Página: 520 de 841
Turma do Infantil 2 enriquece o vocabulário por meio de brincadeira com dado
Enriquecer o vocabulário dos alunos de forma criativa, por meio de variadas atividades e divertidas brincadeiras, é uma das metas diárias no Infantil 2. Em abril, por exemplo, a professora Rosemary Gurgel reuniu a turma em uma roda e mostrou um dado com diferentes figuras em cada lado. Além disso, ela fez uma dinâmica de jogar o dado para o alto e, ao cair no chão, os alunos deveriam falar sobre a imagem central. A professora repetiu esse processo por várias vezes, mostrando a (...)
Leia maisTurma do Infantil 3 se diverte com atividade que envolve bolhas de sabão
As atividades lúdicas são de grande relevância na Educação Infantil. Brincando, as crianças aprendem importantes elementos para a vida. Pensando nesses benefícios, as professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Mariele Pires, propuseram uma divertida brincadeira para a turma: fazer bolhas de sabão. Na ocasião, elas apresentaram diversos materiais que seriam utilizados. O primeiro deles, o tradicional brinquedo que faz bolhas de sabão pequenas, todos já conheciam. Já o segundo, (...)
Leia maisNoite das Profissões acontece com novidades para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio
Os alunos do 3º Ano do Ensino Médio desfrutaram um momento especial e importante para auxiliar na escolha profissional. Pela primeira vez, nesses quase 15 anos da Noite das Profissões, os alunos tiveram também a oportunidade de conversar, por mais de uma hora, com mais de 35 professores/coordenadores das principais universidades/faculdades do Belo Horizonte. Nesse momento conheceram mais sobre a grade curricular dos cursos, a dinâmica das aulas e atividades que são desenvolvidas (...)
Leia maisInício do treino de letra cursiva é dia de festa no 1º Ano
As duas turmas, das professoras Priscila Pando e Juliana Domingues, Mariana Araújo e Marina Miranda, viveram uma divertida Caça Ao Tesouro para encontrarem os caderninhos de treino da letra cursiva. A surpresa começou ao chegarem à porta da sala. Os alunos se depararam com uma cortina, bem colorida, de letras cursivas e logo grande um presente: os caderninhos de treino de cursiva. Foi uma festa! Uma conversa com a coordenadora pedagógica, Eliana Godoy, ressaltou a importância de (...)
Leia mais2º Ano B aprende sobre a importância do equilíbrio interno
Como culminação do trabalho literário com o livro A coroa da princesa, os alunos do 2º Ano B receberam em sala sua autora, Adriana Miranda. Ela contou às crianças como surgiu a história do livro, quem foi sua inspiração e um pouquinho da sua trajetória pessoal e profissional. Respondeu as perguntas dos alunos e ouviu da turminha, o que aprenderam com a história do livrinho, que pode ser aplicado à vida. Foi uma atividade muito alegre! Os alunos gostaram de conhecer a autora do (...)
Leia maisInfantil 4B aprende um pouco mais sobre os índios
As crianças foram surpreendidas com uma atividade especial. Elas participaram atentamente da roda de conversa, conhecendo, através de figuras e objetos, um pouco mais sobre a cultura indígena. Descobriram que os índios pintam o corpo nos dias de festa, pescam e a sua morada é a oca. Experimentaram pintar com o urucum e brincaram na rede, como fazem os índios. Confeccionaram um lindo cocar e comeram pipoca. Brincaram de roda e cantaram músicas de domínio popular. Elas aprenderam também (...)
Leia maisInfantil 4 inicia novo ciclo de atividades corporais, imitando o andar de animais
Com base na comprovação de que a aula de Educação Física Infantil oferece o momento e o espaço para experimentar a corporeidade dentro de uma dimensão lúdica, os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza iniciaram um ciclo no Infantil 4 sobre Movimentos dos animais. Através das particularidades de cada animal, realizaram uma conversa com reflexões sobre o modo de se movimentar, de viver, de comer e suas características físicas. Foram imitados os movimentos dos seguintes (...)
Leia mais6º Ano aprende na repetição do aprendizado
A professora Ana Flávia Stochiero Duarte iniciou com o 6º Ano a utilização dos instrumentos de desenho geométrico. Ela considera que é muito importante que o aluno adquira destreza no uso desse material, capacitando-se para lidar com instrumentos mais precisos de construção, pois eles irão possibilitar que construa e verifique, num futuro próximo, muitas realidades que são palpáveis através da geometria e também da álgebra. Esse foi o início de um treinamento que possibilitará (...)
Leia maisInfantil 3B se envolve com novo projeto: “Galinhas e Ovos”
Tudo começou com uma visita ao galinheiro. Lá, a turminha viveu muitas situações interessantes: algumas crianças entraram no galinheiro e outras ficaram com medo; algumas crianças ficaram encantadas com os ovinhos e outras queriam ver pintinhos e todas queriam saber também por que tinha algumas galinhas descabeladas no galinheiro da escola (galinhas de topete, galinhas polonesas). As professoras Cassiana Ranieri, Rônia Gondim e Maria Alice Maciel resolveram levar para a sala alguns (...)
Leia maisBrincando com Lego, 6º Ano treina a observação espacial
A professora Ana Flávia Stochiero Duarte considera que é essencial para o aluno que começa sua formação conceitual em Matemática, conseguir compreender o que é ensinado. Por isso, planejou uma atividade diferente para as aulas de Geometria: propôs o trabalho com blocos lógicos gigante, de Lego. Os alunos puderam manusear o material e verificar como a observação de diversos pontos de vista é diferente, de acordo com a posição do objeto e do observador. “Os alunos tiveram a (...)
Leia mais