Notícias

Página: 4 de 839


O Valor das Palavras

Unidade: Uberlândia

A professora e assessora educacional Tatiana Moro está desenvolvendo um projeto com a Turma da Paciência, sobre o Valor das Palavras. Em outro momento, ela havia mostrado dois vídeos de situações reais. O primeiro apresentava um homem que ajuda seu amigo cego a “assistir” a um jogo de futebol no estádio, ao narrar em seu ouvido os lances do jogo e desenhar em suas costas os movimentos dos jogadores. No segundo vídeo, avô e neta, já adulta, trocam lindas palavras de amor, (...)

Leia mais

O Clube da Matemática

Unidade: Brasília

Desde 2023, o Colégio Logosófico Gonzalez Pecotche, da Unidade Brasília, desenvolve um projeto de programas para altas habilidades intitulado Laboratório de Aprendizagem Individual. Nesse projeto, o aluno com altas habilidades com habilidades dessa área de conhecimento se apropria do conhecimento de forma diferenciada de acordo com seus interesses. O docente tem a possibilidade de apresentar caminhos para o desenvolvimento do potencial do aluno, por meio de materiais específicos para o (...)

Leia mais

1º Ano A estuda sobre Vincent Van Gogh

Unidade: Funcionários

Dentro do Projeto sobre Van Gogh, as professoras do 1º Ano A leram para as crianças o livro “Van Gogh e o passarinho Téo”. Durante toda a semana, foram realizadas atividades de alfabetização a partir desse livro: identificaram as rimas, criaram outras e formaram frases usando as palavras do livro. Com as carteiras em roda, as professoras propuseram um desafio. Com as palavras colocadas no centro da roda, os alunos deveriam escolher algumas para formarem, em conjunto, frases (...)

Leia mais

"A linha mágica", no 5º Ano B

Unidade: Funcionários

Após trabalhar o texto dramático “A linha mágica”, de Sean Taylor, as professoras do 5º Ano B convidaram os alunos a refletirem sobre o que fariam se tivessem um carretel de linha que desse a eles o controle do tempo, assim como o personagem Pedro viveu na história. - O que você faria se tivesse um carretel de linha que lhe desse o controle do tempo? - Por que gostaria de pular alguma parte da sua vida? - O que aconteceria se pulasse as partes da sua vida que não o agradam (...)

Leia mais

8º Ano aprende sobre usinas elétricas

Unidade: Funcionários

A turma do 8º Ano, dentro do Projeto interdisciplinar envolvendo Ciências e Língua Portuguesa, sob a orientação das professoras Milena Almeida e Emanoela Cotta, compartilha conhecimento sobre usinas elétricas, abordando desde as tradicionais usinas hidrelétricas até as inovadoras usinas solares e eólicas. Os alunos aprofundaram nos aspectos técnicos e ambientais de cada tipo de usina, destacando seus benefícios e desafios. Ao final do trabalho, demonstraram um entendimento (...)

Leia mais

Dia Mundial da Água, no Infantil 2 A

Unidade: Funcionários

Dentro do Projeto anual “A Natureza como a primeira mestra do ser humano”, o Infantil 2 A viveu uma semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. Conversaram sobre a importância da água, para que ela serve, quem a criou (muitas disseram que foi Deus) e que a água serve para beber, para os peixinhos nadarem, para lavar, para molhar as plantas, para limpar, para os animais beberem. Falaram de como é importante não desperdiçar água, não deixar a torneira aberta, não (...)

Leia mais

Uma manifestação de carinho em forma de coração

Unidade: Funcionários

Para estimular o cultivo de sentimentos, as professoras do Infantil 3 B levaram os ingredientes para a turma fazer um bolo de cenoura e homenagear a teacher Nádia, que é amiga da turminha e fez aniversário! Juntos, professoras e alunos separaram e misturaram os ingredientes, seguindo a receita do bolo. Foi uma experiência muito divertida: experimentar a cenoura e mexer a massa! Enquanto o bolo assava, as crianças brincaram no parquinho. A teacher Nádia foi convidada para lanchar com (...)

Leia mais

Aulas de Inglês no 2º Ano A e B

Unidade: Funcionários

As turmas do 2º Ano A e B estudaram, nas aulas de Inglês com as teachers Nadia e Thaís, quatro tipos de arte: sculpture, painting, drawing and photography. Com o objetivo de fixar o vocabulário aprendido e trabalhar a criatividade, os alunos foram para o Espaço do Conhecimento e, em grupos, produziram desenhos (drawings), pinturas (paintings), esculturas (sculptures) e colagens (collages). Todos os trabalhos foram baseados no tema anual da Escola: "Nature, humans' first (...)

Leia mais

Cultivo do afeto como fixador das relações humanas

Unidade: Florianópolis

Observamos na turma do Infantil 4 o sentimento da amizade e do afeto, um pelo outro, sendo cultivado e exercitado no dia a dia. Uma das crianças precisou ficar uns dias afastada do Colégio, pois havia se machucado - as professoras avisaram os colegas e explicaram o que aconteceu. No dia seguinte, as professoras solicitaram que as crianças registrassem como foi a tarde no Colégio, podia ser de alguma atividade ou parque, movimento que sempre fazem para auxiliar na recordação e na (...)

Leia mais

Reconhecer o bem recebido, um exercício de gratidão

Unidade: Florianópolis

Em um momento de conversa, começamos a recordar de todas as pessoas que colaboram na vida escolar das crianças, todos que trabalham no Colégio, nas mais diversas áreas, desempenham funções muito importantes para que o ambiente seja estimulante para o aprendizado e acolhedor. Recordamos quais seriam essas pessoas e funções importantes, colaboradores da cantina, secretaria, segurança, recepção, limpeza, administração, coordenação, direção e estudantes de (...)

Leia mais