Infantil 4B aprende um pouco mais sobre os índios

Unidade: Funcionários | 6 May 2018

As crianças foram surpreendidas com uma atividade especial. Elas participaram atentamente da roda de conversa, conhecendo, através de figuras e objetos, um pouco mais sobre a cultura indígena. Descobriram que os índios pintam o corpo nos dias de festa, pescam e a sua morada é a oca. Experimentaram pintar com o urucum e brincaram na rede, como fazem os índios. Confeccionaram um lindo cocar e comeram pipoca. Brincaram de roda e cantaram músicas de domínio popular. Elas aprenderam também que os índios devem ser muito respeitados. Eles são amigos da natureza e ajudam a preservar as matas e os rios.

“Quanto menores são  crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada. Portanto, trabalhar a questão indígena na escola é oferecer ao aluno condições para estar em contato com as tradições de seu país. À medida que se desenvolve e sistematiza conhecimentos relativos à cultura, a criança constrói noções que favorecem mudanças no seu modo de compreender o mundo, respeitar e valorizar. Nesse aspecto, aproveitamos para trabalhar com as crianças o respeito às diferenças. A atividade cumpriu com o objetivo planejado. Pudemos observar a alegria e o encantamento das crianças diante de tantas descobertas e de tantas atividades divertidas. Ao final do dia as crianças  estavam visivelmente, felizes e estimuladas, comentando sobre as atividades e trocando informações”, relatou a professora Shirlea Ribeiro.