Notícias

Página: 657 de 841


Alunos do 4º Ano B ensinam alunos do 1º Ano B

Unidade: Funcionários

Para cumprir com um dos objetivos do projeto anual Melhores atitudes, Melhor humanidade, um grupo de crianças do 4ºB, acompanhado pela professora Tania Ferreira, foi à sala do 1ºB, para ensinar aos colegas a elaborar pesquisas.  Foi um momento muito especial, no qual as crianças puderam apresentar para os colegas o que viveram no ano passado, quando realizaram o Projeto Guimarães Rosa. Com entusiasmo e alegria os alunos do 4º Ano deram importantes dicas aos colegas. Depoimentos das (...)

Leia mais

Uso de mapas temáticos do Brasil é motivo de importante aula no 3º Ano do EM

Unidade: Funcionários

Para estimular os alunos a estudar Cartografia, e com o objetivo de aprimorar a capacidade de interpretação e análise de mapas, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio manipularam diversos mapas temáticos do Brasil e de outros países. Observaram as diferentes legendas, visualizaram formatos variados da Rosa dos Ventos e perceberam a importância da escala nos mapas. Reconheceram na linguagem cartográfica e nos produtos do Sensoriamento Remoto formas indispensáveis para visualizar (...)

Leia mais

"Atividade Diversificada”: uma dinâmica que entusiasma os alunos do 5º Ano B

Unidade: Funcionários

Numa “Atividade Diversificada” a turma é dividida em grupos, que realizam tarefas diferentes a cada dia da semana. Como primeira realização do ano, a turma do 5º Ano B treinou Geografia, História, Produção Textual e Matemática. Antes, as professoras fizeram alguns combinados com as crianças, entre eles o de tirar dúvidas no próprio grupo, falando bem baixinho, para não prejudicar os demais. Segundo as professoras Rita Xavier e Cecília Faria, “por ser uma forma de favorecer (...)

Leia mais

Turmas do 8°e 9° Ano realizam experimento sobre DNA no Laboratório de Ciências

Unidade: Brasília

Sob a orientação da professora Keila Cruvinel, os alunos do 8°e 9° Ano realizaram um experimento muito interessante no Laboratório de Ciências: eles extraíram o DNA de uma banana. A atividade permitiu que a turma entendesse, na prática, como é a formação do DNA. Foram utilizados apenas uma banana, filtro de café, detergente, sal grosso, garfo, colher, um prato, álcool e água. A banana foi amassada com o garfo até formar uma papa. Depois a turma adicionou detergente, amassou (...)

Leia mais

Alunos do 1º Ano aprendem a criar defesas mentais

Unidade: Brasília

Os alunos do 1º Ano estão aprendendo que a chave para ser melhor está dentro de cada um e que a mente se parece com uma casa, que deve ser defendida de todos os maus pensamentos que queiram habitar nela. Para tanto, as professoras Rafaella Passos e Daniely Silva promoveram várias atividades relacionadas ao tema, tais como: a construção das Chaves do Bem, que as crianças gostariam de cultivar e construírem a casinha mental - escrevendo quais os pensamentos deveriam entrar pela (...)

Leia mais

Turma 1 do Turno Estendido inicia atividades do projeto “A chave para ser melhor está dentro de mim”

Unidade: Brasília

Após a aula de Movimento e Consciência Corporal, onde as crianças da Turma 1 do Turno Estendido realizaram várias atividades utilizando chaves, a professora Roseli Luro aproveitou a oportunidade e deu início ao tema bimestral A chave para ser melhor está dentro de mim. A docente explicou o porquê das chaves e que elas tinham a ver com o tema do trabalho. Com isso, ela iniciou um intercâmbio muito instrutivo, onde foi falado sobre as particularidades de cada chave. Na sequência, foi (...)

Leia mais

6º Ano aprende a aplicar método científico em projeto de pesquisa

Unidade: Cidade Nova

O 6º Ano está aprendendo a aplicar o método científico em seu primeiro projeto de pesquisa, para vivenciarem como é realizado um trabalho de investigação científica. A primeira fase do projeto foi realizada na av. José Cândido da Silveira, onde os alunos conseguiram, por amostragem, verificar a quantidade de população de líquens nas árvores presentes no canteiro central da avenida. Além da contagem de líquens, foram verificados o fluxo de veículos e o registro (...)

Leia mais

7º Ano realiza experimento sobre seleção natural no Laboratório de Ciências

Unidade: Cidade Nova

Para experimentar (e entender) como ocorre o processo de seleção natural entre pássaros com bicos distintos, a professora Beatriz Soares distribuiu pinças de tamanhos diferentes para os alunos do 7º Ano tentarem pegar o máximo de alimento possível, representado por sementes e miçangas. Eles viram que determinadas pinças eram mais eficientes para pegar alimento e outras não. Eles relacionaram isso ao que ocorre de fato na natureza. Charles Darwin, em sua viagem às Ilhas Galápagos, (...)

Leia mais

6º Ano e a interdisciplinaridade entre Espanhol e Informática aliada ao aprendizado de outras culturas

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 6º Ano ficaram muito estimulados ao investigarem  a cultura Espanhola  nos estudos com a professora Verônica Esteves, descobrindo uma nova forma de comunicação e aspectos diferentes da nossa cultura. Já nas aulas de Informática, com a professora Pamela Costa, eles pesquisaram as informações na internet, selecionando os aspectos mais relevantes sobre o assunto e produziram uma apresentação em powerpoint, divulgada depois nas aulas. As professoras incentivaram os (...)

Leia mais

Infantil 5 realiza atividade de letramento

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 5, sob os cuidados das professoras Regina Correa e Dalila Coelho, receberam uma grande quantidade de letras móveis para realizar uma atividade de escrita do nome e de hipóteses de escrita, no qual exercitam muito o raciocínio. O alfabeto móvel é um recurso utilizado pelas professoras para oferecer às crianças as várias possibilidades de escrita, de forma que possa escolher as letras mais adequadas para a sua construção. A intervenção do professor nesse (...)

Leia mais