Notícias

Página: 647 de 841


2º Ano do Ensino Médio tem aula experimental de Química

Unidade: Funcionários

Nessa aula os alunos misturaram volumes iguais de duas soluções aquosas (iodeto de potássio e nitrato de chumbo), incolores, que apresentam a mesma concentração (0,1 mol/L). Ao misturar as soluções, os alunos observaram a formação de um precipitado amarelo (Iodeto de chumbo). Aguardaram 5 minutos para que o precipitado se decantasse. O sobrenadante da solução final foi dividido em dois tubos de ensaio. No primeiro tubo adicionou-se gotas de iodeto de potássio e no segundo (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental I são estimulados a realizar elementos da ginástica

Unidade: Funcionários

O professor de Educação Física, Felipe Cerqueira, afirma que: “Como a Ginástica para todos envolve todo o aparato de atividades ginásticas, sua demanda cognitiva envolve a consciência de sua realidade e seus limites, tornando os exercícios estimulantes, pois os alunos se propõem e expõem a organização interna dos pensamentos e também a tomada de decisão para superarem suas expectativas. Os estímulos da ginástica permitem que os alunos aprimorem os aspectos motores, que (...)

Leia mais

Alunos do 8º Ano refletem sobre o tema anual: Melhores Atitudes, Melhor Humanidade

Unidade: Funcionários

As aulas de Ciências no 8º Ano contemplam o conteúdo sobre o corpo humano, não apenas a parte anatômica e funcional, mas também a parte psicológica, destacando o conceito de pensamentos. Em uma dessas aulas, a professora Milena Almeida, propôs que os alunos respondessem algumas perguntas relacionadas ao tema anual do Colégio: Como você pode fazer o bem contribuindo para a humanidade? Se você fosse "construir" uma humanidade melhor, como faria? Você se considera um ser (...)

Leia mais

Projeto sobre o Egito e as Borboletas envolve de forma entusiasmada o 1º Ano B

Unidade: Funcionários

As professoras Mariana Araújo e Marina Miranda, do 1º Ano B, estimularam seus alunos a escolherem o tema que gostariam de estudar nesse primeiro semestre. Foram escolhidos dois: o Egito e as borboletas. Resolveram então que os meninos estudariam sobre o Egito e as meninas sobre as borboletas. Depois, uns ensinariam para os outros o que tinham aprendido. As crianças pesquisaram, apresentaram maquetes, trouxeram vídeos e tiveram a oportunidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos (...)

Leia mais

“Tapabol” desenvolve técnicas de vôlei para as alunas do 8º Ano

Unidade: Funcionários

A professora Renata Chiaradia propôs a suas alunas um jogo que elas já conheciam e sempre gostaram, chamado Tapabol, com o objetivo de desenvolver as habilidades do vôlei através des​s​a brincadeira. As regras foram adaptadas para que elas pudessem fazer os pontos do jogo utilizando os fundamentos do vôlei. A observação das dificuldade ​qu​e algumas alunas apresentam na modalidade de vôlei,  leva os professores a procurar formas diferentes de apresentar o esporte, para (...)

Leia mais

Excursão ao Museu dos Brinquedos complementa conteúdo de História e estimula a boa convivência no 2º Ano B

Unidade: Funcionários

Com o objetivo de mostrar para as crianças, de forma objetiva e prática, que brincar é uma importante forma de comunicação, proporcionando vários benefícios na aprendizagem, o 2º Ano B realizou um trabalho de campo no Museu dos Brinquedos. A importância dos brinquedos e brincadeiras para as crianças é conteúdo de História. Este museu possui um acervo de brinquedos antigos e apresenta um trabalho pedagógico ligado à cultura e história, a partir de momentos de diversão e (...)

Leia mais

5ºAno amplia o conhecimento sobre a cultura dos povos indígenas

Unidade: Brasília

Durante as aulas de Geografia, a turma do 5º Ano estudou sobre a presença dos índios durante a colonização do Brasil. Também estudou o livro intitulado Tempo de Caju – uma emocionante história dos povos indígenas e sua relação com a natureza. Para tornar esse estudo estimulante e favorecer o aprendizado dos alunos, a professora Cássia organizou uma excursão ao Memorial dos Povos Indígenas, local onde é possível observar com riqueza de detalhes esta cultura. Os alunos (...)

Leia mais

Turma do 2º Ano visita o Cerrado Lodge (Núcleo Rural Córrego Jerivá - Chácara Ipanema) 

Unidade: Brasília

Com o objetivo de estimular os alunos e despertar neles o interesse sobre determinados assuntos, a turma do 2º Ano está realizando diversas atividades sobre os alimentos. A primeira atividade desenvolvida foi sobre a batata. Todos pesquisaram como ela nasce, se é uma planta rasteira ou não, seus diferentes tipos, lugar em que ocupa na pirâmide alimentar, entre outras informações. Em seguida, as crianças colaboraram no fazer e na degustação de um delicioso purê de batatas. As (...)

Leia mais

Turma 2 do Horário Estendido inicia o projeto “A casinha mental”

Unidade: Brasília

Para trabalhar com as crianças da Turma 2 do Turno Estendido a importância de cultivar os bons pensamentos e criar defesas mentais contra os pensamentos ruins, as professoras Joyce Porto e Daniela Oliveira iniciaram uma atividade fazendo a analogia da mente e uma casinha. A docente Joyce conversou sobre a diferença de uma casinha organizada e limpa para uma desorganizada e suja. A desordem e a sujeira representam os maus pensamentos, aqueles que levam a fazer coisas que não são do bem, (...)

Leia mais

Turma 2 do Turno Estendido inicia o projeto “Metamorfose da borboleta – Aprendendo a cultivar a paciência”

Unidade: Brasília

As professoras Joyce Porto e Daniela Oliveira iniciaram uma atividade com a Turma 2 do Turno Estendido, com o objetivo de mostrar a importância da paciência e do saber esperar o momento certo para cada coisa. Para tal, as docentes conversaram sobre as fases da borboleta. Antes de se tornar uma bela borboleta, ela passa por várias fases.  A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, lagarta, puba (casulo) e adulta. Uma das crianças encontrou uma lagarta na (...)

Leia mais