Estequiometria transforma-se em aula prática para os alunos do 2º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 6 May 2018

Com o objetivo de observar os indícios macroscópicos de reações químicas, medir a massa dos reagentes e produtos das reações, relacionar a sistemas abertos e fechados e complementar o estudo de reações e leis ponderais, os alunos viveram mais uma interessante experiência no Laboratório de Química.

Numa primeira reação os alunos observaram a produção e armazenamento em um balão de festa de gás, através da reação do ácido clorídrico com fitas de magnésio. O balão foi utilizado para que a reação ocorresse em sistema fechado, e assim observar se de fato há conservação de massa como diz a Lei de Lavoisier.

Foi realizada também a combustão de um pedaço de palha de aço. Os alunos observaram um aumento da massa do sistema, comprovando que a combustão do ferro presente nela reagiu com gás oxigênio do ar, formando o óxido de ferro.

O funcionário Leonardo Alves, muito querido pelos alunos do segundo ano, participou de uma parte da aula.