Notícias

Página: 368 de 834


Infantil 5 exercita a valentia fazendo escalada

Unidade: Funcionários

Os professores da Educação Física Infantil, Fillipi Heringer e Ludmila Souza realizaram um trabalho de campo com as duas turmas (manhã e tarde), no Ginásio de Escalada Summit, no bairro Jaraguá, dentro do projeto Atividades Físicas Contemporâneas. Após serem orientados sobre as normas de segurança e fazer vários combinados sobre a atividade, os alunos puderam observar o instrutor fazendo uma apresentação das vias de escalada. Eles vivenciaram dois tipos de escalada: a que (...)

Leia mais

Circuito de obstáculos desafia alunos do Infantil

Unidade: Funcionários

Os professores de Educação Física desenvolveram um desafiante circuito de obstáculos. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora global, tonicidade, estruturação do espaço temporal e esquema corporal, com ênfase no equilíbrio. Os professores montaram vários obstáculos usando escadas, pneus, steps, banco sueco, tábuas, cones e espaguetes. Esses objetos foram organizados em um circuito, sendo que, quando o aluno acabava de passar por um obstáculo, havia (...)

Leia mais

[Artigo] Dietas da moda são indicadas para crianças?

Unidade: Brasília

  Uma alimentação adequada em quantidade e qualidade é um fator relevante na vida do ser humano, desde a concepção até a morte (1). Tendo um destaque para os primeiros anos de vida da criança, fase onde apresenta-se maior vulnerabilidade nutricional quanto ao risco de desnutrição (2). Estudos mostram que a ocorrência da desnutrição em etapas precoces da vida pode acarretar problemas de aprendizagem, além de gerar atrasos no desenvolvimento psicomotor e intelectual. (...)

Leia mais

[Artigo] Posso usar temperos na comida do meu filho? Quais devo evitar e quais devo usar?

Unidade: Brasília

  Não podemos falar de comida como algo apenas para suprir necessidades energéticas e nutricionais. O comer também é um ato cognitivo, pois se conhece pelo gosto. As palavras saber e sabor aparentam-se. A origem das duas palavras é a mesma, o termo latino sapere significa “ter gosto”. Isso indica que a fonte do conhecimento empírico direto é, etimologicamente,  associada ao sentido do gosto (1). Assim, pode-se inferir que a comida está, estreitamente ligada à culturas às (...)

Leia mais

Infantil treina atenção auditiva nas aulas de Música

Unidade: Funcionários

É muito importante o treino auditivo. A professora Karina Haddad afirma que “quando bem estimulado, o aluno terá grandes ganhos na vida cotidiana, pois perceberá seus locutores de forma mais clara. Também entenderá melhor as melodias e harmonias”. Com esse objetivo Karina propôs alguns exercícios às crianças: Uma criança usa uma venda nos olhos, enquanto outra toca um instrumento em algum lugar da sala. O aluno caminha em direção ao som usando seu sentido auditivo. Um aluno (...)

Leia mais

3º Ano amplia conhecimentos sobre as rochas e solo com a visita do professor Antônio Uberti

Unidade: Florianópolis

A turma do 3º Ano vem realizando um amplo estudo sobre as rochas e os tipos de solo. Juntamente com os professores de Educação Ambiental, Daniela Spillere, o estagiário Guilherme Antunes e o professor de Lógica Josemar Siqueira, usando o material Experimenta Ciências, os alunos levantaram hipóteses e realizaram experiências e registros sobre as rochas e como classificá-las em magmáticas, sedimentares e metamórficas. As crianças ficaram muito entusiasmadas com o estudo e passaram (...)

Leia mais

Turma do 4°Ano exercita e amplia o conceito de esforço

Unidade: Florianópolis

A turma do 4º Ano vivenciou uma experiência muito significativa. As professoras, observando alguns movimentos da turma, concluíram que precisavam estimular as crianças a exercitarem e ampliarem dentro de si o conceito do esforço. Como ao longo do ano a turma está aprendendo sobre as descobertas que contribuíram para a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento da humanidade, as crianças assistiram a partes do filme: Guerra do fogo. Em seguida, foram colocadas algumas questões (...)

Leia mais

5º Ano recebe uma convidada especial e aprende curiosidades sobre o Brasil de 1808

Unidade: Rio de Janeiro

O 5º Ano teve uma aula de História diferente: uma convidada muito especial, Regina Medina, avó do aluno Antônio Almeida, conversou com a turma sobre chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808, as condições de vida da sociedade carioca na época e as transformações que se observaram a partir desse marco histórico. As crianças ficaram fascinadas com o conhecimento compartilhado, em especial com as curiosidades envolvendo o tema. Os alunos deixam aqui registrado o (...)

Leia mais

Infantil 3 vivencia alegres momentos com a Caixa Musical

Unidade: Rio de Janeiro

Ao longo dos últimos meses, a professora Flora foi conhecendo os gostos e preferências musicais da turma do Infantil 3 e, após essa experiência, construiu uma Caixa Musical. Para deixar os dias ainda mais alegres, a professora tem feito o seguinte: todos fazem uma roda e cada criança resgata uma imagem da música para ser cantada. Os alunos participam com muito empenho e alegria, tanto que decidiram compartilhar esse momento com a turma do Infantil 4, mostrando a caixa musical para (...)

Leia mais

Alunos do 8º Ano fazem maquetes representando células humanas

Unidade: Rio de Janeiro

Durante as aulas da disciplina de Ciências, os alunos do 8º Ano construíram maquetes para a representação de uma célula humana com suas respectivas organelas. Para isso, foi solicitado que eles utilizassem somente materiais sustentáveis ou reutilizassem materiais que já tinham em casa. Ao final, cada grupo apresentou para a turma sua "célula", explicando as partes constituintes da mesma e suas organelas, bem como as suas (...)

Leia mais