Notícias

Página: 1 de 834


Infantil 2 aprende a conviver e a compartilhar

Unidade: Uberlândia

A turma do Infantil 2 está aprendendo a conviver e compartilhar espaços e brinquedos com outras crianças. Para tornar a rotina ainda mais agradável, os alunos estão descobrindo novos segredinhos para ampliar as amizades. Para tornar o conceito mais concreto, foi feita uma experiência bem interessante, em que a turma colou chia em uma casca de ovo e desenhou uma carinha nele, pois representará um amigo. Ao longo dos dias, as crianças borrifaram água para deixar a semente úmida e (...)

Leia mais

3º Ano realiza o Projeto Simpatia

Unidade: Uberlândia

Para dar início ao projeto, que leva o nome da turma, “Simpatia”, e faz relação com o tema da agenda de 2024 “Natureza, primeira mestra do ser humano”, as professoras trouxeram um pequeno vídeo, que mostrava uma borboleta se aproximando de uma flor. Depois de assistir ao vídeo, foram trazidos alguns questionamentos: -Como a flor atrai as borboletas? -Nós, seres humanos, o que podemos atrair? -Como podemos atrair amigos? As crianças participaram bastante e, entre as (...)

Leia mais

Professoras do Infantil 4 realizam um mini teatro para as crianças

Unidade: Uberlândia

Para o Projeto “Já Sou Grande", após a leitura do livro "Já sou grande! Olha o que sei fazer”, de Maria Carluccio, as professoras do Infantil 4 fizeram um mini teatro. Enquanto uma docente fez desenhos lindos e com gosto, a outra fez mal feito, rápido e com o pensamento da preguiça presente. Durante o teatro, as crianças manifestaram suas observações, entendendo que quando fazemos as atividades com entusiasmo e boa vontade o resultado é sempre melhor e torna tudo mais fácil, (...)

Leia mais

Infantil 5 realiza atividade sobre maracujá e o aprendizado

Unidade: Uberlândia

No Projeto “Já Sou Grande", a Turma do Afeto, Infantil 4, está aprendendo sobre o aprender com gosto, entusiasmo, boa vontade e paciência. Assim, foi usado o maracujá para fazer uma analogia. A professora Kênia Ramos levou para a sala elementos que representavam as partes e fases do pé de maracujá: a folha, a flor, o fruto verde e maduro. As crianças tiveram a oportunidade de ver os dois frutos por dentro, comprovando que não adianta apanhar o fruto do pé antes do momento e que (...)

Leia mais

Um cofre literário na turma do 5º ano estimula o hábito da leitura!

Unidade: Chapecó

A leitura não só amplia nosso entendimento do mundo, mas também enriquece nossas experiências. Para estimular ainda mais o hábito da leitura na turma do 5º ano, pensando nas características desta faixa etária, foi desenvolvido um “Cofrinho Literário”, atividade que relaciona a importância da leitura e o valor que ela tem em nossa vida. A cada livro lido, o aluno receberá, no decorrer do ano, uma “moedinha” para depositar no cofrinho. Nesta moeda consta o nome do livro (...)

Leia mais

4º ano realiza experiência prática e reflete sobre sua importância para aprender!

Unidade: Chapecó

Na busca por promover uma compreensão mais profunda dos conceitos de água tratada e filtrada, a Professora Layana Mantelli levou os alunos do 4º ano a embarcar em uma experiência prática: construir filtros artesanais.  Essa iniciativa não apenas proporcionou uma compreensão mais tangível do processo de purificação da água, como também destacou a importância da aprendizagem através da prática. Após a prática, os alunos fizeram uma análise reflexiva de sua experiência (...)

Leia mais

Estudo e prática em equipe na aula de Matemática 

Unidade: Chapecó

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental 2 finalizaram os estudos sobre o Conjunto dos números racionais - realizando as transformações de frações para decimais e decimais para frações. Por fim, ao estudar frações de quantidade, a Professora regente da disciplina de Matemática, Angélica Elis Heineck, propôs um desafio para os alunos realizarem em pequenos grupos. Fazer uma investigação realizando uma atividade prática na cozinha! Utilizando uma receita de bolo de cenoura, (...)

Leia mais

Disciplina de Ética e Cidadania estimula adolescentes a desacelerar

Unidade: Chapecó

A partir do Projeto Institucional do ano de 2024, Natureza, a primeira mestra do ser humano, a Professora Daniela de Almeida Farias, regente da disciplina de Ética e Cidadania nas turmas do Fundamental 2, convidou os alunos do 9º ano a realizarem uma atividade intitulada “Desacelerando”. A turma foi estimulada a exercitar a observação e a percepção da simplicidade e do belo que existe nas pequenas coisas que nos rodeiam.  Cada aluno recebeu um trecho de um ensinamento de González (...)

Leia mais

Uma tarde para compartilhar o conhecimento

Unidade: Chapecó

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2 estudaram muito e se prepararam para compartilhar com as turmas do 4º ao 8º ano, sobre o que aprenderam a respeito de um número muito interessante! Na tarde de 14/03, os alunos do 9° ano celebraram o Dia Internacional do Pi π (3,14) com entusiasmo e muita generosidade. Sob a orientação da Professora de Matemática, Angélica Elis Heineck, os alunos passaram nas salas de aula das turmas do 4º ao 8º ano e falaram alguns minutos sobre a (...)

Leia mais

Cultivando a paciência e a colaboração, o Infantil 4 experimenta um boliche diferente

Unidade: Cidade Nova

No Infantil 4, sob a orientação das professoras Nara Drumond e Jade Lauanda, uma atividade de boliche inusitada foi proposta. As crianças colaboraram entre si para equilibrar bolinhas de plástico em cima de rolos de papel. Depois, em grupos organizados pelas professoras, tentaram derrubar os rolinhos utilizando outras bolas. Apesar de alguns desafios iniciais, a colaboração e a troca de ideias entre os alunos os ajudaram a superar as dificuldades. “Com essa atividade, as crianças (...)

Leia mais