Notícias

Página: 523 de 834


Alunos do 6º e 7º Ano realizam experiência estimulante na aula de Ciências

Unidade: Brasília

Com o objetivo de tornar prático os temas Diversidade e Respeito às Diferenças, a professora de Ciências Keila Cruvinel planejou uma atividade que despertou, nos alunos do 6° e 7° Ano, o interesse e a curiosidade pelo saber! Primeiramente, ela pediu para alguns funcionários do Colégio deixarem suas impressões digitais pelo laboratório de Ciências e, quando os discentes chegaram ao laboratório, eles foram instruídos a buscar essas digitais pelo ambiente e a descobrir seus donos. (...)

Leia mais

8º Ano aprende conceitos valiosos por meio do livro Intermédio Logosófico

Unidade: Brasília

No ano de 2018, o Colégio Logosófico traz uma novidade para seu tão aclamado festival de cinema. Na quarta edição do Festcine Logosófico, os alunos escolherão contos do livro Intermédio Logosófico para fazerem uma releitura cinematográfica do mesmo. E, neste processo, já estão trocando muitas ideias e ampliando o saber. Na última aula de Cênicas, os alunos do 8º Ano apresentaram quais contos escolheram e o motivo pelo qual os escolheram. Eles destacaram, da leitura, os (...)

Leia mais

Infantil 4 e 5 procuram responder se existe equilíbrio na música

Unidade: Funcionários

Karina Haddad, professora de Música, está desenvolvendo um projeto que se chama Existe equilíbrio na música?. Na fase dois desse projeto​,​ ao tocar piano, as crianças aprenderam o que é intensidade do som. Em seguida, fize​ram o mesmo reconhecimento com o som do tamborim. A professora assim relata a experiência: “Tocamos o tamborim acompanhando uma música ao CD. Primeiro tocamos bem forte com o som da música do CD no volume mais fraco. As crianças perceberam que não (...)

Leia mais

Infantil 2A aprende com Chiquinho e Maricotinha

Unidade: Funcionários

Uma rodinha de conversa diferente, com Maricotinha e Chiquinho, constitui-se numa atividade muito importante no Infantil 2A. A assessora Renata Pena planejou o trabalho para que as crianças começassem a realizar os primeiros movimentos inteligentes com as faculdades mentais, especialmente o pensar. Para que serve a boquinha foi o tema dessa rodinha. As crianças observaram atentas​, ​fizeram  e responderam muitas perguntas. Muitas participaram de forma bem ativa,​ ​reforçando (...)

Leia mais

Teatro de fantoches no Infantil 2B estimula as crianças a comerem frutas

Unidade: Funcionários

O ​I​nfantil 2B está aprendendo a comer todas as frutas. As professoras têm utilizado diversos recursos para estimular as crianças a experimentarem todos os alimentos. Um dia, quando as crianças voltaram da aula de Educação Física, encontraram uma surpresa: duas visitas na sala, a Lalá e a Rê. As duas ajudaram a professora Júlia Lisboa a chamar as crianças para lavarem as mãos, para se prepararem para o lanche. Depois, as professoras Júlia e Thainá Abreu contaram uma (...)

Leia mais

Infantil 2A experimenta novas texturas

Unidade: Funcionários

O Infantil 2A realizou uma atividade bem diferente! Com o objetivo de iniciar um trabalho com novas texturas, a professora Marcília Torres planejou uma colagem com areia. Sobre o papel craft colocou-se cola e areia. As crianças misturaram esse material com as mãozinhas e o espalharam pelo papel. Muitas gostaram da textura áspera; outras esfregavam as mãozinhas. Esse trabalho sensório é muito importante no desenvolvimento infantil. Trabalhando em equipe, o Infantil 2A produziu uma linda (...)

Leia mais

1º Ano A aprende sobre o tempo do relógio e o tempo da vida

Unidade: Funcionários

Desde o inicio do ano a assessora Renata Pena tem conversado com as crianças sobre o tema institucional A Busca do Equilíbrio, definido para o trabalho na Escola durante o ano de 2018. Muitos elementos têm sido desenvolvidos, ressaltando a importância de alcançar o equilíbrio interno. Para aprender, por exemplo, é preciso sentar elegante na cadeira, olhar para quem está falando conosco, escutar com atenção, escolher os pensamentos adequados para realizar cada atividade, procurando (...)

Leia mais

5º Ano B tem se superado no aproveitamento do tempo

Unidade: Funcionários

Durante os meses de fevereiro e março a turma do 5º Ano B foi estimulada a aproveitar melhor o tempo da chegada: os 10 minutos iniciais, planejados para que os alunos apresentem seus deveres e copiem a agenda. No início do ano eram poucos os alunos que conseguiam cumprir esse planejamento. As professoras Rita Xavier e Cecília Faria foram trabalhando estratégias, para que eles conseguissem cumprir a atividade, aproveitando melhor o tempo. Recentemente, como os alunos conseguiram ficar (...)

Leia mais

4º Ano B apresenta conquistas sobre  ​"O Equilíbrio​"​ no Momento Cívico

Unidade: Funcionários

As professoras Ana Paula Lacerda e Natália Assis têm trabalhado com os alunos sobre a importância de se buscar o equilíbrio em todos os aspectos da vida. Começaram por procurar entender o significado da palavra equilíbrio, para, em seguida, identificar os pensamentos e sentimentos que devemos cultivar para se alcançar o equilíbrio interno, da mesma forma que o externo. Parte do trabalho e dos resultados alcançados foi apresentada para o Infantil e demais turmas do Fundamental I, num (...)

Leia mais

Infantil 2B tem atividade de educação nutricional: “Conhecendo um novo sabor”

Unidade: Funcionários

A nutricionista Ana Cecília Ferreira foi à sala do Infantil 2B apresentar um novo sabor de suco: amora. Seu objetivo foi o de preparar as crianças para a descoberta desse um novo sabor, estimulando-as a se deliciarem com ela. Considerou que, com a aceitação do novo sabor, o suco poderá entrar no cardápio do Lanche Saudável, tornando-o ainda mais variado. As crianças saborearam o delicioso e refrescante suco de amora, feito na hora. Contaram com a participação de Letícia Viana, (...)

Leia mais