4º Ano estuda Matemática com material concreto

Unidade: Brasília | 6 May 2017

O conteúdo de Matemática contempla figuras geométricas planas e não planas. Trabalhar com as crianças esse conteúdo exigiu da professora Lorena Rodrigues criatividade para leva-las a compreender o conteúdo de maneira interessante e significativa.

A professora iniciou o ano letivo com o objetivo de tornar as aulas de Matemática divertidas e, para isso, trabalhou as figuras não planas com sucata – onde os alunos estudaram as formas geométricas, identificaram lados e arestas de maneira concreta e depois construíram esculturas utilizando os objetos estudados. Para as figuras geométricas planas, a professora elaborou um caderno específico onde os alunos criaram os polígonos com palitos de picolé e pesquisaram as nomenclaturas de acordo com o número de lados de cada um.

As crianças puderam colaborar umas com as outras durante a atividade e viveram um momento descontraído de interação e aprendizado.

“A busca pelo conhecimento significativo leva a criança a pensar e a identificar nos materiais que manipula os conceitos apresentados e ao perceber-se parte do processo de aprendizagem o aluno deixa de ver o conteúdo como complicado e o torna aplicável à vida e assim fica mais facilmente compreendido”, explicou a professora.