8° Ano debate sobre sistema de cotas raciais 

Unidade: Brasília | 26 Nov 2017

O 8º Ano estudava o Segundo Reinado quando tomou contato com um texto A superação do passado escravocrata. O texto abordava a falta de políticas de inclusão dos negros na sociedade brasileira no pós-abolição.

A leitura convidou os alunos a refletirem sobre a existência do preconceito racial no nosso país e sobre a relação do passado escravagista brasileiro para com esse tipo de preconceito. Ao final, ao abordar os dias atuais, o texto apresentou reflexões que despertaram a atenção dos adolescentes para a existência das cotas raciais.

Aproveitando o interesse da turma pelo assunto, a professora Cecília Siqueira planejou uma atividade para que os adolescentes pudessem adquirir mais conhecimentos que os levassem a pensar, refletir e formar suas próprias conclusões. Sendo assim, aleatoriamente, os alunos foram divididos em dois grupos: pró e contra cotas raciais.

Em casa e no laboratório de Informática do Colégio eles pesquisaram artigos, dados estatísticos e opiniões de especialistas sobre o tema para, a partir daí, formularam argumentos para o debate que seria realizado em sala.

O debate foi levado com muita seriedade pelo 8° Ano. Os argumentos formulados pelos adolescentes estavam sempre embasados em fatos. Durante a atividade, todos puderam conhecer argumentos favoráveis e contrários ao sistema de cotas e, assim, cultivar o respeito e a tolerância frente às diferentes formas de pensar.