Página: 4 de 862
Aulas de Culinária
As aulas de Culinária, oferecidas pela professora Marise Alencar, possuem como objetivo central favorecer a prática de hábitos saudáveis. Ao conhecer a origem dos alimentos, manuseá-los para o preparo de deliciosas receitas e ter contato com conhecimentos culinários importantes, os alunos desenvolvem o gosto pelo cuidado com a saúde. As aulas ocorrem em um ambiente de muita alegria e diversão, propiciando a independência da criança, sempre respeitando as normas de segurança (...)
Leia mais3º Ano A recebe um mapa-múndi
A turma do 3º Ano A recebeu, com muita alegria, um lindo mapa-múndi para enriquecer mais a aula. E, favorecendo o projeto bilíngue, o mapa é em inglês, o que gerou bastante interesse e despertou o encantamento das crianças, que a todo momento vão até o mapa localizar lugares visitados, locais estudados, lugares conhecidos ou de interesse e até mesmo seus próximos roteiros de viagem. A cada intervalo, um grupo de alunos explorava o mapa alegremente! Para estimular o bom uso do novo (...)
Leia mais1º Ano A do Ensino Fundamental faz caricaturas com carvão
Estudando sobre o pintor Claude Monet, os alunos do 1º Ano A descobriram que o artista começou sua carreira desenhando caricaturas com carvão. Uma aluna levou um livro sobre a vida e obra de Monet com essa informação e várias fotos das obras. As professoras sugeriram, então, que cada aluno fizesse sua própria caricatura. No pátio, com papel e carvão e fizeram suas obras, que ficaram lindas! Aprenderam, mais uma vez, observando o modo de vida de Claude Monet, como a (...)
Leia mais2º Ano do Ensino Médio procura descobrir se é sempre possível solubilizar
Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio receberam quatro sais (cloreto de potássio, sulfato de cálcio, sulfato de cobre pentahidratado e permanganato de potássio), analisaram para saber se eram solúveis em água. Além disso, compararam, por meio da quantidade de sal solubilizada, qual deles era o mais solúvel e qual era o menos. Nessa prática, além de solubilizar os sais dentro dos tubos de ensaio, com água, os alunos classificaram as soluções produzidas em insaturadas, saturadas e (...)
Leia maisInfantil 2 brinca de comidinha com elementos naturais
A turminha do Infantil 2 explora o jardim pedagógico observando a natureza ao manusear panelinhas e elementos naturais, fazendo descobertas e brincando de serem cozinheiros. As professoras aproveitam o ambiente natural da Escola para estimular o desenvolvimento da criatividade e o brincar. Durante a brincadeira, os alunos diziam que estavam “fazendo” arroz, sanduíche, macarrão, bolo, pudim, suco, entre outros. Faziam de conta que estavam comendo e ofereciam para as professoras falando (...)
Leia mais6º Ano estuda sobre escolas da Finlândia
As turmas do 6º Ano ao lerem, durante as aulas de Inglês, um texto sobre as escolas da Finlândia, demonstraram curiosidade sobre vários aspectos relacionados às escolas da nação europeia. Algumas das perguntas apresentadas foram: Quantas horas por dia os finlandeses passam na escola? As matérias são as mesmas do Brasil? Há deveres de casa? Para responder a esses e outros questionamentos, a professora convidou a coordenadora de Inglês Vera Amaral, que fez estágio em instituições (...)
Leia mais8º Ano faz Clube do Livro
As turmas do 8º Ano fizeram um Clube do Livro, para compartilhar as experiências de leituras da etapa, por meio de uma roda de bate-papo. Algumas obras foram destacadas com muito entusiasmo. Um livro que se destacou foi “Uma longa caminhada até a água”. Os alunos consideram a leitura como um exercício de empatia em relação à situação das pessoas refugiadas. Já o clássico “Os meninos da Rua Paulo” foi um desafio, mas que valeu muito a pena pela beleza da história, (...)
Leia maisSistema digestório é tema de aula prática do 8º Ano
As turmas do 8º Ano tiveram uma aula prática de Ciências para explorar a anatomia e fisiologia do sistema digestório humano. Os estudantes observaram modelos anatômicos detalhados desse sistema. A professora explicou cada parte do sistema, destacando suas funções e como elas trabalham em conjunto para transformar os alimentos em nutrientes. Os alunos visualizaram as lâminas histológicas de tecidos do sistema digestório no microscópio e analisaram peças bovinas semelhantes às (...)
Leia maisBilboquê na aula de Inglês do 1º Ano do Ensino Fundamental
As turmas do 1º Ano de Ensino Fundamental estudaram sobre os brinquedos nas aulas de Inglês. Para concluir a unidade, as teachers Nádia e Thaís ensinaram para as crianças como montar um brinquedo simples e sustentável, que fez parte da infância delas: o bilboquê. Cada criança trouxe de casa uma garrafa pet cortada e as professoras distribuíram barbante e durex na sala. O resultado foi uma aula divertida, que fortaleceu o vínculo entre professores e (...)
Leia maisInfantil 4 B explora os sólidos geométricos
O Infantil 4 B aprendeu que sólidos geométricos são objetos tridimensionais incluindo pirâmides, cilindros, cones, esferas e prismas. A partir de uma atividade lúdica com massa de modelar e palitos de churrasco, as professoras apresentaram aos alunos sobre os sólidos e suas estruturas: vértices, faces e arestas. As crianças se desafiaram na construção dos sólidos, exercitando a atenção, a observação e concentração. Também cultivaram a paciência, o esforço, a constância e (...)
Leia mais