Ensino Fundamental assiste a palestra sobre as leis que regem a sociedade

Unidade: Brasília | 7 May 2024

A ideia da atividade surgiu durante uma conversa com uma mãe do Colégio que trabalha no Tribunal de Justiça e que tem um sobrinho promotor. A mãe de uma aluno do 9º Ano do fundamental II trouxe que, em certa ocasião, levou o filho para assistir a um julgamento no tribunal a fim de ter uma noção da aplicação das leis e seu funcionamento. Diante da dificuldade dos alunos em cumprir as regras da escola, percebeu-se que seria uma grande oportunidade apresentar aos alunos uma palestra que trouxesse o conhecimento das leis que regem a sociedade e suas possíveis sanções. O objetivo foi conscientizá-los sobre a importância do cumprimento das normas para se viver em sociedade.
Frente à dificuldade dos estudantes em cumprir as regras da escola, a decisão de levar essa atividade a eles foi uma maneira de conscientizá-los sobre a importância do cumprimento das leis e de promover uma cultura de respeito e colaboração no ambiente escolar.
Durante a palestra, os alunos expressaram muitos interesses e participação. Eles levantaram questões importantes sobre o papel de promotor de justiça e o funcionamento do Ministério Público. Foi interessante perceber que nem sempre fazer justiça significa apenas condenar alguém, mas sim dar a cada um aquilo que realmente merece.
Além disso, os alunos demonstraram preocupação com temas sensíveis, como suicídio, acesso à justiça para aqueles sem recursos financeiros, bullying e segurança nas escolas. Também houve questionamentos sobre o porte de armas e como a justiça lida com casos em que um paciente confessa um crime durante uma sessão de terapia.
A criação da bomba atômica, e casos semelhantes, também despertou o interesse dos alunos. Eles questionaram sobre a responsabilidade da pessoa que a criou e se ela deve ser punida e como.
Os alunos ficaram surpresos quando foi trazido que, determinadas condutas, o adolescente a partir dos doze anos já pode ser preso. Isso gerou um debate sobre a responsabilidade penal dos jovens e as consequências de suas ações.
A participação ativa dos alunos durante a palestra demonstrou o quão essencial é proporcionar oportunidades para explorar temas legais relevantes em um ambiente educacional. Ao se depararem com questões complexas e desafiadoras, como a responsabilidade penal dos adolescentes e o impacto de suas ações, os jovens foram incentivados a refletir sobre o sistema legal e seu papel na sociedade.
Essa experiência não apenas ampliou o entendimento de todos sobre o funcionamento da justiça, mas também levou a considerar as implicações éticas e morais das decisões judiciais. Ao trazer tais tópicos para o contexto escolar, espera-se ter inspirado os alunos a reconhecer a importância do conhecimento das leis e do respeito a elas, tanto na sociedade em geral quanto dentro do ambiente escolar. Essa conscientização contribuirá para a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o respeito às leis e a promoção de uma convivência harmoniosa na comunidade escolar e além dela.