Notícias

Página: 520 de 841


Turma do Infantil 2 enriquece o vocabulário por meio de brincadeira com dado

Unidade: Cidade Nova

Enriquecer o vocabulário dos alunos de forma criativa, por meio de variadas atividades e divertidas brincadeiras, é uma das metas diárias no Infantil 2. Em abril, por exemplo,  a professora Rosemary Gurgel reuniu a turma em uma roda e mostrou um dado com diferentes figuras em cada lado. Além disso, ela fez uma dinâmica de jogar o dado para o alto e, ao cair no chão, os alunos deveriam falar sobre a imagem central. A professora repetiu esse processo por várias vezes, mostrando a (...)

Leia mais

Turma do Infantil 3 se diverte com atividade que envolve bolhas de sabão

Unidade: Cidade Nova

As atividades lúdicas são de grande relevância na Educação Infantil. Brincando, as crianças aprendem importantes elementos para a vida. Pensando nesses benefícios, as professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Mariele Pires, propuseram uma divertida brincadeira para a turma: fazer bolhas de sabão. Na ocasião, elas apresentaram diversos materiais que seriam utilizados. O primeiro deles, o tradicional brinquedo que faz bolhas de sabão pequenas, todos já conheciam. Já o segundo, (...)

Leia mais

Noite das Profissões acontece com novidades para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários

Os alunos do 3º Ano do Ensino Médio desfrutaram um momento especial e importante para auxiliar na escolha profissional. Pela primeira vez, nesses quase 15 anos da Noite das Profissões,  os alunos tiveram também a oportunidade de conversar, por mais de uma hora, com mais de 35 professores/coordenadores das principais universidades/faculdades do Belo Horizonte. Nesse momento conheceram mais sobre a grade curricular dos cursos, a dinâmica das aulas e atividades que são desenvolvidas (...)

Leia mais

Início do treino de letra cursiva é dia de festa no 1º Ano

Unidade: Funcionários

As duas turmas, das professoras Priscila Pando e Juliana Domingues, Mariana Araújo e Marina Miranda, viveram uma divertida Caça Ao Tesouro para encontrarem os caderninhos de treino da letra cursiva. A surpresa começou ao chegarem à porta da sala. Os alunos se depararam com uma cortina, bem colorida, de letras cursivas e logo grande um presente: os caderninhos de treino de cursiva. Foi uma festa! Uma conversa com a coordenadora pedagógica, Eliana Godoy, ressaltou a importância de (...)

Leia mais

2º Ano B aprende sobre a importância do equilíbrio interno

Unidade: Funcionários

Como culminação do trabalho literário com o livro A coroa da princesa, os alunos do 2º Ano B receberam em sala sua autora, Adriana Miranda. Ela contou às crianças como surgiu a história do livro, quem foi sua inspiração e um pouquinho da sua trajetória pessoal e profissional. Respondeu as perguntas dos alunos e ouviu da turminha, o que aprenderam com a história do livrinho, que pode ser aplicado à vida. Foi uma atividade muito alegre! Os alunos gostaram de conhecer a autora do (...)

Leia mais

Infantil 4B aprende um pouco mais sobre os índios

Unidade: Funcionários

As crianças foram surpreendidas com uma atividade especial. Elas participaram atentamente da roda de conversa, conhecendo, através de figuras e objetos, um pouco mais sobre a cultura indígena. Descobriram que os índios pintam o corpo nos dias de festa, pescam e a sua morada é a oca. Experimentaram pintar com o urucum e brincaram na rede, como fazem os índios. Confeccionaram um lindo cocar e comeram pipoca. Brincaram de roda e cantaram músicas de domínio popular. Elas aprenderam também (...)

Leia mais

Infantil 4 inicia novo ciclo de atividades corporais, imitando o andar de animais

Unidade: Funcionários

Com base na comprovação de que a aula de Educação Física Infantil oferece o momento e o espaço para experimentar a corporeidade dentro de uma dimensão lúdica, os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza iniciaram um ciclo no Infantil 4 sobre Movimentos dos animais. Através das particularidades de cada animal, realizaram uma conversa com reflexões sobre o modo de se movimentar, de viver, de comer e suas características físicas. Foram imitados os movimentos dos seguintes (...)

Leia mais

6º Ano aprende na repetição do aprendizado

Unidade: Funcionários

A professora Ana Flávia Stochiero Duarte iniciou com o 6º Ano a utilização dos instrumentos de desenho geométrico. Ela considera que é muito importante que o aluno adquira destreza no uso desse material, capacitando-se para lidar com instrumentos mais precisos de construção, pois eles irão possibilitar que construa e verifique, num futuro próximo, muitas realidades que são palpáveis através da geometria e também da álgebra. Esse foi o início de um treinamento que possibilitará (...)

Leia mais

Infantil 3B se envolve com novo projeto: “Galinhas e Ovos”

Unidade: Funcionários

Tudo começou com uma visita ao galinheiro. Lá, a turminha viveu muitas situações interessantes: algumas crianças entraram no galinheiro e outras ficaram com medo; algumas crianças ficaram encantadas com os ovinhos e outras queriam ver pintinhos e todas queriam saber também por que tinha algumas galinhas descabeladas no galinheiro da escola (galinhas de topete, galinhas polonesas). As professoras Cassiana Ranieri, Rônia Gondim e Maria Alice Maciel resolveram levar para a sala alguns (...)

Leia mais

Brincando com Lego, 6º Ano treina a observação espacial

Unidade: Funcionários

A professora Ana Flávia Stochiero Duarte considera que é essencial para o aluno que começa sua formação conceitual em Matemática, conseguir compreender o que é ensinado. Por isso, planejou uma atividade diferente para as aulas de Geometria: propôs o trabalho com blocos lógicos gigante, de Lego. Os alunos puderam manusear o material e verificar como a observação de diversos pontos de vista é diferente, de acordo com a posição do objeto e do observador. “Os alunos tiveram a (...)

Leia mais