Notícias

Página: 645 de 839


Alunos do 8º Ano refletem sobre o tema anual: Melhores Atitudes, Melhor Humanidade

Unidade: Funcionários

As aulas de Ciências no 8º Ano contemplam o conteúdo sobre o corpo humano, não apenas a parte anatômica e funcional, mas também a parte psicológica, destacando o conceito de pensamentos. Em uma dessas aulas, a professora Milena Almeida, propôs que os alunos respondessem algumas perguntas relacionadas ao tema anual do Colégio: Como você pode fazer o bem contribuindo para a humanidade? Se você fosse "construir" uma humanidade melhor, como faria? Você se considera um ser (...)

Leia mais

Projeto sobre o Egito e as Borboletas envolve de forma entusiasmada o 1º Ano B

Unidade: Funcionários

As professoras Mariana Araújo e Marina Miranda, do 1º Ano B, estimularam seus alunos a escolherem o tema que gostariam de estudar nesse primeiro semestre. Foram escolhidos dois: o Egito e as borboletas. Resolveram então que os meninos estudariam sobre o Egito e as meninas sobre as borboletas. Depois, uns ensinariam para os outros o que tinham aprendido. As crianças pesquisaram, apresentaram maquetes, trouxeram vídeos e tiveram a oportunidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos (...)

Leia mais

“Tapabol” desenvolve técnicas de vôlei para as alunas do 8º Ano

Unidade: Funcionários

A professora Renata Chiaradia propôs a suas alunas um jogo que elas já conheciam e sempre gostaram, chamado Tapabol, com o objetivo de desenvolver as habilidades do vôlei através des​s​a brincadeira. As regras foram adaptadas para que elas pudessem fazer os pontos do jogo utilizando os fundamentos do vôlei. A observação das dificuldade ​qu​e algumas alunas apresentam na modalidade de vôlei,  leva os professores a procurar formas diferentes de apresentar o esporte, para (...)

Leia mais

Excursão ao Museu dos Brinquedos complementa conteúdo de História e estimula a boa convivência no 2º Ano B

Unidade: Funcionários

Com o objetivo de mostrar para as crianças, de forma objetiva e prática, que brincar é uma importante forma de comunicação, proporcionando vários benefícios na aprendizagem, o 2º Ano B realizou um trabalho de campo no Museu dos Brinquedos. A importância dos brinquedos e brincadeiras para as crianças é conteúdo de História. Este museu possui um acervo de brinquedos antigos e apresenta um trabalho pedagógico ligado à cultura e história, a partir de momentos de diversão e (...)

Leia mais

5ºAno amplia o conhecimento sobre a cultura dos povos indígenas

Unidade: Brasília

Durante as aulas de Geografia, a turma do 5º Ano estudou sobre a presença dos índios durante a colonização do Brasil. Também estudou o livro intitulado Tempo de Caju – uma emocionante história dos povos indígenas e sua relação com a natureza. Para tornar esse estudo estimulante e favorecer o aprendizado dos alunos, a professora Cássia organizou uma excursão ao Memorial dos Povos Indígenas, local onde é possível observar com riqueza de detalhes esta cultura. Os alunos (...)

Leia mais

Turma do 2º Ano visita o Cerrado Lodge (Núcleo Rural Córrego Jerivá - Chácara Ipanema) 

Unidade: Brasília

Com o objetivo de estimular os alunos e despertar neles o interesse sobre determinados assuntos, a turma do 2º Ano está realizando diversas atividades sobre os alimentos. A primeira atividade desenvolvida foi sobre a batata. Todos pesquisaram como ela nasce, se é uma planta rasteira ou não, seus diferentes tipos, lugar em que ocupa na pirâmide alimentar, entre outras informações. Em seguida, as crianças colaboraram no fazer e na degustação de um delicioso purê de batatas. As (...)

Leia mais

Turma 2 do Horário Estendido inicia o projeto “A casinha mental”

Unidade: Brasília

Para trabalhar com as crianças da Turma 2 do Turno Estendido a importância de cultivar os bons pensamentos e criar defesas mentais contra os pensamentos ruins, as professoras Joyce Porto e Daniela Oliveira iniciaram uma atividade fazendo a analogia da mente e uma casinha. A docente Joyce conversou sobre a diferença de uma casinha organizada e limpa para uma desorganizada e suja. A desordem e a sujeira representam os maus pensamentos, aqueles que levam a fazer coisas que não são do bem, (...)

Leia mais

Turma 2 do Turno Estendido inicia o projeto “Metamorfose da borboleta – Aprendendo a cultivar a paciência”

Unidade: Brasília

As professoras Joyce Porto e Daniela Oliveira iniciaram uma atividade com a Turma 2 do Turno Estendido, com o objetivo de mostrar a importância da paciência e do saber esperar o momento certo para cada coisa. Para tal, as docentes conversaram sobre as fases da borboleta. Antes de se tornar uma bela borboleta, ela passa por várias fases.  A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, lagarta, puba (casulo) e adulta. Uma das crianças encontrou uma lagarta na (...)

Leia mais

Turma do Infantil 4 reflete sobre os cuidados com os pensamentos

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 4 plantou  sementes de girassol e iniciou os primeiros  cuidados e observações na escola, acompanhando diariamente o crescimento da planta. No dia do Festival Literário todos tiveram a oportunidade de levar o seu girassol para casa com o compromisso de continuar com  os cuidados e as observações. Porém algo inesperado aconteceu: sobraram três mudas de girassol na sala, veio um feriado prolongado e as plantas morreram. Então,  a professora Cristina Araújo (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 5 cultivam o hábito da leitura toda semana

Unidade: Cidade Nova

Semanalmente, a turma do Infantil 5 tem um tempo dedicado a fazer empréstimos de livros literários na biblioteca da escola. Cada criança pode escolher dois livros para levar para casa. Segundo as professoras, diferentes habilidades são estimuladas por meio da literatura, entre elas a linguagem, o que contribui para a ampliação do vocabulário da criança e incentiva a criatividade e a vivência do mundo que a cerca. No Infantil 5, a linguagem é a habilidade que as crianças mais (...)

Leia mais