2º Ano do Ensino Médio tem aula experimental de Química

Unidade: Funcionários | 29 Apr 2017

Nessa aula os alunos misturaram volumes iguais de duas soluções aquosas (iodeto de potássio e nitrato de chumbo), incolores, que apresentam a mesma concentração (0,1 mol/L). Ao misturar as soluções, os alunos observaram a formação de um precipitado amarelo (Iodeto de chumbo). Aguardaram 5 minutos para que o precipitado se decantasse. O sobrenadante da solução final foi dividido em dois tubos de ensaio. No primeiro tubo adicionou-se gotas de iodeto de potássio e no segundo adicionou-se gotas de nitrato de chumbo. Observou-se que ao adicionar no primeiro tubo o iodeto de potássio formou-se mais precipitado amarelo, indicando um excesso de nitrato de chumbo nele. Assim, os alunos puderam concluir que o reagente limitante é o iodeto de potássio. Com os dados obtidos pôde-se também calcular a quantidade de sólido (iodeto de chumbo) formada.

Segundo as professoras, Fabiana Costa e Ward Lauar, os alunos se encantaram com a coloração amarela do sólido obtido pela reação química e por compreenderem como calcular as quantidades dos produtos obtidos e dos reagentes necessários para o processo ocorrer. Essa atividade foi importante para completar e ilustrar o conteúdo estudado teoricamente em sala de aula.