Notícias

Página: 4 de 493


Alunos celebram o Dia Internacional da Logosofia

Unidade: Brasília

Dia 11 de agosto é o dia Internacional da Logosofia! Para celebrar essa importante data, as crianças assistiram de maneira lúdica uma contação de história sobre um trecho da Obra Logosófica, que ressalta o valor da gratidão. Esse momento especial foi dirigido pela Andréia Macedo, colaboradora do Colégio e estudante de Logosofia. “Recordamos a importância de sentir gratidão ao que vivemos e, também, ao Patrono do Colégio, González Pecotche, que sempre se preocupou em ensinar (...)

Leia mais

Dinâmicas dirigidas trabalham aspectos cognitivos e estimulam o cultivo de valores no Infantil 5

Unidade: Cidade Nova

As crianças do Infantil 5 adoram participar de dinâmicas dirigidas na quadra! A atividade proposta, que as docentes Naiane e Ana Clara deram o nome de Pega a bolinha, foi uma adaptação da brincadeira O mestre mandou. Na ocasião, as professoras organizaram os alunos em fileiras e cada dupla recebeu uma bolinha para colocar no centro. Em seguida, as professoras deram vários comandos, estimulando a realização de vários movimentos. Em determinados momentos, emitiam o comando “pega a (...)

Leia mais

Brincando, o Infantil 4 cultiva a atenção e o gosto pelo estudo

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 4 vem se familiarizando cada vez mais com os números e suas respectivas quantidades. Com o objetivo de enriquecer ainda mais o aprendizado, no pátio de pedra, as professoras Nirvana e Letícia desenvolveram um jogo muito divertido utilizando tampinhas. Elas colocaram duas fileiras com números de 1 até 10 no chão e a caixa de tampinhas posicionada à sua frente. As crianças eram chamadas de duas em duas, e, ao sinal da professora, deveriam colocar a quantidade de (...)

Leia mais

Aluno do Fundamental 1 apresenta aos colegas uma conquista musical: tocar violão

Unidade: Cidade Nova

Durante o recreio, em sala de aula, o aluno Arthur Dupin propiciou aos colegas um momento muito agradável apresentando um pouco do que já sabe tocar no violão. Os alunos vivenciaram um momento de muita descontração e alegria ao ouvirem o colega tocar a música Trevo (Tu), composta por Ana Clara Caetano e Tiago Iorc, que já conheciam, pois na Festa da Família dançaram e cantaram essa canção. O vínculo que existe entre todos favoreceu a confiança e o estímulo para que a (...)

Leia mais

5º Ano estudo sobre o funcionamento equilibrado dos sistemas do corpo humano

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 5° Ano estão aprendendo sobre o funcionamento equilibrado dos sistemas que compõem o corpo humano. Os estudos têm como foco a integração entre os sistemas digestório, respiratório e cardiovascular, responsáveis pelo fornecimento de energia às células. Para enriquecer e ampliar o conhecimento, a professora Jéssica realizou em sala muitas experiências sobre o sistema respiratório e sobre o cardiovascular. Os alunos puderam auscultar os batimentos e calcular a (...)

Leia mais

Aulas de Educação Física proporcionam novas experiências e muita criatividade no Infantil 4

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 4 retornou às aulas de Educação Física com muita alegria e entusiasmo. As crianças deram um show de criatividade durante as aulas de exploração de materiais. A combinação de bolas e pratinhos permitiu a descoberta de novas brincadeiras. Os alunos criaram, ensinaram, aprenderam e experimentaram novas possibilidades de movimentos. Eles saltaram os objetos como um obstáculo, equilibraram a bola durante as corridas, utilizaram os pratinhos para lançar e agarrar as (...)

Leia mais

Infantil 2 aprende observando a natureza

Unidade: Cidade Nova

Dando continuidade ao projeto Pequenos chefs, os alunos do Infantil 2 estão aprendendo de onde vem os alimentos. Foi com muita atenção que as crianças assistiram ao vídeo sobre como a vaca produz o leite. Após essa atividade, as professoras propuseram aos alunos a confecção de uma vaca utilizando material reciclável. Todos aceitaram o desafio com alegria! No primeiro momento, alunos e professoras se puseram a pensar como iriam fazer a vaca! Surgiram várias perguntas: Como vamos (...)

Leia mais

Futebol: uma rica atividade para as crianças do Infantil 5

Unidade: Cidade Nova

“Chegou o dia do futebol!” Com essas palavras, cheias de alegria, as crianças do Infantil 5 comemoraram a notícia que a atividade do dia seria o futebol. Em uma rodinha, a professora Camila Souza conversou sobre as regras, as atitudes de bem necessárias para que tudo ocorresse de forma tranquila e divertida. Foi ressaltada também a importância de cada criança para a sua equipe. Após a escolha dos times, os alunos foram ao jogo. Meninos e meninas se divertiram muito! Animados, (...)

Leia mais

Infantil 3 amplia a percepção das diferentes texturas

Unidade: Cidade Nova

Durante os estudos do projeto Os cinco sentidos, as professoras Regina Célia e Mariele Pires deram início a um estudo específico do sentido do tato. As docentes explicaram que este sentido possibilita a percepção das texturas (macio/duro); da temperatura (quente/frio); entre outras sensações que, diferentemente dos outros sentidos, não é percebido apenas em uma parte específica do corpo, como a mão, mas em toda a superfície do corpo. Em seguida, as professoras propuseram a (...)

Leia mais

Infantil 4 cultiva o respeito, a suavidade e a amizade durante brincadeiras

Unidade: Cidade Nova

Buscando propiciar às crianças uma vivência diferente, as professoras Nirvana e Letícia propuseram à turma do Infantil 4 a brincadeira de estátua no pátio da escola. Essa é uma atividade em que as crianças precisam ficar com os ouvidos bem atentos e usar bastante a criatividade. Assim que a música para de tocar, os alunos devem ficar parados, fazendo pose como estátuas bem legais e divertidas. Segundo as professoras, a brincadeira de estátua é uma grande oportunidade para (...)

Leia mais