Notícias

Página: 421 de 846


Infantil 4B brinca de "Caça ao Tesouro" e encontra o caderno de Dever de Casa

Unidade: Funcionários

As professoras Shirléa Rocha e Marília Sales propuseram um desafio para os alunos do Infantil 4B: encontrar um grande tesouro. As pistas estavam espalhadas pelo Colégio e logo o Caça ao Tesouro começou.  As crianças buscaram palas pistas e, ao encontrá-las, vibravam de alegria.  A última levava as crianças de volta à sala de aula, onde encontraram um grande tesouro: a pasta com o caderno de dever. A assessora Letícia Vianna, acompanhada de Chiquinho e Maricotinha, também foi (...)

Leia mais

Brincadeira “Pega-letras” do Infantil 4B se transforma em gráfico

Unidade: Funcionários

As professoras Shirléa Rocha e Marília Sales organizaram uma atividade muito divertida. Colocaram letrinhas espalhadas por toda a quadra da areia e as crianças tiveram que, ao comando do “já”, pegar o máximo de letrinhas que conseguissem individualmente. Detalhe: os alunos não tinham nada para carregar as letras e, como estratégia, usaram a camisa para acomodar e transportar as peças. Depois de pegarem todas as letrinhas, foram para a sala e, com a ajuda das professoras, puderam (...)

Leia mais

Infantil 4A aprende com o livro “Chico – O valente”

Unidade: Funcionários

As professoras Alessandra Salles e Taís Veiga leram para seus alunos o livro Chico - O valente, de Jaqueline Miotto Zolet. A história conta da luta que o menino Chico enfrenta contra um pensamento “mandão”. O Infantil 4 está aprendendo que existem lutas no mundo de dentro que não podemos ver, mas podemos sentir. As professoras perguntaram aos seus alunos se eles também já haviam lutado contra um pensamento mandão. Muitas afirmaram que sim e quiseram relatar para a turma o que (...)

Leia mais

Infantil 5A encontra uma "carteira" recheada de valores para a vida

Unidade: Funcionários

As professoras Julieta Lima e Bruna Godoy prepararam a leitura do livro Carteira Recheada, de Maria Lúcia da Silveira. A história conta sobre um menino (Zezé) que encontra uma carteira, e vivencia uma linda experiência que ele guarda para toda a vida.  Ao contar a história, as professoras fizeram uma pausa na parte em que a carteira é encontrada e, neste momento, conversaram com as crianças sobre o que fariam se encontrassem uma carteira. Algumas respostas foram: - “Eu ia procurar o (...)

Leia mais

“Os óculos do invisível”, uma história intrigante para o 4º Ano A

Unidade: Funcionários

As professoras Juliana Pagliosa e Júlia Lisboa fizeram a leitura coletiva do livro Os óculos do invisível, de Bruna Tadross, que conta a história de Alan e Anabel. Os dois são muito diferentes, mas grandes amigos. Quando Anabel faz 10 anos, descobre que precisa usar óculos. Alan passa a fazer piadinhas sem graça sobre a amiga. Essas dificuldades oferecem uma grande oportunidade de aprenderem algo valioso para toda a vida: um superpoder de enxergar o invisível! Aprenderam a enxergar os (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 4B aprendem sobre as lagartas e as borboletas

Unidade: Funcionários

As professoras Shirléa Rocha e Marília Sales estão dando continuidade ao projeto Lagartas e Borboletas. Os alunos: André Rodrigues, Beatriz Teatini, Mariana Freitas, Laura Gontijo, Luíza Freitas, e Vitor Lacayo apresentaram suas pesquisas. André Rodrigues queria saber “Qual a maior lagarta que existe?”. Ao pesquisar em casa com a sua família, o aluno chegou à conclusão que a maior lagarta pode chegar a ter 10 cm. Para que as demais crianças conseguissem compreender o tamanho, (...)

Leia mais

Infantil 4A realiza atividade sensorial de Matemática

Unidade: Funcionários

As professoras Alessandra Salles e Taís Veiga realizaram uma atividade sensorial de Matemática com o objetivo do reconhecimento das figuras geométricas através do tato. Os blocos lógicos foram colocados em uma bacia com gel. Os alunos, de olhos vendados, introduziam a mão na bacia e retiravam um bloco. Em seguida, realizavam a palpação do mesmo e tentavam adivinhar o que era. As professoras também faziam perguntas relacionadas ao tamanho das figuras: “O quadrado é grande ou (...)

Leia mais

5º Ano A aprende LIBRAS

Unidade: Funcionários

 No dia 4 de abril, as crianças do 5°Ano A viveram uma experiência única! Em roda, sentados no pátio, viram e experimentaram a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com tradução em inglês! A professora estagiária Larissa Altemar tinha como objetivo apresentar e provocar o despertar dos alunos para a segunda língua oficial do Brasil. Ela conversou sobre a importância da expressividade facial na comunicação em LIBRAS, por ser uma língua espaço-visual. As crianças se envolveram (...)

Leia mais

4º Ano A se veste de azul no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Unidade: Funcionários

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo as crianças tiveram um dia diferente. No dia anterior, a turma recebeu uma carta da família do colega Bernardo (aluno autista), valorizando como são sempre carinhosos com seu filho, contando sobre o Dia Mundial da Conscientização do autismo e fazendo um convite: que as crianças usassem blusa azul na data, que é a cor que simboliza o autismo.  No tão esperado dia, a Professora Ana Paula Sabino teve uma conversa com as crianças sobre o (...)

Leia mais

6º Ano investiga efeitos da poluição nas árvores da Avenida Carandaí

Unidade: Funcionários

A turma do 6º Ano fez um trabalho de campo com a professora de Ciências, Beatriz Soares, com o objetivo de trabalhar com uma situação-problema, estimulando o processo investigativo, baseado no método científico. Eles deveriam investigar se a poluição tem influência no crescimento e desenvolvimento dos líquens. O trabalho foi dividido da seguinte forma: Estudar quem são os líquens. Fazer uma avaliação desses organismos nas árvores da av. Carandaí. Além da (...)

Leia mais