Notícias

Página: 8 de 660


Literatura "sai do papel" e alcança a vida no 2º Ano B

Unidade: Funcionários

Na aula de Literatura do 2º Ano B, a professora Ângela Sobral e seus alunos fizeram a leitura do livro “Um bicho diferente”, de Marinês Pinsson Panozzo da Editora Lire.   Durante o enredo, Tina, a personagem principal, encontra no jardim de casa um bichinho encantador, diferente de tudo o que conhecia, um tatu bolinha e, observando-o aprende sobre o seu mecanismo de defesa. E o ser humano? Que mecanismos de defesa possui? Ficou evidente a importância do uso correto das palavras e de (...)

Leia mais

O 3º Ano A conhece o pensamento do “JÁ”

Unidade: Funcionários

A turma do 3º Ano A realizou um trabalho literário com o livro “A preguiça não mora mais aqui” de Anna Maria Masiero, da Editora Amanhã Gente Grande. A história mostra uma realidade bem próxima do que se vive ao reconhecer dentro da mente o pensamento de preguiça no dia a dia, o que deixou as aulas, a cada dia, mais envolventes. Numa das conversas, a professora Priscila Nunes deu a oportunidade de os alunos manifestarem suas vivências sobre como reconhecem dentro de si a presença (...)

Leia mais

Infantil 5 A aprende sobre a Lei do Tempo

Unidade: Funcionários

Durante o mês de outubro, o Infantil 5 A estudou sobre a Lei do Tempo, dentro do projeto Institucional "Por Um Mundo Melhor". Muitas conversas foram realizadas em torno do seguinte ensinamento da Pedagogia Logosófica: “Aprenda a aproveitar o tempo, cujo valor é tanto mais estimável quanto mais se compreende sua importância na vida”. Aos poucos, as crianças entenderam que tempo que se perde sem realizar coisas que sejam importantes para a vida, com equilíbrio, é tempo que se (...)

Leia mais

Curso de Pais aborda o tema "O mundo de hoje tem solução?"

Unidade: Goiânia

No final de outubro, desfrutamos de um Curso de Pais culminando várias atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2021. O objetivo foi o de oferecer às famílias conceitos e recursos da Pedagogia Logosófica que possam colaborar com a formação do caráter das crianças. O tema desta atividade foi: "O mundo de hoje tem solução?" Na programação contamos com uma palestra e uma plenária. Ambas trataram da responsabilidade dos pais em trabalhar primeiro consigo mesmos para estarem em (...)

Leia mais

4º Ano manifesta sua gratidão aos trabalhadores da expansão física do Colégio

Unidade: Goiânia

As crianças do 4º Ano matutino, juntamente com as professoras Dian Araújo e Ana Laura de Jesus, registraram, por meio de desenhos e cartas, sua gratidão aos trabalhadores na expansão física do novo prédio do Colégio. A entrega dos desenhos e das cartas foi feita pelos próprios alunos que, assim, se envolveram com aqueles que têm trabalhado indiretamente para a extensão do bem que o Colégio e a Fundação Logosófica promovem na vida de muitos (...)

Leia mais

Aula de Educação Física oferece novas oportunidades de aprendizado

Unidade: Goiânia

Nas aulas de Educação Física, o professor Sérgio Ricardo, divulgando as Olimpíadas, criou duas atividades adaptadas: Bocha e Golf. Na primeira, as crianças foram desafiadas a dar um "peteleco" em uma tampinha, com o objetivo de chegar o mais próximo do "bolim". Foram feitas diversas rodadas e cada aluno teve três chances de acertar. O golf, por sua vez, ofereceu a oportunidade de, após conhecerem os equipamentos próprios do esporte, acertar as bolinhas nos buracos. As crianças (...)

Leia mais

Corpo docente assiste a plenária sobre a aplicação do Plano Logosófico de Educação

Unidade: Goiânia

Tivemos uma oportunidade especial: assistir a uma plenária muito importante, envolvendo professores de todos os Colégios Logosóficos, do Brasil e do exterior! O objetivo foi o de mostrar como temos aplicado o Plano Logosófico de Educação, oferecendo simultaneamente os conceitos logosóficos e interpenetrando-os nos princípios da BNCC. As experiências vividas junto às crianças vão comprovando que estamos formando uma nova geração de seres sadios moralmente e mais aptos a (...)

Leia mais

Infantil 4 A aprende a cultivar o sentimento da amizade  

Unidade: Funcionários

Cultivar o sentimento da amizade para conviver com alegria e harmonia é um desafio que precisa ser ensinado! Por meio de uma encenação, as professoras Alessandra Salles e Bruna Godoy apresentaram às crianças um arquétipo de como esse sentimento pode ser cultivado no dia a dia da convivência escolar. No teatro, foram representadas algumas situações reais vividas em sala entre os alunos e, também, as possíveis formas de resolução de pequenos problemas. As crianças gostaram de ver (...)

Leia mais

2º Ano B aprende sobre a importância de recordar a infância ao longo da vida

Unidade: Funcionários

No mês de outubro, as professoras Cristina Lauria e Ângela Aguiar planejaram momentos especiais e sensíveis para os alunos do 2º Ano B em homenagem às crianças. Cristina teve como objetivo trabalhar sobre a importância da infância na vida do ser humano, uma fase que deve ser recordada ao longo da vida e que por meio dessa recordação sempre se é muito beneficiado e que por isso deve ser vivida intensamente trilhando o caminho do bem. “Quem pensa nessa criança e a contempla (...)

Leia mais

Infantil 2 A cria um jardim diferente

Unidade: Chapecó

A turma do Infantil 2 A, das professoras Eliane Aparecida Pires e Tais Padilha realizou uma atividade sensorial especial relacionada ao Projeto Literário que está desenvolvendo, sobre o livro “Vovô Toni e a vida no sítio”. Após descobrirem que no sítio do vovô Toni tinha um lindo jardim, do qual ele cuidava com muito esmero, a turma recriou o cenário usando gelatina, morangos e uvas. Para isso, foi preciso trabalhar o conceito de paciência inteligente, pois ao terminar esta (...)

Leia mais