6º Ano investiga efeitos da poluição nas árvores da Avenida Carandaí

Unidade: Funcionários | 15 Apr 2019

A turma do 6º Ano fez um trabalho de campo com a professora de Ciências, Beatriz Soares, com o objetivo de trabalhar com uma situação-problema, estimulando o processo investigativo, baseado no método científico. Eles deveriam investigar se a poluição tem influência no crescimento e desenvolvimento dos líquens.

O trabalho foi dividido da seguinte forma:

1. Estudar quem são os líquens.
  2. Fazer uma avaliação desses organismos nas árvores da av. Carandaí. Além da observação in locu,foram feitos registros fotográficos e avaliação do trânsito na região, com coleta de dados.
  3. Ida ao Parque Estadual Burle Marx para, além de fazer a observação dos líquens, analisar as condições ambientais de uma reserva ecológica pressionada pelo crescimento urbano ao seu entorno. Foi realizada uma caminhada em uma trilha da reserva, onde foram observadas interações ecológicas entre os seres vivos, entre esses e o meio físico, no caso o córrego do Clemente, um dos afluentes do Rio São Francisco, teste químico da água, entre outros.

Os alunos puderam concluir que os líquens são afetados pela poluição, por isso não se desenvolvem nas áreas urbanizadas.

“Na própria Natureza, quando se interrompe um processo, se altera a harmonia de suas combinações, perturbam-se as funções dos elementos que nele intervêm e, finalmente, malogra-se sua manifestação, ou seja, o resultado do processo.” Introdução ao Conhecimento Logosófico, pág. 71

O trabalho de campo é uma oportunidade rica em elementos da aprendizagem dos alunos, pois os coloca em contato direto, nesse caso, com situações distintas no estudo da ecologia. Pesquisar, observar, coletar dados, comparar e produzir uma conclusão a partir dos resultados obtidos é uma fonte enriquecedora na produção do conhecimento de forma ativa e interativa.