Notícias

Página: 3 de 493


Professores realizam estudo sobre Produção Textual

Unidade: Chapecó

O corpo diretivo e os professores de todos os segmentos, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2, participaram do Sábado Pedagógico no Colégio Logosófico – Unidade Chapecó. O estudo foi sobre Produção Textual, com a professora Blaise K. da Rocha, doutora em Educação e membro da equipe que desenvolve o projeto Kinesys. Na ocasião, a professora abordou vários aspectos, como o uso formal da escrita, concordância verbal, dicas gramaticais e gêneros textuais. Os (...)

Leia mais

Estante de livros é inaugurada na recepção do Colégio

Unidade: Uberlândia

Sempre buscando novas formas de levar estímulos à leitura a todos os alunos, a professora Simoni Fornazier, bibliotecária do Colégio, promoveu uma atividade especial: Os alunos do 1º ao 5º Ano foram convidados a responderem a pergunta: “Por que você gosta de ler?” Foi solicitado ainda que fizessem uma linda ilustração junto à resposta, que posteriormente ficaram expostas nos murais do Colégio. A bibliotecária contou aos alunos que será inaugurada uma estante de livros na (...)

Leia mais

Infantil 4 realiza atividades estimulantes e sensoriais

Unidade: Uberlândia

Para trabalhar a coordenação motora fina e o sistema sensório-motor, as professoras da Turma do Afeto (Infantil 4), Camila Amarães e Maria Clara Gabriela, realizaram várias brincadeiras lúdicas utilizando água, sendo uma delas a Pescaria. As professoras usaram bacias cheias de água e colocaram tampinhas de garrafa para representarem os peixinhos, e os alunos usaram palitos de picolé como vara de pescar. As crianças deveriam pescar cada tampinha usando dois palitos de picolé. De (...)

Leia mais

Turmas 2 e 3 do Turno Estendido fazem analogia entre a peneira e os pensamentos

Unidade: Brasília

As turmas 2 e 3 do Turno Estendido tiveram um momento muito especial na areia. A professora Roseli Luro apresentou para as turmas uma peneira grande e uma peneira pequena e pediu para que cada um deles imaginasse que fosse a nossa mente e que a areia fosse os nossos pensamentos. “Para cuidar da mente precisamos peneirar aqueles pensamentos que não são legais, jogando-os fora. Nesta analogia, a peneira grande peneira rápido os pensamentos e a peneira pequena demora mais”, explicou a (...)

Leia mais

Professoras do Infantil propõem atividades psicomotoras para enriquecer o aprendizado

Unidade: Brasília

Na Educação Infantil, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças têm como eixos as interações e o brincar. As atividades psicomotoras vão além do desenvolvimento de habilidades corporais e abrangem vários campos de experiências, assegurando o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Segundo as professoras, “observar os alunos realizando as atividades propostas, com tanta motivação e alegria, faz ter a certeza de que estamos (...)

Leia mais

Turma do Infantil 5 reflete sobre a importância da união

Unidade: Brasília

A turma do Infantil 5 retornou das férias cheia de energia e novidades para contar! Para que esse retorno fosse ainda mais estimulante, foi recordado os valores aprendidos durante o primeiro semestre de uma forma bem divertida e descontraída. As professoras organizaram os alunos em uma roda, cada um segurando um balão. A dinâmica era a seguinte: cada criança deveria jogar o seu balão para cima, rebater sem deixá-lo cair no chão. Durante a brincadeira, as crianças iam sendo retiradas (...)

Leia mais

Projeto Reconto estimula o gosto pela leitura no Infantil 3

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 3 prossegue estimulada com o projeto Reconto e adora conhecer novas histórias! Nesta semana, foi a vez da apresentação da aluna Letícia Fernandes, que se esforçou para narrar com clareza a história do livro A Peteca, do autor Tenê de Casa Branca. Todos os colegas gostaram de ouvi-la! Após sua apresentação, as professoras Regina Célia e Mariele Pires propuseram aos alunos uma estimulante atividade: confeccionar uma peteca utilizando jornal e tecido de TNT. (...)

Leia mais

Brincar ajuda a estimular a aprendizagem e a superação na turma do Infantil 2

Unidade: Cidade Nova

Com o objetivo de propiciar aos alunos do Infantil 2 a conquista da habilidade motora de locomoção e trabalhar as percepções de tempo e espaço de forma lúdica, as professoras Rosemary e Hayza propuseram a brincadeira Coelhinho sai da toca. Durante toda a atividade, as crianças receberam muitos estímulos para realizar tudo com gosto e alegria e para superar os desafios. Segundo a professora Rosemary, “é por meio do brincar que os alunos do Infantil 2 se desenvolvem de forma (...)

Leia mais

Alunos do 3º Ano recordam momentos felizes vividos no Colégio Logosófico

Unidade: Cidade Nova

As professoras do 3º Ano trabalham, por meio do Projeto 11 de Agosto, o relato de momentos felizes vividos no Colégio. Elas recordaram sobre o fundador da Logosofia, González Pecotche, e a gratidão por ele ter lançado as escolas logosóficas. Em uma roda de conversa, as docentes convidaram os alunos a relembrarem algumas vivências felizes e a escolherem uma para registrar em folha, ilustrando o assunto tratado. Para as professoras, essa foi uma oportunidade muito especial e feliz (...)

Leia mais