Página: 521 de 841
Infantil 5B amplia aprendizado com visita ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
No início do ano cada aluno escolheu o que queria pesquisar sobre a “História da Escrita”. Logo já estavam trazendo para o Colégio pesquisas feitas sobre pedras, dinossauros e hábitos dos homens das cavernas. Aliando estes estímulos naturais ao projeto institucional, as professoras Ana Gabriela Souza Lemos e Nadja Lorenzini direcionaram o interesse das crianças para perguntas, conversas e descobertas acerca do desenvolvimento do homem primitivo e suas linguagens. Enriquecendo o (...)
Leia maisInfantil 5B experimenta escrever como o homem das cavernas
No dia programado para o banho de fonte, professora Ana Gabriela Lemos levou para a sala um pacote de carvão. Ao mostrá-lo para os alunos, perguntou: “porque será que tem carvão aqui na sala hoje?”. Alguns perguntaram: “vamos fazer churrasco?”. Mas a turma logo descobriu: fariam desenhos com esse material, experimentando as sensações e possibilidades de representação com essa diferente ferramenta. A turminha está desenvolvendo o projeto institucional História da Escrita. (...)
Leia maisEstequiometria transforma-se em aula prática para os alunos do 2º Ano do Ensino Médio
Com o objetivo de observar os indícios macroscópicos de reações químicas, medir a massa dos reagentes e produtos das reações, relacionar a sistemas abertos e fechados e complementar o estudo de reações e leis ponderais, os alunos viveram mais uma interessante experiência no Laboratório de Química. Numa primeira reação os alunos observaram a produção e armazenamento em um balão de festa de gás, através da reação do ácido clorídrico com fitas de magnésio. O balão foi (...)
Leia maisAlunas do Ensino Médio procuram ter consciência sobre a necessidade do equilíbrio
Logo que chegam para as aulas de Educação Física e enquanto a professora dá as orientações sobre as atividades, as alunas realizam alongamentos. Eles servem de preparo das articulações para as atividades que serão realizadas e ao mesmo tempo desenvolvem a flexibilidade, que é uma capacidade física a ser desenvolvida pelo sistema musculoesquelético. Quando as estruturas articulares têm um bom nível de flexibilidade, há uma melhora nas funções de cada articulação do corpo e (...)
Leia mais1º Ano A cultiva valores enquanto joga Queimada e Rouba-bandeira
As professoras Priscila Nunes e Juliana Domingues explicaram as regras dos jogos, desenhando o esquema de cada um no quadro. Em seguida, foram para a quadra de vôlei. A turma foi dividida em dois times. No primeiro jogo, o da queimada, a professora escolheu os times; no rouba-bandeira, as crianças pediram para escolherem os times e assim foi feito. Além de ser uma ótima diversão, esses jogos cumprem objetivos didáticos e se constituem num ótimo campo experimental para o (...)
Leia maisInfantil 2A experimenta pintura nova
O Infantil 2A foi à sala de Artes para experimentar algo diferente: uma pintura utilizando o gelo. Depois da explicação da professora, cada criança recebeu a sua folha e, sobre ela, um pouco de tinta guache. Em seguida, com um cubo de gelo, espelharam a tinta no papel. A atividade propiciou o contato com uma textura e temperatura diferente. As crianças exploraram o gelo e realizaram uma linda pintura. Experimentar situações diferentes e fazer uso da observação para aprender coisas (...)
Leia maisProjeto “Encontro das águas, encontro de vidas” propicia reflexão entre os alunos do 4º Ano
A Turma da Paciência (4º Ano), com suas professoras Daniela Nunes e Isadora Valentim, começou no início do ano o projeto Acolhimento e, unido a ele, o projeto literário Somos todos irmãos. Com eles os alunos estão compreendendo o valor da convivência mais feliz entre os seres humanos. Em uma das atividades, a turma observou uma imagem do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, e se encantou com a beleza proporcionada por este fenômeno natural. Para estimular os alunos a (...)
Leia maisTurmas do Infantil convidam pais para participarem de uma rica “viagem de trem”
As crianças da Educação Infantil, junto aos professores das Aulas Especializadas, construíram um Trem de Ferro com caixas de papelão, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre este meio de transporte que foi tão útil no passado. Os docentes fizeram uma analogia do trem de ferro com a fila de alunos, cada um representava um vagão. Para propiciar um momento de vinculação e aproximação entre as famílias e os docentes das Aulas Especializadas, foi realizada uma apresentação (...)
Leia maisAlunos de Capoeira se superam a cada aula
A turma do horário estendido de Capoeira está cada dia mais cheia de ginga! A Mestre Zazá disse estar muito feliz com os resultados alcançados pelos capoeiristas mirins. Vejam nas fotos alguns dos movimentos que eles já (...)
Leia mais[Rio de Janeiro] Turmas de 4º e 5º Ano cultivam o desprendimento
Na aula de Aprendendo a Pensar, as turmas de 4º e 5º Ano receberam a ex-aluna Isabel Macedo que, partindo das experiências vividas no Colégio, conversou com os alunos sobre a importância de combater o egoísmo e cultivar o desprendimento. “Essa postura interna equilibrada ativa nossa sensibilidade e nos torna mais gratos à vida”, explicou. Esse conceito mais amplo de gratidão é muito importante para as novas gerações que estão se formando na escola. E para a ex-aluna foi (...)
Leia mais