Infantil 3B se envolve com novo projeto: “Galinhas e Ovos”

Unidade: Funcionários | 6 May 2018

Tudo começou com uma visita ao galinheiro. Lá, a turminha viveu muitas situações interessantes: algumas crianças entraram no galinheiro e outras ficaram com medo; algumas crianças ficaram encantadas com os ovinhos e outras queriam ver pintinhos e todas queriam saber também por que tinha algumas galinhas descabeladas no galinheiro da escola (galinhas de topete, galinhas polonesas).

As professoras Cassiana Ranieri, Rônia Gondim e Maria Alice Maciel resolveram levar para a sala alguns ovinhos e fazer uma lista sobre o que eles queriam saber. Começaram por perguntar o que será que tinha dentro do ovo e a turminha respondeu: pintinhos! Mas ao abrirem o ovo, verificaram que não havia pintinho. Os alunos ficaram decepcionados quando viram apenas a gema e a clara. Então surgiu a ideia de pedir na cantina para fritar aquele ovo. Após frito, picaram em diversos pedacinhos e deram para as crianças experimentarem.

Dando sequência ao planejado, as professoras estimularam que as crianças expusessem suas dúvidas. E assim elaboraram uma relação de perguntas:

• Por que não havia pintinho no ovo?
  • O ovo do galinheiro é diferente do ovo que a gente compra no supermercado?
  • Tem ovo de comer e ovo com pintinho?
  • Podemos comer os  ovos das galinhas  da Escola?
  • Por que tem galinha "descabelada" (com topete)?
  • Pra que serve o bico da galinha?
  • Precisa ter medo da galinha?
  • Se fizer carinho e cuidar do ovinho nasce pintinho?
  • Como a galinha choca os ovos?
  • Quanto tempo a galinha vive?
  • A galinha tem crista igual a do galo?
  • Quanto tempo demora para o pintinho nascer?

O projeto continua em andamento. Em breve teremos mais notícias!