4º Ano A se veste de azul no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Unidade: Funcionários | 15 Apr 2019

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo as crianças tiveram um dia diferente. No dia anterior, a turma recebeu uma carta da família do colega Bernardo (aluno autista), valorizando como são sempre carinhosos com seu filho, contando sobre o Dia Mundial da Conscientização do autismo e fazendo um convite: que as crianças usassem blusa azul na data, que é a cor que simboliza o autismo.

No tão esperado dia, a Professora Ana Paula Sabino teve uma conversa com as crianças sobre o assunto, falando sobre como o conhecimento amplia a vida. Sem o conhecimento do autismo, as crianças não viveriam muitas situações felizes e não aproveitariam as oportunidades que têm com o Bê (apelido carinhoso pelo qual todos o chamam). Ela trouxe também dois vídeos muito interessantes que ensinaram novos aspectos sobre esse transtorno. Além disso, ela deu dicas importantes, falando da importância não fazer muito barulho, como envolver crianças autistas nas brincadeiras, o que gostam, o que incomoda, etc.

Depois, receberam a turma do 2º Ano, que compartilhou com a turma o que aprenderam sobre o autismo a partir de um projeto que fizeram. Ao final, todos ganharam um adesivo para colar na blusa, registrando a data.

O Bê faz parte da vida das crianças desde pequenos. As professoras Juliana Pagliosa e Júlia Lisboa pensaram que seria importante viver esse momento no dia 2/4 para valorizar o carinho e cuidado das crianças frente ao Bernardo, além de trazer dicas e novas informações sobre o assunto. Assim, elas poderão ensinar para outras pessoas esse conhecimento que pode ampliar a vida.

As professoras observam que esse colega é muito querido na escola. Está sempre ganhando um beijinho, abraço, um carinho...Os alunos adoram brincar com ele, dar a mão e ajudá-lo da forma que puderem. A atividade contribuiu para ampliar o conhecimento das crianças, para que desfrutem cada vez mais da oportunidade de conviver com o Bernardo e possam difundir o bem aprendido.

Uma criança chegou relatando com alegria: “Hoje no elevador da minha casa estava todo mundo de azul. Eu e a minha irmã contamos para o papai e a mamãe sobre a importância desse dia e falamos para eles também usarem roupa azul.”