Notícias

Página: 841 de 916


Professores da Unidade Florianópolis passam por processo de formação continuada ao longo do ano

Unidade: Florianópolis

A capacitação e a formação continuada dos professores da Unidade Florianópolis ocorrem todos os dias pois, constantemente, observam e refletem sobre a prática pedagógica que exercem. Além disso, são realizadas reuniões semanais para estudos teóricos e outros que proporcionam fundamentos e suporte para as atividades desenvolvidas na Escola. Recentemente, o professor Cleverson Tabajara, do Instituto Federal de Santa Catarina, ministrou uma aula sobre Metodologia Científica a todos (...)

Leia mais

Mergulhadora recordista mundial visita Unidade Florianópolis

Unidade: Florianópolis

No horário do Momento Cívico, a Unidade Florianópolis recebeu a visita de Karoline Meyer. Ela é uma mergulhadora brasileira praticante de mergulho em apneia, recordista em número de recordes mundiais, em toda a história do esporte. Na ocasião a mergulhadora relatou para as crianças todo o percurso que seguiu para tornar-se recordista, quanto tempo de treinos, conhecimentos que precisou adquirir, limitações que precisou superar e quantas alegrias e novas aptidões esse esporte (...)

Leia mais

Crianças da Unidade Florianópolis conhecem a Escola de Oleiros, em São José

Unidade: Florianópolis

Com objetivo de ampliar o conhecimento sobre a roda e conhecer um pouco da cultura açoriana (cujo povo colonizou a ilha de Santa Catarina), os alunos da Unidade Florianópolis realizaram uma visita à Escola de Oleiros, em São José. O trajeto da viagem de ônibus foi uma alegria! Os alunos foram recebidos em um ambiente preparado com muito carinho. As crianças ouviram atentamente a história narrada pela Srª Mirene, sobre como começou a arte da cerâmica, feita com argila na região. (...)

Leia mais

Turmas do Infantil e Fundamental são despertadas para a prática do atletismo

Unidade: Florianópolis

O objetivo do Miniatletismo é despertar o interesse na prática do Atletismo. Modelos inovadores darão condições às crianças de descobrirem as atividades básicas, como velocidade, corrida de revezamento, saltos, arremessos e lançamentos em qualquer lugar (estádio, playground, ginásio, etc). Foi com este objetivo que as turmas do Infantil 4 e 5 e as turmas do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental foram conhecer e experimentar as pistas de atletismo da UFSC, onde desfrutaram das (...)

Leia mais

Crianças aprendem sobre o conceito de família de forma lúdica e alegre

Unidade: Florianópolis

Todos os anos, a Unidade Florianópolis desenvolve o projeto sobre o conceito de Família, estimulando o fortalecimento de vínculos e o cultivo de valores, como respeito, afeto e gratidão. O Colégio procura dar participação ativa a todos da comunidade escolar promovendo reuniões de pais com temas que estimulam a reflexão sobre as muitas experiências vividas em família. A escola também conta com a colaboração dos pais para coordenar atividades com as crianças, propiciando a (...)

Leia mais

Alunos aprendem diversas habilidades no Laboratório de Lógica

Unidade: Florianópolis

Desde que começou suas atividades em 2012, o Colégio Logosófico – Unidade Florianópolis tem oferecido atividades no Laboratório de Lógica. Dentre os objetivos a alcançar, destacam-se: Estimular as crianças a desenvolver a capacidade de raciocinar e relacionar ideias, por meio de atividades lúdicas adequadas à cada faixa etária,  levando-as a vivenciar  os princípios básicos da matemática e da física;  e a ilustrar-se sobre o mundo mental, transcendente, favorecendo que (...)

Leia mais

Alunos do 8º Ano ampliam o conhecimento sobre o cérebro humano

Unidade: Funcionários

Estudando sobre o Sistema Nervoso, seus componentes, funções, características e curiosidades, os alunos do 8º Ano testaram a resposta do cérebro a determinadas informações, realizando diversos procedimentos no Laboratório de Ciências. Em um deles os alunos assentaram-se sobre a mesa e a professora bateu, de leve, logo abaixo do joelho, com um martelinho de borracha. Os alunos observaram que a perna suspendia de forma involuntária e compreenderam que essa ação se deve ao ato (...)

Leia mais

9º Ano vai ao Laboratório de Química para manipular técnicas de processos de separação

Unidade: Funcionários

Para estimular a compreensão de que a Química possui o ensinamento teórico vinculado com o prático, a professora Fabiana Costa levou seus alunos ao laboratório, para manipular várias técnicas de processos de separação: Separaram o pó de ferro da areia por meio da separação magnética. Separaram o isopor da areia através da flotação Decantaram e filtraram o barro da água Separaram o óleo da água através do funil de decantação Encenaram como o garimpeiro usa a (...)

Leia mais

9º Ano aplica no cotidiano o conceito de separação magnética

Unidade: Funcionários

Os alunos aprenderam sobre os processos de separação de substâncias e viram a técnica com o esmalte degradê, que emprega a técnica de separação magnética. O esmalte possui pó de ferro em sua composição. Na ponta da tampa do pincel há um imã que, posicionado na ponta da unha durante 20 segundos após a aplicação, atrai o pó de ferro existente e dá um efeito especial nas unhas. Com a prática, os estudantes conseguem ter um aprendizado mais (...)

Leia mais

Alunos do 6º Ano visitam exposição “Mundo SENAI”

Unidade: Chapecó

Os alunos do 6º Ano visitaram a exposição Mundo SENAI, e lá tiveram a oportunidade de conhecer vários projetos inovadores nas áreas das exatas, linguagens, tecnologia e indústria. A cada sala, um novo conhecimento. Um dos objetivos do passeio era ampliar nos alunos a vontade de aprender e pesquisar, e sentir gratidão pelos expositores (alunos e professores), que possibilitaram viver uma tarde tão especial. A professora de Matemática, Cleizer Léia Canello, que acompanhou a turma (...)

Leia mais