1º Ano realiza faxina mental durante o projeto literário “No espelho”

Unidade: Uberlândia | 23 Apr 2024

Dentro do projeto literário “No espelho", da autora Maria Claudia Pereira de Souza, o 1º Ano aprendeu junto com a personagem sobre a existência do mundo interno. As crianças entenderam que são capazes de cultivar virtudes e escolher quais pensamentos habitam ou não nesse mundo interno.

Na atividade proposta, os alunos puderam fazer uma “faxina mental”. Com ela, eles decidiam quais valores e virtudes iriam habitar a sua casinha mental e quais eles se esforçariam para manter do lado de fora.

Para isso, as professoras desenharam, no chão, casinhas que representavam as casinhas mentais. Dentro delas, elas dispuseram plaquinhas com nomes de pensamentos bons e ruins. As crianças, então, foram separadas em grupos e cada uma ficou responsável por uma casinha. Assim, enquanto liam os pensamentos das plaquinhas, elas puderam decidir se queriam que ele ficasse dentro ou fora de sua mente.

Foi uma atividade prática e divertida, na qual as crianças trabalharam em grupos para realizarem a limpeza de suas mentes. Ao longo das aulas seguintes, os alunos se mantiveram atentas sobre seus pensamentos, entendendo que podiam escolher quais deles que os acompanhariam ao longo do dia. Certamente, esse momento ficará marcado para sempre em suas mentes!