2º Ano explora os sons do metalofone e aprende sobre a hora de ouvir e de falar

Unidade: Florianópolis | 14 Jul 2019

Para auxiliar na investigação sobre como são produzidos os sons graves e agudos, as crianças do 2º Ano receberam tubos de diferentes tamanhos e foram desafiadas a montar um metalofone.

Como o instrumento produz sons muito sutis, para prepará-las para a aula, as professoras deram indicações precisas e trabalharam o tema Saber ouvir e Saber falar. Para isso, elas retomaram o poema presente na agenda de 2017, que também foi tema das aulas de Ética:

Saber ouvir e saber falar.

Deus nos deu o

dom da palavra.

Para fazermos o bem,

Por isso, não devo usá-la

Para magoar ninguém.

Saber ouvir e falar

É sinal de evolução,

Mostra respeito, cuidado,

E causa boa impressão.

Quem cuida de suas palavras,

pensa antes de falar,

por isso todos escutam,

quando vai se expressar.

Quem cuida de suas palavras,

e ouve com discrição,

é um ser que sabe inspirar,

confiança e afeição.

Após a leitura, foi realizada a seguinte pergunta: “Quais são as atitudes que nos ajudam a ouvir e falar melhor?”. A partir das respostas das crianças, as professoras foram elencando quais atitudes todos deveriam ter para que pudessem participar ativamente da atividade, experimentando os sons do metalofone, tendo cada uma a sua própria experiência.

As crianças perceberam que os sons graves são produzidos por tubos mais longos e sons agudos são produzidos por tubos mais curtos, expandindo os conceitos já experimentados nas aulas de musicalização.

“Quando o homem aprende a conhecer seus próprios pensamentos, os localiza em sua mente e os seleciona para servir-se dos melhores; e quando sabe que pode criar pensamentos próprios em vez de usar os alheios, e exercita sua faculdade de pensar, já está de posse de uma chave para dominar seu campo mental e estabelecer suas defesas mentais.” Pedagogia Logosófica