Notícias

Página: 648 de 839


5º ano estuda sobre as regiões do Brasil

Unidade: Brasília

Durante as aulas de Geografia, a turma do 5º Ano estudou sobre as regiões do Brasil. Para tornar esse estudo estimulante e favorecer o aprendizado dos alunos, a professora dividiu os alunos em cinco grupos, onde cada grupo pesquisou sobre uma das regiões e apresentou para os demais. Os alunos trouxeram muitas curiosidades, como: o tipo de clima, vegetação, frutas características das regiões, cultura, etc. Ao final das apresentações, participaram de um delicioso lanche, também (...)

Leia mais

Fundamental ll assiste à palestra realizada por estudantes de Logosofia 

Unidade: Brasília

Em 2017, a disciplina de Português ganhou mais uma aula: ela foi designada para a atividade chamada Uma leitura Ética e Cidadã do Mundo. Esta atividade tem frequência semanal e tem por objetivo desenvolver projetos e ações que promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea, garantindo uma formação ética e moral dos adolescentes, de modo a lhes permitir participar da vida social mais crítica, dinâmica, autônoma e responsável. O professor é visto (...)

Leia mais

Turmas do 6º ao 9º Ano visitam o Centro de Permacultura IPOEMA

Unidade: Brasília

Melhores atitudes, melhor humanidade é o tema anual estudo de 2017 e o objetivo a ser alcançado junto aos alunos é: Identificar, estudar e aplicar na vida os verdadeiros conceitos que permitem ao homem realizar uma conduta superior a fim de superar-se e, assim, contribuir para a construção de uma melhor humanidade. Diversas atitudes contribuem para uma humanidade melhor. Por isso, frente à falta de água que atinge a comunidade brasiliense, o corpo docente do Colégio Logosófico (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental ll assistem à palestra da jornalista Márcia Zarur

Unidade: Brasília

A jornalista Márcia Zarur realizou uma palestra para os alunos do Fundamental II e compartilhou suas vivências nos bastidores do programa Distrito Cultural, bem como suas experiências profissionais. Márcia contou histórias de personagens que propagam cultura no Distrito Federal. Pessoas de todos os lugares do Brasil e que, ao longo dos últimos 56 anos, formaram a identidade cultural da cidade. “Brasília é muito mais que a Esplanada dos Ministérios. Tem vida pulsando em todas as (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 2 iniciam atividades de reconto de histórias

Unidade: Cidade Nova

As professoras do Infantil 2, Rosemary Gurgel e Letícia Fajardo, propuseram aos alunos, semanalmente, a realização do reconto de histórias. A atividade é assim: as docentes escolhem um aluno para levar um livro de literatura pra casa e realizar a leitura junto com a família. Na semana seguinte, esse aluno faz o reconto da história, depois de treinar em casa junto com os pais para os colegas. Em rodinha, o momento do reconto acontece de uma forma muito especial. “A criança que (...)

Leia mais

Infantil 4 aprende a identificar as letras com o uso do alfabeto móvel

Unidade: Cidade Nova

Para trabalhar com o reconhecimento das letras do alfabeto, os alunos do Infantil 4 estão fazendo uso de um material chamado alfabeto móvel. Inicialmente, as professoras colocam as letrinhas do alfabeto  nas mesas e, em seguida, entregam a ficha do nome de cada criança. A intenção é que cada aluno procure as letras que compõem a ficha e com elas consigam montar o próprio nome. A atividade tem como objetivo desenvolver a observação e aproximar os alunos cada vez mais da forma (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende a dividir os brinquedos e espaços com alegria

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 3 adora conhecer novas histórias! As crianças ficaram bastante estimuladas com a leitura da obra Bia e o brinquedo do lado de lá, da autora Marismar Borém. A partir dessa leitura, as professoras Naiane Monique e Adriana Marinho trabalharam com a turma um importante valor: a generosidade. Assim como a personagem principal desse livro, as crianças estão se esforçando para dividir os brinquedos e espaços com alegria. Outro aspecto durante a leitura que chamou a (...)

Leia mais

Bruninho e a Nina são os novos personagens da roda de conversação do Infantil 2

Unidade: Cidade Nova

As crianças do Infantil 2, todas as sextas-feiras, têm conversação com a assessora educacional Cristiane Costa. Em uma dessas conversações foi apresentado à turma dois novos colegas, o Bruninho e a Nina. Eles são dois bonecos que favorecem o trabalho de formação de hábitos e convivência. Os personagens participam da conversação e, após a mesma, uma criança é escolhida para levar um dos dois para casa e passar o final de semana com o(a) boneco(a). Junto com o amigo(a) vai uma (...)

Leia mais

4º Ano estuda sobre o tratamento da água e visita a Departamento Municipal de Água e Esgoto

Unidade: Uberlândia

Sob a orientação das professoras Daniela Nunes e Analy Ranuzi, os alunos da Turma da Paciência (4º Ano) fizeram, no laboratório do Colégio, um experimento para simular as etapas do tratamento da água (decantação, peneiração, floculação e filtragem). O resultado foi surpreendente! Após as crianças misturarem na água algumas substâncias (hidróxido de cálcio e sulfato de alumínio), elas passaram a água suja por um filtro, observaram as impurezas que ficaram retidas nele, e (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano se encantam com as reações químicas em tempo real

Unidade: Uberlândia

Para observar a mudança de estado físico da matéria, as professoras da Turma da Paciência (4º Ano), Daniela Nunes e Analy Ranuzi, supervisionaram os alunos ao aquecerem a parafina em flocos e os estimularam a observar que, ao ser aquecida, a parafina saía do estado sólido e ia para o estado líquido, no qual o processo recebe o nome de fusão. Depois da parafina derretida, a turma colocou a amostra em um recipiente com água para resfriá-la, assim perceberam que do estado líquido (...)

Leia mais