Notícias

Página: 521 de 841


Infantil 5B amplia aprendizado com visita ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Unidade: Funcionários

No início do ano cada aluno escolheu o que queria pesquisar sobre a “História da Escrita”. Logo já estavam trazendo para o Colégio pesquisas feitas sobre pedras, dinossauros e hábitos dos homens das cavernas. Aliando estes estímulos naturais ao projeto institucional, as professoras Ana Gabriela Souza Lemos e Nadja Lorenzini direcionaram o interesse das crianças para perguntas, conversas e descobertas acerca do desenvolvimento do homem primitivo e suas linguagens. Enriquecendo o (...)

Leia mais

Infantil 5B experimenta escrever como o homem das cavernas

Unidade: Funcionários

No dia programado para o banho de fonte,  professora Ana Gabriela Lemos levou para a sala um pacote de carvão. Ao mostrá-lo para os alunos, perguntou: “porque será que tem carvão aqui na sala hoje?”. Alguns perguntaram: “vamos fazer churrasco?”. Mas a turma logo descobriu: fariam desenhos com esse material, experimentando as sensações e possibilidades de representação com essa diferente ferramenta. A turminha está desenvolvendo o projeto institucional História da Escrita. (...)

Leia mais

Estequiometria transforma-se em aula prática para os alunos do 2º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários

Com o objetivo de observar os indícios macroscópicos de reações químicas, medir a massa dos reagentes e produtos das reações, relacionar a sistemas abertos e fechados e complementar o estudo de reações e leis ponderais, os alunos viveram mais uma interessante experiência no Laboratório de Química. Numa primeira reação os alunos observaram a produção e armazenamento em um balão de festa de gás, através da reação do ácido clorídrico com fitas de magnésio. O balão foi (...)

Leia mais

Alunas do Ensino Médio procuram ter consciência sobre a necessidade do equilíbrio

Unidade: Funcionários

Logo que chegam para as aulas de Educação Física e enquanto a professora dá as orientações sobre as atividades, as alunas realizam alongamentos. Eles servem de preparo das articulações para as atividades que serão realizadas e ao mesmo tempo desenvolvem a flexibilidade, que é uma capacidade física a ser desenvolvida pelo sistema musculoesquelético. Quando as estruturas articulares têm um bom nível de flexibilidade, há uma melhora nas funções de cada articulação do corpo e (...)

Leia mais

1º Ano A cultiva valores enquanto joga Queimada e Rouba-bandeira

Unidade: Funcionários

As professoras Priscila Nunes e Juliana Domingues explicaram as regras dos jogos, desenhando​ o esquema de cada um no quadr​o. Em seguida, foram para a quadra de vôlei. A turma foi dividida em dois times. No primeiro jogo, o da queimada, a professora escolheu os times; no rouba-bandeira, as crianças pediram para escolherem os times e assim foi feito. Além de ser uma ótima diversão, esses jogos cumprem objetivos didáticos e se constituem num ótimo campo experimental para o (...)

Leia mais

Infantil 2A experimenta pintura nova

Unidade: Funcionários

O Infantil 2A foi à sala de Artes para experimentar algo diferente: uma pintura utilizando o gelo. Depois da explicação da professora, cada criança recebeu a sua folha e, sobre ela, um pouco de tinta guache. Em seguida, com um cubo de gelo, espelharam a tinta no papel. A atividade propiciou o contato com uma textura e temperatura diferente. As crianças exploraram o gelo e realizaram uma linda pintura. Experimentar situações diferentes e fazer uso da observação para aprender coisas (...)

Leia mais

Projeto “Encontro das águas, encontro de vidas” propicia reflexão entre os alunos do 4º Ano

Unidade: Uberlândia

A Turma da Paciência (4º Ano), com suas professoras Daniela Nunes e Isadora Valentim, começou no início do ano o projeto Acolhimento e, unido a ele, o projeto literário Somos todos irmãos. Com eles os alunos estão compreendendo o valor da convivência mais feliz entre os seres humanos. Em uma das atividades, a turma observou uma imagem do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, e se encantou com a beleza proporcionada por este fenômeno natural. Para estimular os alunos a (...)

Leia mais

Turmas do Infantil convidam pais para participarem de uma rica “viagem de trem”

Unidade: Goiânia

As crianças da Educação Infantil, junto aos professores das Aulas Especializadas, construíram um Trem de Ferro com caixas de papelão, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre este meio de transporte que foi tão útil no passado. Os docentes fizeram uma analogia do trem de ferro com a fila de alunos, cada um representava um vagão. Para propiciar um momento de vinculação e aproximação entre as famílias e os docentes das Aulas Especializadas, foi realizada uma apresentação (...)

Leia mais

[Rio de Janeiro] Turmas de 4º e 5º Ano cultivam o desprendimento

Unidade: Rio de Janeiro

Na aula de Aprendendo a Pensar, as turmas de 4º e 5º Ano receberam a ex-aluna Isabel Macedo que, partindo das experiências vividas no Colégio, conversou com os alunos sobre a importância de combater o egoísmo e cultivar o desprendimento. “Essa postura interna equilibrada ativa nossa sensibilidade e nos torna mais gratos à vida”, explicou. Esse conceito mais amplo de gratidão é muito importante para as novas gerações que estão se formando na escola. E para a ex-aluna foi (...)

Leia mais