2º Ano reflete sobre as moradias e as famílias

Unidade: Florianópolis | 14 Jul 2019

O Sistema Logosófico de Educação tem como um de seus projetos institucionais a Família, o primeiro campo experimental da criança. Desta forma, o Colégio ajuda as crianças a perceberem a importância de estarem inseridas em uma família, de estimulá-las a serem grandes colaboradoras e de fortalecer o vínculo da família com a escola.

Um dos conteúdos curriculares das disciplinas de História e Geografia, no 2º Ano do Ensino Fundamental, são as moradias. As crianças aprenderam que estes locais podem ser de diferentes tipos e tamanhos, sendo ou não divididos em partes. Ao solicitar às crianças que falassem as palavras que vinham à mente quando pensassem em moradia, elas levantaram os seguintes aspectos: local de proteção, segurança, afeto, respeito, alegria, diversão, amor e um lar.

Com o auxílio das professoras, que utilizaram as técnicas de pergunta e repergunta, elas também chegaram a conclusão de que essas palavras podem também ser utilizadas para descrever a família. Tanto a moradia – um local externo - quanto a nossa família - um conjunto de seres que nos ajudam a ampliar internamente os conceitos de gratidão, colaboração, cuidado, afeto e respeito.

Como forma de homenagem e agradecimento, os alunos decoraram a porta da sala com as imagens das famílias feitas por eles mesmos.

“Eu guardo uma eterna gratidão a todos aqueles que, de uma forma ou outra, contribuíram para tornar mais grata minha vida, e estampo nessa gratidão a lealdade com que conservo essa recordação, que jamais pode empalidecer ali, onde se encerra tudo o que constitui a história de minha vida. Recordar o bem recebido é tornar-se merecedor de tudo o que amanhã nos possa ser oferecido.” Pedagogia Logosófica