Alunos do 8º Ano refletem sobre o tema anual: Melhores Atitudes, Melhor Humanidade

Unidade: Funcionários | 29 Apr 2017

As aulas de Ciências no 8º Ano contemplam o conteúdo sobre o corpo humano, não apenas a parte anatômica e funcional, mas também a parte psicológica, destacando o conceito de pensamentos.

Em uma dessas aulas, a professora Milena Almeida, propôs que os alunos respondessem algumas perguntas relacionadas ao tema anual do Colégio:

• Como você pode fazer o bem contribuindo para a humanidade?
  • Se você fosse "construir" uma humanidade melhor, como faria?
  • Você se considera um ser humano de valores?
  • Que atitudes o tornam assim?

Após reponderem as questões, a turma se reuniu para refletir e discutir sobre os registros feitos. Foi um momento de compartilhamento e respeito à opinião do próximo. Os alunos puderem repensar suas atitudes como um ser humano do bem e de bom caráter.

Criar oportunidades como essa propicia ao ambiente da sala de aula algo especial, onde podemos perceber o aluno não só como discente, mas como o ser humano único que ele é, com seus pensamentos ativos sobre os mais diversos assuntos, criando opiniões, reforçando as existentes e moldando outras.

Alguns registros:

"Posso fazer o bem, contribuindo para a humanidade, pensando nas consequências que minhas atitudes terão, em relação a mim e aos outros."

"Eu me considero um ser de valores porque a educação que eu recebi desde pequena, tanto dos meus pais, quanto daqui da escola é boa e criou uma base essencial para o que eu sou hoje. Generosidade, afeto, honestidade, amor, perseverança, simpatia e criatividade são alguns dos valores que procuro cultivar ainda mais no meu dia a dia."

"Me considero um ser humano de valores, pois distingo o certo do errado, e sempre tento fazer o que é certo com o objetivo de ajudar as pessoas."

"Se eu fosse "construir" uma humanidade melhor, eu faria com que todos tivessem os mesmos direitos, ninguém fosse privilegiado na lei, que os professores fossem mais valorizados, que houvesse liberdade de expressão, ou seja, que todo mundo tivesse o direito de formular sua própria opinião e de questionar; que em todo lugar se oferecesse à população escolas públicas de extrema qualidade, que as pessoas entendessem que nem sempre o caminho mais fácil é o melhor a se seguir, que todos respeitassem os outros, e que como o Logosófico, as escolas ensinassem além de apenas matérias, mas também sobre conhecer a si mesmo, sobre os bons valores que devem ser cultivados, por exemplo."

"Acho importante as pessoas possuírem valores como: moral, respeito, lealdade, gentileza e generosidade. Reconheço que não os possuo o tempo todo, porém, sempre me esforço para tê-los."

"Para fazer o bem, para contribuir com a humanidade, eu tenho que começar com pequenas atitudes, visando uma mudança primeiramente em mim, depois nas pessoas mais próximas, como os familiares, vizinhos e amigos. O bem existe, por exemplo, ao ajudar um cadeirante, na qual as pessoas ao redor vão ver o meu ato e tentar repetir. Logo, se arrisque a fazer o bem."

"Todo ser humano tem seus valores e também suas deficiências, alguns se esforçam mais e por isso tem mais valores, eu por exemplo sou alegre, busco sempre estar feliz para contagiar minha alegria."

"Para fazer o bem e contribuir para a humanidade, não é necessário muito, basta atitudes educadas e respeitosas. Não criticar e ser uma pessoa do bem, não tendo atitudes que prejudiquem os outros."

"Eu cultivo o respeito ao próximo, pois apesar de em alguns momentos discordar sobre a opinião de alguém sobre certo assunto, procuro entender o ponto de vista e respeitá-la. Procuro também respeitar as diferenças dos outros, pois não existe ninguém igual e não devemos julgar pelas diferenças."