Notícias

Página: 644 de 841


Mala das Letras estimula atividades de letramento no infantil 4

Unidade: Cidade Nova

Semanalmente, uma criança do Infantil 4 leva para casa uma mala contendo uma letra do alfabeto. O combinado é  que, com a colaboração da família, a criança apresente para a turma na semana seguinte, um objeto que inicie com essa letra. No dia combinado, a criança apresenta a letra da mala para os colegas, que precisam pensar para tentar adivinhar qual objeto está dentro dela. Para estimular a atividade, a criança que levou a mala vai fornecendo pistas para a turma, e as professoras (...)

Leia mais

Turma do 6°Ano inicia estudos do projeto “Acessibilidade”

Unidade: Cidade Nova

Para estimular os alunos do 6º Ano a conviverem com as diferenças e perceberem que podemos desenvolver habilidades para nos relacionarmos com outras pessoas que possuem alguma dificuldade motora, cerebral ou física, a professora Suely Takahashi convidou a escritora Marismar Borém para vir até o Colégio e contar a história do livro Tony & Nina. Os alunos ouviram a história atentamente e ao final fizeram algumas perguntas. A escritora, além de contar a história do livro, (...)

Leia mais

Infantil 3 está aprendendo a pular corda 

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 3 estão adorando conhecer as histórias da coleção Meu Mundinho, da autora Ingrid Biesemeyer. Nesta semana, as professoras Naiane Monique e Adriana Marinho apresentaram o exemplar As brincadeiras do mundinho. A partir dessa leitura, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer novas brincadeiras e recordar outras mais. Após a leitura, as docentes convidaram as crianças para praticar uma das brincadeiras citada na obra: pular corda. Antes delas entregarem este (...)

Leia mais

Turma do Infantil 2 realiza atividade sobre o nome próprio

Unidade: Cidade Nova

Na roda de conversa, as professoras Rosemary Gurgel e Letícia Fajardo apresentaram às crianças do Infantil 2 as fichas dos nomes de cada um, mostrando uma por vez, e contando com a colaboração de todos para reconhecer de qual colega era determinada ficha. Em seguida, as docentes fizeram a chamada utilizando as fichas. De acordo com Rosemary, o planejamento é trabalhar com este material de diversas formas. “Faremos a chamada, os agrupamentos pela primeira letra do nome que se iniciam (...)

Leia mais

Infantil 3 participa da colheita de aipim

Unidade: Florianópolis

As colheitas na horta do Colégio estão proporcionando muitas aprendizagens transdisciplinares para todas as turmas, do Infantil ao Fundamental. São conceitos de educação ambiental - agroecologia, biologia, geografia, ensinamentos logosóficos, entre outros, trabalhados na prática! No final de abril, por exemplo, diversas turmas foram convidadas para a colheita do aipim, também conhecido como mandioca.  Todo o cultivo foi realizado com a participação das crianças, que também (...)

Leia mais

4º Ano estuda Matemática com material concreto

Unidade: Brasília

O conteúdo de Matemática contempla figuras geométricas planas e não planas. Trabalhar com as crianças esse conteúdo exigiu da professora Lorena Rodrigues criatividade para leva-las a compreender o conteúdo de maneira interessante e significativa. A professora iniciou o ano letivo com o objetivo de tornar as aulas de Matemática divertidas e, para isso, trabalhou as figuras não planas com sucata – onde os alunos estudaram as formas geométricas, identificaram lados e arestas de (...)

Leia mais

1º Ano do Ensino Médio visita exposição fotográfica

Unidade: Funcionários

Complementando os estudos da disciplina Cultura e Conhecimento: Fotografia, os alunos do 1º Ano fizeram uma visita à Galeria de Arte BDMG Cultural(*), onde puderam conhecer os trabalhos dos fotógrafos, Priscila Heeren (A Delicadeza atroz do tempo) e Fábio Cançado (Reservas da Paisagem - Dos modos de ver). Logo após, foram ao Memorial Minas Vale, na Praça da Liberdade (**), onde visitaram a sala "Sebastião Salgado" e realizaram práticas fotográficas dentro do museu. O objetivo da (...)

Leia mais

4º Ano visita o Memorial JK e aprende sobre a história de Brasília 

Unidade: Brasília

O conteúdo de História e Geografia contempla o Distrito Federal e a cidade de Brasília – capital do Brasil. Para enriquecer as atividades alusivas ao tema, a professora Lorena Rodrigues acompanhou os alunos do 4º Ano numa visita guiada pelo memorial JK. O passeio tornou concreto o conteúdo trabalhado em sala de aula. A turma teve ainda a oportunidade de assistir a uma peça teatral no auditório do memorial, na qual o tema central foi o aniversário de Brasília e abordou de maneira (...)

Leia mais

Turmas do 6° ao 9° Ano recebem ex-alunos e recordam o vivido para celebrar os 33 anos do Colégio

Unidade: Brasília

Para comemorar os 33 anos do Colégio Logosófico – Unidade Brasília, sete ex-alunos estiveram junto aos adolescentes: Pedro Corrêa, Guilherme Veroneze, Victor Hugo Moreira, Juliana Fiúza, Mariana Andrade, Isadora Perillo e Ana Paula Resende. Hoje, jovens adultos, os ex-alunos recordaram e compartilharam suas histórias sobre os anos em que estudaram nesta instituição. Mostraram vídeos de passagens da infância deles no Logosófico, muitas fotos e o uniforme que usavam. Também (...)

Leia mais

Turma 1 do Horário Estendido comemora o aniversário do Colégio Logosófico

Unidade: Brasília

De forma simples e lúdica, a Turma 1 do Horário Estendido comemorou o aniversário do Colégio com muito carinho e gratidão. No começo do dia, as crianças realizaram uma atividade junto aos pais, que consistia em transcrever em um cartão todo o sentir do seu filho em relação à escola. Elas demonstraram afeto e muita alegria por estudarem no Colégio Logosófico. Todas as atividades foram dentro do contexto do aniversário: a atividade psicomotora, o lanche, que foi um momento (...)

Leia mais