Turma do Infantil 5 estuda sobre a vida das abelhas

Unidade: Florianópolis | 26 Nov 2017

A turma do Infantil 5 acompanhou o desenvolvimento da colmeia de abelhas Mandaçaia, que são abelhas sem ferrão. Com o auxílio da professora de Educação Ambiental, os alunos puderam observar, em dias diferentes, a caixa das abelhas aberta, conheceram o disco de crias confeccionados com cerume, onde as abelhas se desenvolvem.

As lamelas de cerume são constituídas de uma mistura de cera e própolis, cuja finalidade é conservar a temperatura interna do ninho e combater intrusos. Os potes ovais, construídos pelas abelhas com o mesmo cerume, é onde armazenam o mel. Dessa forma, foi possível as crianças observarem as partes e funcionalidade da colmeia, bem como o comportamento das abelhas. Por fim, tiveram a grata oportunidade de ver, colher e experimentar o mel que elas produziram.

O projeto despertou grande interesse nas crianças que participaram atentamente das atividades. Elas conseguiram fazer relações do aprendizado com suas próprias vidas, falando, por exemplo, que perceberam a importância sobre o trabalho em equipe e a organização.

Para completar essa experiência, a turma confeccionou um mural onde expôs o desenvolvimento do projeto e apresentou o que aprenderam para as demais turmas da Educação Infantil e também do Ensino Fundamental.

 “É natural que quando as coisas começam a se manifestar, despertem interesse. Quando se penetra em um quarto escuro o qual se vai iluminando gradualmente, se perceberá pouco a pouco tudo o que há nele. Somente então começará o interesse por ver essas coisas, por estudá-las e avaliá-las, pois antes, por não haver luz, não despertavam interesse algum, uma vez que, apesar de existirem, não haviam tomado contato direto com a inteligência, porque esta não as via.” Sabedoria Logosófica