Oficinas de robótica estimulam alunos do 8º Ano

Unidade: Chapecó | 14 Jul 2019

Nas manhãs de quarta-feira os alunos do 8° Ano participam de oficinas de robótica em parceria com a UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó). As aulas são ministradas pelo professor e mestre em computação aplicada, Wagner Titon.

Desde que as aulas iniciaram, no mês de abril, foram apresentados conteúdos variados, como construção de robôs através de sensores ultrassônicos, sons, luz e de toque. Os alunos iniciaram o desenvolvimento de aplicativos e programação de jogos, além de implementação de funções, conceito maker, entre outros.

O objetivo da oficina é proporcionar um aprendizado prático que desenvolva no aluno a capacidade de pensar e encontrar soluções para os desafios propostos, além de desenvolver o trabalho em equipe e conhecer parte da engenharia e a programação.

Para os alunos, cada aula tem sido uma oportunidade de muito aprendizado! A pedagoga Sabrina Variani, que acompanha a turma durante as aulas, registrou: “Por ser uma aula dinâmica, que utiliza recursos como celular, computadores, Lego Education, os alunos adoram, pois é um conhecimento que estimula essa faixa etária”.

Além de aprender sobre robótica, após a oficina, vários alunos almoçam na escola, acompanhados pela professora Sabrina, e são responsáveis pela limpeza e organização do ambiente. Como o lazer também é importante, após o almoço eles se reúnem em animadas rodas de conversa e um bom futebol!

Segundo o aluno Arthur Davi Ansolim: “É uma aula necessária nos dias de hoje, pois abrirá muitas portas para o futuro, pensando que a tecnologia está cada vez mais avançada. Já falando sobre a aula, eu gosto muito e é muito divertida, pois, além de estarmos aprendendo, estamos brincando”.