Alunos do Infantil 4B aprendem sobre as lagartas e as borboletas

Unidade: Funcionários | 15 Apr 2019

As professoras Shirléa Rocha e Marília Sales estão dando continuidade ao projeto Lagartas e Borboletas. Os alunos: André Rodrigues, Beatriz Teatini, Mariana Freitas, Laura Gontijo, Luíza Freitas, e Vitor Lacayo apresentaram suas pesquisas.

André Rodrigues queria saber “Qual a maior lagarta que existe?”. Ao pesquisar em casa com a sua família, o aluno chegou à conclusão que a maior lagarta pode chegar a ter 10 cm. Para que as demais crianças conseguissem compreender o tamanho, André fez de massinha uma lagarta representando o tamanho de 10 cm e mostrou para os seus colegas.

A aluna Beatriz Teatini queria saber “Quantas patas tem uma lagarta?”. Bia descobriu que as lagartas possuem 16 patinhas. Três pares na frente, usadas para pegar os alimentos, e quatro pares de patas traseiras, para se locomoverem. A pequena pesquisadora usou as mãozinhas para representar a quantidade de patas das lagartas.

Vitor Lacayo queria saber se “A lagarta pode virar comida de outros bichos”. Vitor descobriu que existem alguns animais como a aranha, o sapo e até mesmo os pássaros, que se alimentam da lagarta, portanto ela precisa ser esperta e por isso algumas possuem alguns pêlos venenosos que queimam os seus predadores.

“O que as borboletas comem?”. Essa foi a pergunta de Mariana Freitas. A aluna descobriu que as borboletas se alimentam do néctar das flores e, após ficarem satisfeitas, voam sobre os jardins. Mari levou um cartaz com flores e borboletas que coloriu com alegria.

Para descobrir se “todas as borboletas sabem voar”, Laura Gontijo contou com o auxílio de seus familiares. A aluna descobriu que para as borboletas voarem, precisam de dois pares de asas: cada par de um lado. Laurinha ainda falou que é importante que as borboletas voem para alcançar as flores e que o tipo de voo que cada borboleta faz, depende do formato de suas asas: borboletas com asas menores precisam fazer movimentos mais rápidos. Já as borboletas de asas longas, agitam menos as asas.

Luíza Freitas pesquisou “Quanto tempo uma borboleta pode viver”. Ela descobriu que, geralmente, as borboletas vivem de duas semanas a um mês. Porém, existe uma borboleta chamada Monarca, que pode viver até 9 meses, ou seja, quase 1 ano. Luíza representou-a em seu cartaz.

Durante as apresentações, as crianças podem experimentar de fato o papel de pesquisadoras e serem protagonistas de sua aprendizagem. Elas ficaram muito felizes. Vejam o que disseram:

“Eu ajudei a colar as fotos e a colorir.” Mariana Freitas

“Eu quis fazer a lagarta com massinha.” André Rodrigues

“Eu gostei de pesquisar. Agora eu sei que tem borboleta que pode viver quase 1 ano.” Luíza Freitas

“Eu colori a lagarta bem colorida!” Beatriz Teatini

“As lagartas precisam ser espertas para não serem comidas.” Vitor Lacayo

“Eu gostei que as borboletas têm quatro asas, porque elas são bonitas.” Laura Gontijo