Página: 5 de 918
Uva congelada: uma proposta criativa e nutritiva apresentada pela equipe de nutrição
A equipe de nutrição visitou nossa escola com uma proposta diferente e criativa: apresentar uma nova forma de consumir uma das frutas mais queridas pelas crianças — a uva, desta vez, congelada. A ideia, simples e prática, despertou a curiosidade dos alunos e fez sucesso entre aqueles que experimentaram. Segundo a nutricionista, a uva congelada preserva todos os seus benefícios mesmo após o congelamento, como vitaminas e antioxidantes. Além de nutritiva, é uma alternativa (...)
Leia maisExposição “Sabores literários” transforma textos e poesias em experiências para o coração
Durante o Festival Literário, os alunos do Fundamental 2 (6º ao 9º Ano), inspirados pelas obras indicadas nas aulas de Língua Portuguesa, protagonizaram uma experiência inesquecível com a exposição “Sabores literários”. Em sintonia com o tema anual Natureza humana: um tesouro a ser descoberto, os alunos transformaram textos e poesias em uma verdadeira explosão de criatividade. O espaço foi cuidadosamente preparado com a participação de todos e se transformou em uma pizzaria (...)
Leia mais1º Ano constrói instrumentos musicais e aprende sobre som, ritmo e reaproveitamento
Os alunos do 1º Ano vivenciaram uma experiência rica nas aulas de Artes Musicais com a professora Karina Haddad. Durante quatro encontros, mergulharam no universo dos chocalhos — explorando sons, formatos, ritmos e possibilidades de criação com materiais reutilizáveis. A proposta começou com a apresentação e classificação dos diferentes tipos de chocalhos, como caxixi, maraca, ganzá e ege (ovinho). A turma aprendeu a reconhecer os instrumentos pelo formato e pelo timbre, além (...)
Leia mais1º Ano do Ensino Médio aprende a separar misturas no laboratório
Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, nas aulas práticas de Química, realizaram a separação de diferentes misturas heterogêneas, utilizando diversos métodos, como separação magnética, filtração, decantação, dissolução fracionada e centrifugação. Durante o experimento, os grupos trocaram de mesa para executar cada processo de separação. A colaboração e a organização foram fundamentais para o sucesso da atividade. Além disso, cada equipe teve a responsabilidade de (...)
Leia mais9º Ano desenvolve o pensamento crítico após leitura reflexiva
A partir da leitura do livro “A Primeira Guerra Mundial”, de Jayme Brener, as turmas do 9º Ano tiveram um debate reflexivo seguido de uma prova escrita em grupo, com o objetivo de aprofundar não só o conhecimento histórico, mas também o autoconhecimento e os valores que sustentam a verdadeira educação. Durante o debate, foi possível observar a manifestação de valores como o respeito pelo pensamento do próximo, a capacidade de escuta consciente e o esforço em pensar com (...)
Leia maisInfantil 5A aprende sobre a descoberta do fogo e se diverte com atividade temática
As professoras do Infantil 5A, dando sequência ao projeto da História da Escrita, prepararam mais uma surpresa para seus alunos. Elas leram o livro “O homenzinho da caverna: o fogo”, em que o personagem tem contato pela primeira vez com o fogo. No decorrer da história, ele aprende a fazer fogueira e a comer alimentos assados. Para tornar esse momento inesquecível, as professoras trouxeram para a sala de aula um caldeirão em que puderam colocar carvão e fogo. Todos puderam ver (...)
Leia mais8º Ano se aventura em livros para conhecer novas realidades
Os alunos do 8° Ano embarcaram em uma jornada literária incrível ao dar início ao projeto de leitura em Inglês e Português com o tema "Around the World Through Books!". A proposta é levar nossos estudantes a uma verdadeira volta ao mundo por meio da leitura, conhecendo novas culturas, paisagens e personagens fascinantes – tudo isso sem sair do lugar! Com um acervo riquíssimo e repleto de livros envolventes na nossa Biblioteca, essa aventura promete despertar ainda mais o prazer (...)
Leia mais2º Ano do Ensino Médio executa experiência da “Serpente do Faraó”
Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio realizaram um experimento químico denominado “Serpente do Faraó”, nome dado devido à sua aparência que lembra uma serpente saindo da areia do deserto. Para a realização da atividade, primeiro maceraram o bicarbonato de sódio com o açúcar, utilizando instrumentos como almofariz e pistilo, até obter um pó bem fino. Em seguida, adicionaram algumas gotas de álcool, formando uma pasta branca, que foi colocada em uma seringa para moldar uma (...)
Leia mais6º Ano ressignifica lugares de medo através de novo aprendizado
Os alunos do 6º ano exploraram os conceitos de topofilia (vínculo afetivo com lugares que trazem felicidade) e topofobia (aversão a locais associados a experiências negativas), registrando em papéis coloridos os nomes de lugares que despertam neles essas duas respostas emocionais opostas. O hospital foi o local onde a maior parte dos alunos manifestou ter topofobia. A partir de várias reflexões, foi possível perceber que a topo-reabilitação -realizada por meio de ações como (...)
Leia mais5º Ano faz caça ao tesouro e encontra uma lição sobre respeito e empatia
Sob a orientação da professora Sara, os alunos do 5º Ano realizaram uma caça ao tesouro que foi muito além de uma simples brincadeira. A dinâmica começou com os alunos organizados em duplas, seguindo pistas espalhadas pela escola. O diferencial estava em uma regra aparentemente simples: cada pista encontrada deveria ser cuidadosamente recolocada no mesmo local para as demais duplas acharem. Esse pequeno gesto se transformou numa prática concreta de cooperação e pensamento sobre (...)
Leia mais