A Natureza, primeira mestra do Ser Humano

Unidade: Brasília | 7 May 2024

Para o ano de 2024, o Sistema Logosófico de Educação (SLE) escolheu como tema para o projeto anual: “A Natureza, primeira mestra do Ser Humano”.
É uma temática que fascina as crianças e, durante as atividades, os pequenos demonstraram muito interesse pelo tema. É muito importante este contato com o natural, pois além dos aprendizados, favorece a manifestação do espírito!
No Colégio Logosófico, Unidade Brasília, as turmas contam com espaços ao ar livre e com muita área verde. As docentes têm aproveitado ao máximo este ambiente e realizado atividades favorecendo o contato das crianças com a natureza, por meio de passeios pela escola, contação de histórias embaixo da jabuticabeira, experimentação de frutas diversas, entre outras.
Durante uma conversação com os alunos, a professora Nathana Marques perguntou para os discentes o que é a natureza. Eles responderam que os animais e os vegetais fazem parte da natureza. Então ela indagou: “e nós seres humanos, também fazemos parte da natureza?”
A maioria disse que sim e que Deus criou tudo que existe, inclusive eles.
Diante dessa vivência, optaram por apresentar, durante a Hora Cívica, o que estão aprendendo sobre o tema. Com a ajuda da docente, os alunos escolheram uma linda música intitulada “Aprendendo com a natureza”, que enfatiza o conceito de “ser humano” como parte da natureza.
Por meio da música, eles exploraram diversos outros conceitos, dentre eles o conceito de Deus, generosidade, observação consciente e etc.
Após isso, a turma construiu o texto coletivo abaixo:

A GENEROSIDADE DA NATUREZA
Nós amamos a natureza, pois ela é generosa com a gente!
As árvores dão frutos para alimentar as pessoas e os animais, ela também nos dá o ar, a sombra, flores e folhas.
Em algumas árvores conseguimos escalar e brincar, mas todas servem de abrigo para os pássaros descansarem e fazerem seus ninhos.