Página: 6 de 913
2º Ano aprende sobre sequências numéricas com o apoio de fita métrica e trena
Os alunos do 2º Ano estão aprendendo sobre as sequências numéricas de forma prática e envolvente. Para isso, as professoras Erika Padilha e Ângela Sobral solicitaram que os alunos trouxessem uma fita métrica ou uma trena para a atividade em sala. Organizados em grupos, os alunos se dedicaram a preencher os dados propostos com muita atenção e concentração. A atividade estimulou o raciocínio lógico e possibilitou o uso de estratégias como pular “de dois em dois” ou “de (...)
Leia maisTurma Projeto Integral descobre a força da gravidade e do pensamento
Os alunos da Turma Projeto Integral participaram de uma experiência científica que foi além do estudo da gravidade e da pressão atmosférica. Com a orientação da professora Rosely Luro, a atividade “Pequeno Cientista” uniu experimentação e reflexão, mostrando como a ciência pode ser um caminho para o autoconhecimento e para a formação de valores essenciais. O experimento, realizado de forma lúdica e envolvente, utilizou uma garrafa furada e água para demonstrar como a (...)
Leia maisLançamento do tema anual: "Natureza Humana, um Tesouro a Ser Descoberto"
No pátio da Educação Infantil, um momento especial marcou o início do ano letivo de 2025 no Colégio Logosófico: o lançamento do tema anual, que guiará os projetos escolares ao longo do ano. Com o título "Natureza Humana: Um Tesouro a Ser Descoberto", a proposta convida as crianças a explorarem seu mundo interno, reconhecendo virtudes, sentimentos e aprendizados como verdadeiros tesouros a serem cultivados. Para apresentar essa ideia de forma lúdica e envolvente, as professoras (...)
Leia maisAdaptação ao 1º Ano: descobertas, amizade e evolução
O ingresso no 1º Ano do Ensino Fundamental é uma fase repleta de novidades e desafios para as crianças. Para tornar essa transição mais leve e significativa, a turma do 1º Ano, sob a orientação da professora Luciene Arantes, participou de uma Sessão Coletiva sobre adaptação, afeto e amizade. A atividade teve início com um questionamento instigante: "Quais são as necessidades de um bebê?". A partir dessa reflexão, os alunos perceberam o quanto já cresceram e (...)
Leia maisPequenos Cientistas em ação: alunos exploram o mundo dos pensamentos
As turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivenciaram uma experiência marcante no projeto "Pequenos Cientistas", sob a orientação da professora Rosely Luro. Mais do que explorar conceitos científicos, a atividade trouxe uma abordagem diferenciada da Pedagogia Logosófica, unindo experimentação e reflexão para ampliar a compreensão sobre o pensamento e sua influência na vida. No mês de março, os alunos aprofundaram o estudo do conceito de (...)
Leia mais"O Tesouro Esquecido": alunos do 5º Ano B refletem sobre o verdadeiro valor da vida
No auditório do Colégio Logosófico, os alunos do 5º ano B protagonizaram uma apresentação emocionante na Hora Cívica, unindo teatro, música e reflexão. Sob a orientação da professora Mikaele Gomes, as crianças mergulharam no estudo do tema "Natureza Humana: Um Tesouro a Ser Descoberto", explorando a riqueza do conhecimento e do mundo interno. O espetáculo, intitulado "O Tesouro Esquecido", transportou o público para uma jornada simbólica em busca de um tesouro perdido. No (...)
Leia maisEnsino Fundamental inicia o projeto "O que nós somos juntos"
Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental deram início ao projeto "O que nós somos juntos" com uma experiência transformadora no Jardim Botânico de Brasília. A visita pedagógica, acompanhada pelas professoras e coordenadoras, foi um convite à observação consciente e à reflexão sobre o mundo interno e externo. Inspirados pela Pedagogia Logosófica, os alunos foram incentivados a enxergar a si mesmos como um jardim em constante cultivo, onde valores e virtudes são sementes (...)
Leia mais2º Ano avança nas aulas experimentais de Química
Na aula experimental de Química, o 2º Ano do Ensino Médio usou extrato de repolho roxo para verificar se alguns produtos e alimentos do nosso cotidiano eram neutros, ácidos ou básicos. Alguns desses produtos foram o leite, o suco de limão, o refrigerante e o amoníaco. Os alunos se encantaram com as variações de cores do líquido roxo, que mudam conforme o pH das substâncias. Os alunos descobriram que o leite, embora tenha a ideia popular que combate a azia, na verdade intensifica (...)
Leia mais1º Ano A aprende sobre o gênero "receita" de forma deliciosa
Para trabalhar o gênero “Receita”, as professoras do 1º Ano A prepararam uma atividade muito gostosa. Em um primeiro momento, com todos os alunos em sala, exploraram o gênero textual e os ingredientes utilizados no preparo. Depois chegou o momento de explorar o modo de fazer: na cozinha experimental, todos contribuíram com o preparo de deliciosos cookies, misturando ingredientes e colocando as mãos na massa. Um trabalho em equipe, de forma disciplinada, seguindo o passo a passo da (...)
Leia maisInfantil 3 B faz chup-chup de uva
As crianças do Infantil 3B prepararam um chup-chup de uva utilizando o suco do lanche da Escola! Junto das professoras, todos participaram do processo: desde a observação do suco de uva líquido até o momento de degustá-lo congelado! Utilizamos um funil para encher o saquinho e, depois, levamos tudo ao congelador e aguardamos ansiosamente a transformação do líquido em um geladinho refrescante. No dia seguinte, quando buscaram o chup-chup, ele ainda não estava congelado! Foi uma (...)
Leia mais