Alunos do 7º Ano visitam a sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Unidade: Cidade Nova | 15 Sep 2018

A turma do 7º Ano visitou a sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Na ocasião, um representante da orquestra apresentou para os alunos os instrumentos e o som de cada um deles. Ele também explicou como se comportar na sala durante um concerto.

Foi escolhida essa sala, pois ela é um espaço de escuta sensível, capaz de ampliar a experiência com a orquestra. Por meio da visita, os alunos perceberam que ouvir uma orquestra ao vivo é totalmente diferente de ouvir uma gravação, pois vai diretamente à sensibilidade do ouvinte.

Além disso, eles aprenderam que, durante o concerto, sempre é contextualizada a intenção do compositor, relatando a história contada pela música e o porquê do destaque a algum instrumento, o que aquele som representa no todo. “Essa foi uma excelente oportunidade de fixar conceitos musicais trabalhados com os alunos desde a Educação Infantil”, destacou a professora Bárbara Ferrarezi.