Projeto “Encontro das águas, encontro de vidas” propicia reflexão entre os alunos do 4º Ano

Unidade: Uberlândia | 3 May 2018

A Turma da Paciência (4º Ano), com suas professoras Daniela Nunes e Isadora Valentim, começou no início do ano o projeto Acolhimento e, unido a ele, o projeto literário Somos todos irmãos. Com eles os alunos estão compreendendo o valor da convivência mais feliz entre os seres humanos.

Em uma das atividades, a turma observou uma imagem do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, e se encantou com a beleza proporcionada por este fenômeno natural. Para estimular os alunos a buscarem saber mais sobre isto, as docentes os dividiram em grupos e propuseram uma pesquisa sobre estes dois rios: suas nascentes, características, curiosidades e utilidades.

Ao longo do estudo todos se encantavam cada vez mais com a beleza criada pelo encontro dos rios pesquisados. Foram vistas várias imagens de encontro de águas. Os alunos trouxeram o resultado de suas pesquisas para montarem os cartazes e, assim, compartilhar com os amigos o que aprenderam.

A turma descobriu que as águas destes rios custam a misturar-se por apresentarem características próprias de temperatura, acidez e velocidade das correntezas. Eles percorrem seus trajetos lado a lado até chegarem ao seu destino, quando se tornam um só: o grande rio Amazonas. Quantas descobertas!

“Entendemos que, assim como os rios, temos diferentes características, mas que Deus nos deu a oportunidade da vida para aprendermos e ensinarmos uns aos outros. Não precisamos diminuir ninguém, nem querer ser melhor que o outro. Podemos seguir nosso caminho, lado a lado com os amigos, pois há lugar e oportunidades para todos. Temos nosso espaço e podemos ampliar nossa vida unindo-a a outra vida. Por isso, devemos cultivar, entre outros valores, a paciência inteligente e a tolerância”, explicaram as professoras.