caixa do Conhecimento, que a partir desse momento será usada para o lançamento de conteúdos novos durante o ano. A professora (...)

Leia mais

Turma do 8º Ano é desafiada a encontrar o valor do Pi

Unidade: Brasília

O número Pi continua aguçando a curiosidade dos estudiosos ao longo dos séculos. O motivo é que o seu cálculo resulta em trilhões de casas decimais. Entre os babilônios e os egípcios foram encontrados cálculos que se aproximavam do Pi, mas foi apenas no século XVIII que ele passou a fazer parte dos símbolos matemáticos. Com o objetivo de atender a algumas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos valores em que se sedimentam a Pedagogia Logosófica, os (...)

Leia mais

Turma do 8º Ano refletiu: O que podemos aprender com o picles?

Unidade: Brasília

Durante a aula de “Uma Leitura Ética e Cidadã do Mundo”, um aluno do 8° Ano, João Gabriel Muniz, ao se representar por meio de desenho, traçou alguns picles de pepino em uma folha de papel. Ao explicar a imagem para os colegas, o aluno relatou não saber direito porque havia escolhido aquele desenho para lhe retratar e disse, também, que nunca havia comido aquele alimento, que não conhecia seu sabor. A professora Juliana Póvoa sugeriu então que João Gabriel pesquisasse receitas (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 3 realizam atividade com o uso da canetinha

Unidade: Cidade Nova

As crianças do Infantil 3 estão vivenciando momentos de alegria, descobertas e novas aprendizagens. Visando favorecer o interesse pelos novos conhecimentos e a boa convivência entre as crianças, as docentes Regina Célia e Mariele Pires planejaram uma dinâmica bem divertida. Elas sentaram os alunos em uma rodinha e colocaram em uma sacolinha diferentes canetas hidrocor coloridas. Por meio do tato, incentivaram os alunos a identificarem o objeto e, em seguida, os ajudaram a descrevê-lo (...)

Leia mais