Notícias

Página: 370 de 841


2º Ano explora os sons do metalofone e aprende sobre a hora de ouvir e de falar

Unidade: Florianópolis

Para auxiliar na investigação sobre como são produzidos os sons graves e agudos, as crianças do 2º Ano receberam tubos de diferentes tamanhos e foram desafiadas a montar um metalofone. Como o instrumento produz sons muito sutis, para prepará-las para a aula, as professoras deram indicações precisas e trabalharam o tema Saber ouvir e Saber falar. Para isso, elas retomaram o poema presente na agenda de 2017, que também foi tema das aulas de Ética: Saber ouvir e saber (...)

Leia mais

2º Ano reflete sobre as moradias e as famílias

Unidade: Florianópolis

O Sistema Logosófico de Educação tem como um de seus projetos institucionais a Família, o primeiro campo experimental da criança. Desta forma, o Colégio ajuda as crianças a perceberem a importância de estarem inseridas em uma família, de estimulá-las a serem grandes colaboradoras e de fortalecer o vínculo da família com a escola. Um dos conteúdos curriculares das disciplinas de História e Geografia, no 2º Ano do Ensino Fundamental, são as moradias. As crianças aprenderam que (...)

Leia mais

Infantil 2 recebe na escola a visita especial dos pais

Unidade: Cidade Nova

Durante o projeto Família, o Infantil 2 recebeu a visita de alguns familiares para ensinar receitas saudáveis que gostam de fazer em casa. Com os visitantes, as crianças aprenderam a fazer: banana com cacau e pasta de amendoim, sanduíche com cara de porquinho, bolo sem usar farinha de trigo, gelatina de maçã, vitamina de banana com aveia, espetinho com queijo, azeitona, tomate cereja e manjericão e cookies de aveia. Durante as visitas, as crianças cultivaram a disciplina, a (...)

Leia mais

Infantil 4 reconhece os sons e treina os traçados das letras consoantes

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 4 está aprendendo as letras do alfabeto e seus respectivos sons. As crianças já treinaram todas as vogais e começaram a aprender algumas consoantes. Para estimular ainda mais o aprendizado e auxiliar na fixação dos sons, as professoras lançaram um desafio e as crianças adoraram a ideia! Em duplas, elas se dirigiam ao quadro e, após ouvir a palavra falada pela professora com bastante atenção, precisavam reconhecer o som para identificar qual era a sua letra (...)

Leia mais

Alunos do 2º Ano realizam atividades em grupos

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 2º Ano estão realizando diversas atividades em grupos. Com o apoio dos colegas, eles podem interagir mais trocando experiências e desenvolvendo a autonomia. Na 1ª etapa das atividades, os alunos foram divididos em cinco grupos, nos quais definiram as comissões de recolhimento e entrega de materiais, de correção, de colaboração e de leitura. Depois os grupos foram reorganizados conforme a orientação das professoras (devendo ser menino com menina) e de acordo com os (...)

Leia mais

Brincando com as cores, Infantil 3 experimenta novas possibilidades

Unidade: Cidade Nova

Dando continuidade aos estudos do projeto anual O conhecimento amplia a vida, as professoras do Infantil 3, Regina Célia e Mariele Pires, realizaram com a turma uma estimulante experiência: a mistura de cores primárias. As docentes iniciaram pedindo aos alunos para responderem quais são os nomes das cores primárias e as identificassem com os potes de tintas da sala. As professoras ressaltaram a alegria de poder ver e criar as diferentes cores presentes na natureza. Em seguida, foi (...)

Leia mais

Infantil 5 se desenvolve com a Caixa da Matemática

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 5 iniciaram o trabalho com a Caixa da Matemática. Este material é composto por vários objetos: miniaturas de brinquedos, pregadores, botões e palitos. É um importante recurso pedagógico para trabalhar importantes conceitos e raciocínios matemáticos. Utilizando a caixa em suas atividades escolares, as docentes Naiane Monique e Ana Clara estimulam as crianças a resolverem algumas situações-problema. Durante o desenvolvimento dessa dinâmica, o esforço dos (...)

Leia mais

Fundamental 2 vibra com o festival de danças para a família

Unidade: Cidade Nova

Do dia 15 de maio a 15 de junho, todos os alunos do Fundamental II participaram, com muito empenho e entusiasmo, dos ensaios para o Festival de Dança da Escola. As coreografias foram elaboradas em conjunto contando com ideias e arranjos de alunos e professores. O início do engajamento com o festival aconteceu com a escolha da música. Posteriormente, começaram o processo de criação e os ensaios. Os alunos participaram de todas as etapas com muito comprometimento, o que culminou em (...)

Leia mais

Oficinas de robótica estimulam alunos do 8º Ano

Unidade: Chapecó

Nas manhãs de quarta-feira os alunos do 8° Ano participam de oficinas de robótica em parceria com a UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó). As aulas são ministradas pelo professor e mestre em computação aplicada, Wagner Titon. Desde que as aulas iniciaram, no mês de abril, foram apresentados conteúdos variados, como construção de robôs através de sensores ultrassônicos, sons, luz e de toque. Os alunos iniciaram o desenvolvimento de aplicativos e (...)

Leia mais

Estações de estudo movimentam as aulas do 5º Ano

Unidade: Chapecó

A turma do 5º Ano realizou uma experiência diferente na aula de Ciências, sob a coordenação das professoras Ana Amélia A. Bergamo e Mylene C. Perin. Divididos em quatro grupos, os alunos passaram por estações de estudo, nas quais havia atividades e objetivos diferentes, voltadas para o aprendizado do sistema digestório humano. Em uma das estações, a turma deveria trabalhar com o livro didático e em outra montar um quebra-cabeça do corpo humano. Na terceira estação, os (...)

Leia mais