Turma do 6°Ano inicia estudos do projeto “Acessibilidade”

Unidade: Cidade Nova | 9 May 2017

Para estimular os alunos do 6º Ano a conviverem com as diferenças e perceberem que podemos desenvolver habilidades para nos relacionarmos com outras pessoas que possuem alguma dificuldade motora, cerebral ou física, a professora Suely Takahashi convidou a escritora Marismar Borém para vir até o Colégio e contar a história do livro Tony & Nina.

Os alunos ouviram a história atentamente e ao final fizeram algumas perguntas. A escritora, além de contar a história do livro, apresentou slides sobre a comunicação alternativa. Mostrou dois vídeos que enriqueceram ainda mais a exposição.

Todos perceberam a importância da tecnologia no desenvolvimento de aplicativos para tablet que podem facilitar a comunicação da pessoa com paralisia cerebral com familiares, colegas de turma e amigos. O Livox, por exemplo, é um aplicativo que disponibiliza muitas imagens e ajuda na comunicação de crianças com paralisia cerebral e as demais pessoas.

O projeto Acessibilidade está sendo desenvolvido nas aulas de Geografia e se insere no Projeto Institucional: Melhores atitudes, melhor humanidade. No decorrer de 2017, os alunos irão experimentar em diferentes oportunidades os aspectos práticos que incluem as dificuldades e as superações dos deficientes físicos. Pretende-se assim favorecer a reflexão sobre as melhores atitudes que devem ser aplicadas hoje em prol de uma melhor humanidade, mais justa e mais acessível, que permita o usufruto dos espaços da cidade por todas as pessoas.