Notícias

Página: 4 de 703


8º Ano reflete sobre "liberdade, o que tenho para aprender sobre esse conceito?"

Unidade: Rio de Janeiro

O professor Gustavo, de História, criou uma atividade em que os alunos puderam “debater” de forma harmônica sobre uma situação da internet. A turma do 8º Ano estava estudando sobre o Iluminismo, Voltaire e o princípio da liberdade de expressão. O professor aproveitou para discutir se a liberdade de expressão é um valor absoluto e ilimitado e, se não, quais seriam os seus limites. Foi dito que debater algum tema de política em sala de aula exigia respeito, escuta ao próximo e (...)

Leia mais

6º Ano relaciona o espaço geográfico com o tema anual "Conviver: uma grande oportunidade"

Unidade: Rio de Janeiro

Espaço geográfico é o lugar habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. Pode ser definido como o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre as pessoas e das pessoas com a Natureza. Para trabalhar esse conceito e refletir sobre a importância de nosso papel no meio em que vivemos, como seres sensíveis e inteligentes, capazes de pensar e de sentir, de atuar, de transformar e de fazer das relações um meio de convivência mais ético e harmonioso, na aula de (...)

Leia mais

Alunos do 4º e 5º Ano participam do Concurso Canguru

Unidade: Rio de Janeiro

O Concurso Canguru é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes em mais de 80 países. Em 2022, os alunos do 4° e 5° Ano participaram na modalidade on-line. A prova foi realizada na sala de informática, com o acompanhamento da professora Andréia Barros. Foi uma ótima oportunidade para os alunos desenvolverem os conhecimentos matemáticos, procurarem solução para as questões propostas e experimentarem o prazer e satisfação intelectual que (...)

Leia mais

9º Ano aprende sobre o equilíbrio na aula de Corpo Cênico

Unidade: Rio de Janeiro

Equilíbrio remete à estabilidade, harmonia, confiança, firmeza. Na aula de Corpo Cênico da professora Renata Brandão, os alunos do 9º Ano foram desafiados a realizarem um exercício no qual eles teriam que, com o apoio do amigo e parceiro de cena, montar uma posição e, literalmente, manter o equilíbrio. Nessa aula acrobática, os alunos executaram formas de equilíbrio em dupla ou trio. Juntos eles conseguiram enfrentar as dificuldades que surgiam e superaram limites. Além disso, os (...)

Leia mais

7º Ano aprende sobre o "Ubuntu" na aula de História

Unidade: Rio de Janeiro

Na aula de História do 7° Ano do professor Gustavo Araújo, foi feita uma grande reflexão a partir do conceito africano “Ubuntu” (“eu sou porque nós somos”, um princípio proveniente das culturas banto, que propõe entender o ser humano não a partir das categorias individualistas das filosofias europeias - “sujeito”, “indivíduo” etc - mas a partir da ideia de comunidade, de coletividade). Foi contada para os alunos uma lenda antiga, segundo a qual um visitante (...)

Leia mais

O 2º Ano visita o Parque dos Dinossauros, em Peirópolis

Unidade: Uberlândia

A Turma da Bondade fez uma viagem muito especial. Para aproximar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a vida dos alunos, a professora Isabella Belter criou uma oportunidade para que todos experimentassem aqueles conteúdos na prática. Essas vivências favorecem o aprendizado com gosto, visto que os alunos se sentem estimulados e desafiados ao sair do ambiente escolar e ter contato com outra realidade.    O destino dessa viagem especial foi a cidade de Peirópolis. A turminha (...)

Leia mais

Árvore genealógica é tema de estudos no 1º Ano

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 1º Ano estão bastante estimulados com as investigações propostas no "Projeto Família". Iniciaram um estudo sobre a árvore genealógica, que é uma representação das pessoas que fizeram/fazem parte da família, ou seja, é um material  que registra os ancestrais da família e favorece a identificação das conexões (graus de parentescos) estabelecidas entre eles. Para os alunos compreenderem melhor essa representação, as docentes Naiane Monique e Ana Clara (...)

Leia mais

Alunos do 5° Ano realizam estudo e dinâmica sobre o gênero textual Entrevista 

Unidade: Cidade Nova

A turma do 5° Ano iniciou, muito estimulada, um estudo sobre o gênero textual Entrevista. As crianças aprenderam que a função deste gênero é informar por meio das declarações dadas pelo entrevistado e que o mesmo contém uma linguagem clara e objetiva. Para ampliar ainda mais este conhecimento, cada aluno pesquisou uma entrevista em jornais, revistas ou internet para apresentar em sala para os colegas.  A docente Gláucia de Paula criou uma dinâmica especial para realizar esta (...)

Leia mais

"Projeto Família" é lançado junto ao corpo docente

Unidade: Brasília

Como todas as segundas-feiras, os professores se dirigiram ao auditório para nossas reuniões pedagógicas semanais. Porém essa noite foi diferente: ao chegarem no auditório foram recebido com um cenário montado. Com todos acomodados, a surpresa foi revelada: as ex-docentes do Colégio e estudantes de Logosofia, Leninha Veronese e Lúcia Andrade, apresentaram um esquete com o tema família. No enredo, uma personagem apresentava as dificuldades que estava vivendo em família e todos os (...)

Leia mais

Com o objetivo de integrar o aprendizado com o projeto bilíngue, alunos do 1º Ano participam de uma aula CLIL (Content and Language Integrated Learning)

Unidade: Cidade Nova

De forma a integrar o aprendizado com o projeto bilíngue, às terças-feiras, as crianças do 1º Ano participam de uma aula CLIL (Content and Language Integrated Learning). É uma aula ministrada pela professora de Inglês, Mrs. Teixeira, juntamente com as docentes da turma. Nessa aula, são trabalhados conteúdos previstos para essa faixa etária de forma interdisciplinar, com o intuito das crianças ampliarem suas compreensões sobre eles e o vocabulário de Inglês.   As professoras (...)

Leia mais