Notícias

Página: 4 de 442


Aprender a defender a “casinha mental” é tema de conversação no Infantil 4A

Unidade: Funcionários

Dando continuidade ao trabalho sobre as defesas mentais, a assessora Renata Pena esteve na sala com vários amiguinhos: Chiquinho, Maricotinha, Flora e Zequinha. Essa turminha mostrou uma situação vivida por eles, onde a distração favoreceu a atuação de um pensamento ruim. Em seguida, conheceram a imagem da “Casinha mental”. Descobriram que a nossa mente é como uma casa; se estamos distraídos e deixamos a porta aberta, muitos pensamentos ruins entram de fininho.  Renata Pena (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 4B divulgam suas descobertas

Unidade: Funcionários

Dando continuidade ao projeto Lagartas e Borboletas, as professoras Shirléa Rocha e Marília Sales nos enviaram muitos relatos. Para que as crianças possam experimentar de fato o papel de pesquisadoras e serem protagonistas de sua aprendizagem e  ainda favorecer a socialização das descobertas, a busca pelo saber e a colaboração, lindas experiências têm sido vividas. Para descobrir “por que as asas das borboletas são coloridas?”, Lina Sofal, com o auxílio de sua mãe, pesquisou (...)

Leia mais

Conhecendo outras culturas na Educação Física Infantil

Unidade: Funcionários

Objetivando aumentar o repertório de brincadeiras e movimentos das crianças e desenvolver habilidades como tomada de decisão, orientação espacial e ordem, os professores propuseram aulas com brincadeiras de outras culturas. Eles tiveram a oportunidade de mostrar e descobrir com as crianças a origem de muitas brincadeiras que são comuns no nosso dia-a-dia e outras bem diferentes. Na primeira aula a brincadeira foi o JO KEN PO, da cultura japonesa. No jogo dois times ficam em lados (...)

Leia mais

Professores de Educação Física favorecem a criatividade infantil enquanto desenvolvem muitas habilidades físicas

Unidade: Funcionários

Objetivando aumentar o repertório de brincadeiras e movimentos das crianças, algumas aulas tiveram como foco o pneu, que é um material muito versátil nas práticas de Educação Física, podendo ser utilizado tanto para o cultivo da criatividade, como para o desenvolvimento de diversas habilidades motoras. Possivelmente a maioria de nós tem alguma lembrança de brincadeiras com pneus de carro. Hoje em dia utilizamos um pneu ainda melhor, que é o de kart. Eles são bem menores, mais leves (...)

Leia mais

Brincadeira divertida estimula a atenção no Infantil 3

Unidade: Cidade Nova

As crianças do Infantil 3 adoram aprender novas brincadeiras! Estimuladas por esse interesse, as docentes Regina Célia e Mariele Pires propuseram uma divertida dinâmica utilizando letras móveis de madeira, na qual trabalharam a atenção e a interação das crianças. No pátio da escola, as professoras utilizaram o quadro e escreveram com giz as letras iniciais de todos os alunos. Em seguida, colocaram as letras móveis de madeira no chão. Cada criança ficou responsável por encontrar (...)

Leia mais

Infantil 4 desfruta de um sábado letivo especial

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 4 viveu um sábado letivo muito especial este mês! Foi o dia do Festival Literário. Os alunos fizeram um lindo trabalho com o livro Construindo Castelos. Com a história narrada por Júlia, as crianças aprenderam como é importante conseguir serenar-se internamente diante dos conflitos do dia a dia e descobriram o quanto podem aprender observando a Natureza. No dia do Festival Literário, os alunos fizeram uma linda exposição de algumas partes da história que foram (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano criam jogos para brincarem uns com os outros

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 4º Ano realizaram uma atividade de casa bem diferente e divertida: construíram um jogo para brincarem com os amigos na Escola. Eles confeccionaram o jogo em casa e, para isso, receberam algumas orientações do livro didático e das professoras. Na hora do recreio foi proposta às crianças a seguinte dinâmica: ao invés de jogarem bola ou outra atividade habitual, elas deveriam interagir entre si para conhecerem o jogo criado pelo colega. Foi uma manhã muito especial e (...)

Leia mais

Infantil 5 amplia o conhecimento sobre o Sistema Solar

Unidade: Cidade Nova

Dando continuidade aos estudos do livro A árvore da Julinha, as professoras Naiane Monique e Ana Clara, com o objetivo de estimular a capacidade de pensar e investigar sobre leis que regem o Sistema Solar, lançaram uma investigação acerca deste tema para o Infantil 5, fazendo as seguintes perguntas: “Como funciona o sistema solar? Por que existem as estações do ano?”. As docentes planejaram várias dinâmicas, entre elas: observação do globo terrestre, apresentação em (...)

Leia mais

Infantil 2 inicia o projeto “Reconto de Histórias” com entusiasmo

Unidade: Cidade Nova

O Reconto de História é um projeto que se inicia no Infantil 2 e segue por toda a Educação Infantil. Ele tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades importantes na construção da linguagem oral e escrita, e vai sendo graduado de acordo com a faixa etária. Ele favorece o desenvolvimento do pensamento lógico e o gosto pela leitura, auxilia as crianças na aquisição de novas palavras para sua expressão oral e as inicia no hábito da leitura que, consequentemente, irá (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende a desfrutar do Dia do Brinquedo com muita alegria

Unidade: Cidade Nova

Na turma do Infantil 3, o Dia do Brinquedo é realizado semanalmente às terças-feiras. Esse é um dia muito especial, pois é um momento criado para a diversão e a socialização entre as crianças. Ao observarem a resistência dos alunos em dividir os brinquedos, as professoras promoveram uma conversação e perguntaram a eles: por que os alunos trazem brinquedos de casa? As crianças logo responderam: “porque é dia do brinquedo”, “para emprestar para o colega” e “para (...)

Leia mais