Alunos do 6º Ano aprendem a técnica do Desenho Cego

Unidade: Brasília | 26 Nov 2017

A técnica do Desenho Cego é bastante utilizada na área jornalística, em ilustrações humorísticas e também na Arte Contemporânea. É uma modalidade que permite ao desenhista observar mais e melhor o mundo ao seu redor.

Os alunos do 6° Ano estudaram essa técnica nas aulas de Artes e a colocaram na prática. Primeiramente, os discentes se colocaram em duplas e observaram um objeto escolhido por eles com muita atenção aos detalhes.  Em seguida, um membro da dupla teve seus olhos vendados e, com o auxílio do colega que permaneceu vidente, teve de desenhar o objeto escolhido.

A proposta do Desenho Cego é desenhar um objeto ou paisagem sem olhar para o papel. A técnica desfigura a imagem observada, mas conserva a expressividade. O Desenho Cego exige conhecimento perfeito do desenho e destreza nos traços.

A atividade proporcionou o cultivo de vários elementos, dentre eles a observação consciente, a confiança em si mesmo, a colaboração e a cooperação, o saber ouvir o outro e a atenção.

A realização do Desenho Cego promoveu a criação de um ambiente alegre, harmônico e cooperativo durante as aulas de Artes.