Notícias

Página: 475 de 841


Alunos do 7º Ano visitam a exposição “Eu Leitor”

Unidade: Brasília

Com o objetivo de estimular nos adolescentes do 7° Ano o gosto pela leitura, a coordenadora Tatiana Veroneze e a bibliotecária Cláudia Ono promoveram um passeio literário e cultural. No dia 06 de setembro, os adolescentes tiveram a oportunidade de visitar a exposição Eu Leitor, situada na Biblioteca Nacional. A exposição mistura interatividade e tecnologia – com vídeos, imagens em 3D e projeções – para tratar da história da escrita e da importância da leitura. O percurso (...)

Leia mais

6° Ano realiza atividade com folhas de árvores para aprimorar conhecimentos sobre as espécies arbóreas

Unidade: Cidade Nova

Com o objetivo de estimular a observação das áreas verdes presentes na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana e aproximar o conteúdo sobre evapotranspiração, foi solicitado que os alunos do 6° Ano levassem para sala de aula um exemplar de uma folha de árvore coletada do chão. Sabendo que no inverno as folhas caem e, por isso, é importante que a varrição das ruas ocorra com maior frequência para evitar o entupimento dos bueiros e consequentes alagamentos, foi sugerido (...)

Leia mais

Alunos do 7º Ano visitam a sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Unidade: Cidade Nova

A turma do 7º Ano visitou a sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Na ocasião, um representante da orquestra apresentou para os alunos os instrumentos e o som de cada um deles. Ele também explicou como se comportar na sala durante um concerto. Foi escolhida essa sala, pois ela é um espaço de escuta sensível, capaz de ampliar a experiência com a orquestra. Por meio da visita, os alunos perceberam que ouvir uma orquestra ao vivo é totalmente diferente de (...)

Leia mais

Representante do Tribunal Regional Eleitoral conversa com Fundamental 2 e propõe reflexões sobre a formação dos eleitores do futuro

Unidade: Cidade Nova

Um projeto interdisciplinar desenvolvido na aula de Matemática com alunos do Fundamental 2,  teve o intuito de trabalhar os conceitos relativos a razão, possibilidades e estatísticas, alinhados ao processo eleitoral. Eles aprenderam probabilidades, medidas estatísticas, porcentagens e análises de resultados através de gráficos e tabelas. Isso ocorreu devido a um sistema quantitativo com exatidão garantido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na ocasião, um representante do Tribunal (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 4 aprendem a cultivar o gosto pela leitura e a responsabilidade com os livros

Unidade: Cidade Nova

No Infantil 4, as crianças têm um contato diário com os livros, o que contribui para elas adquirem o gosto pela leitura. A sala conta com um mini biblioteca com várias obras de literatura que, no início do ano, foram apresentadas para a turma como “pequenos tesouros” e, em seguida, cuidadosamente distribuídas na estante para o manuseio durante as aulas. No decorrer do ano, as crianças foram se esquecendo dos combinados feitos com as professoras Nirvana Arantes e Letícia Fajardo e (...)

Leia mais

Infantil 5 realiza apresentação de peça teatral para as famílias

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 5 apresentou para as famílias uma peça teatral falando sobre o que aprenderam no primeiro semestre. Essa apresentação foi o resultado do trabalho em conjunto das docentes em sala de aula com a professora de Artes Cênicas, Franciolle Ferreira. Os alunos contaram para as famílias sobre os projetos realizados durante o semestre encenando um jornal: o Infantil 5 Repórter. Nele havia os apresentadores, os repórteres e os entrevistados. Em cada cena, eles contavam um (...)

Leia mais

Leitura de livros paradidáticos sobre a Matemática enriquece o aprendizado das turmas do 6º e 7º Ano

Unidade: Cidade Nova

Na intenção de aguçar o gosto pela leitura e aprimorar a interpretação, os alunos de 6º e 7º Ano fizeram a leitura de livros paradidáticos, contando um pouco sobre a Matemática de forma lúdica. O professor Jair Carvalho organizou uma mesa redonda para conclusão da atividade, onde todos os alunos puderam debater e discutir os tópicos contidos no material. A proposta do professor foi oportunizar aos alunos uma forma lúdica e divertida de aprender. Para o aluno Vinícius Brandão (...)

Leia mais

Visita de ex-alunos alegra as comemorações ao Dia Internacional da Logosofia

Unidade: Cidade Nova

Em comemoração ao 11 de Agosto, Dia Internacional da Logosofia e aniversário de Carlos Bernardo González Pecotche, patrono do Colégio Logosófico, foram realizadas muitas atividades especiais. Uma delas foi a visita dos ex-alunos Maria Paula, Érico, Mateus Ambrósio e Naiara Ambrósio aos alunos do Fundamental 2. Os jovens, que hoje fazem parte da Fundação Logosófica, retornaram à escola para contar sobre as vivências e aprendizados da época escolar vivida na Unidade Cidade (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 3 aprendem brincando com jogos pedagógicos

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 3 está utilizando uma nova ferramenta em sala: os jogos pedagógicos. Em uma rodinha, as docentes Naiane Monique e Mariele Pires explicaram aos alunos os conhecimentos necessários para montar corretamente cada jogo. Em seguida, distribuíram um jogo para cada mesa e propuseram o seguinte desafio: montá-los em equipe. “Durante o desenvolvimento da atividade, observamos que as crianças se esforçaram para saber esperar a sua vez e auxiliar os colegas. Foi um desafio (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 3 realizam estudo sobre o acrobata

Unidade: Cidade Nova

Dando continuidade aos estudos do projeto anual A busca do equilíbrio, as professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Mariele Pires, prepararam uma apresentação em power point para iniciar o trabalho sobre um novo artista circense: o acrobata. Por meio das imagens projetadas, as docentes estimularam os  alunos a observarem que essa modalidade circense pode ser realizada no solo, no tecido, no bambolê, no trapézio e utilizando outros aparelhos. Logo, esse artista necessita adaptar os (...)

Leia mais