Notícias

Página: 472 de 834


Turma do Infantil 4 aprende a cultivar a paciência

Unidade: Brasília

A professora do Infantil 4, Daniele Resende, observou os alunos com uma certa impaciência para realizar as atividades; foi então que programou uma rodinha de conversação para tratar da paciência inteligente e suas vantagens. Ela relatou várias situações, mostrando que o ser impaciente não entende que cada coisa tem o seu momento adequado, e que enquanto esperamos por algo podemos realizar outras atividades. A docente mostrou aos alunos que a paciência inteligente é ativa, além de (...)

Leia mais

4º Ano A tem aula prática de Matemática na Educação Física

Unidade: Funcionários

Os alunos estão estudando perímetro, em Matemática. Ao realizarem alguns exercícios em sala de aula, as professoras Marise França e Cecília Faria, observaram que os alunos poderiam realizar os cálculos de forma prática, com a ajuda dos professores de Educação Física, Felipe Cerqueira e Gabrielle Fonfins. Com a vivência prática o conhecimento se aproxima da realidade da criança, favorecendo assim o entendimento. Os alunos receberam como proposta o seguinte desafio: Marise quer se (...)

Leia mais

5º Ano B apresenta importante projeto

Unidade: Funcionários

A professora Cecília Faria nos faz um lindo relato: “Em 2018 a turma do 5º Ano B desenvolveu o projeto CriVenções. Estimulados pela leitura de trechos dos livros de Júlio Verne, os alunos se interessaram pela capacidade do autor de prever o futuro. Em nossas conversas começaram a surgir ideias de invenções para o futuro. Cada aluno, pensando no bem da humanidade, criou o protótipo da sua invenção com a ajuda da sua família. Percebemos que é preciso ter um equilíbrio entre a (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio investiga a composição das conchas e corais

Unidade: Funcionários

Associando o projeto Milhas Marinhas com os conceitos químicos estudados durante o ano, os alunos receberam a seguinte tarefa: investigar a composição dos corais e conchas. Para isso eles receberam algumas conchas e um frasco com solução aquosa de ácido clorídrico. Ao gotejar a solução nas conchas os alunos observaram uma efervescência identificando a presença na composição de um carbonato. Em seguida foi discutida a relação entre o efeito estufa a destruição dos corais. Foi (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 comemoram o Dia Nacional da Saúde em grande estilo

Unidade: Brasília

No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, que tem o objetivo de reforçar aos brasileiros sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e de seus cuidados. O Dia da Saúde também é um momento de homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX. Atualmente, a palavra saúde (...)

Leia mais

Momento cívico é realizado pelo 2º Ano em comemoração ao Dia Internacional da Logosofia

Unidade: Cidade Nova

O Projeto 11 de agosto é de grande importância para todos do Colégio Logosófico. Nessa data é comemorado o Dia Internacional da Logosofia, ciência criada pelo pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche, que originou a Pedagogia Logosófica aplicada nas unidades do Sistema Logosófico de Educação. Em comemoração ao dia, os alunos do 2° Ano realizaram o Momento Cívico, onde apresentam o que aprendem e vivem na escola, como valores importantes para a vida equilibrada e (...)

Leia mais

3º Ano mergulha no conhecimento sobre a água

Unidade: Florianópolis

A turma do 3º Ano realizou um passeio de estudo na Estação de Tratamento de Água, um departamento da CASAN (Companhia de Catarinense de Águas e Saneamento), localizada na Lagoa do Peri. Para ampliar o conhecimento, a turma recebeu a visita do engenheiro Sr. Eduardo R. Fernandes (pai do colega Lucas Oneda), diretor da CONASA (Companhia Nacional de Saneamento), empresa de tratamento de água e esgoto que pertence a cidade de Itapema. Nesta oportunidade, ele ministrou uma aula, (...)

Leia mais

5º Ano participa de Noite na Escola

Unidade: Florianópolis

Como atividade preparativa para as férias, na última semana de aula, a turma do 5º Ano participou de uma atividade muito especial. As crianças já haviam manifestado para as professoras que gostariam de estender o período e ficar até a noite na escola. Para poder viver essa atividade, a turma precisou pensar em muitos detalhes: o que gostariam de fazer, quais seriam as brincadeiras, como seria feito o lanche e também conversar com a coordenação e direção sobre a possibilidade de (...)

Leia mais

3º Ano se inspira com projeto literário e cria o Caderno das Recordações

Unidade: Uberlândia

As professoras da Turma da Simpatia (3º Ano), Roneida Alves, Mariana Almeida e Isabela Belter, realizaram o projeto de leitura utilizando o livro A lanterna de pirilampos, da autora Isabel Cristina Faria Freitas. As docentes conversaram com a turma sobre as brincadeiras e aventuras que a autora relatou em sua infância, durante a viagem de férias ao sítio dos avós, recordada por ela com muita gratidão! As crianças concluíram que viajar também é uma forma de estudar. As (...)

Leia mais

9º Ano e 2º Ano do Ensino Médio têm aulas de Krav Magá

Unidade: Funcionários

A professora de Educação Física, Gabriela Cavalieri, convidou cinco professores de Krav Magá, para ministrar aulas dessa defesa pessoal para as alunas. Durante as aulas, os professores abordaram sobre o valor de aprender a se defender, sobre o conceito de defender-se e sobre a importância desse conhecimento para o desenvolvimento de valores individuais e sociais. O Krav Magá foi um conteúdo abordado dentro do ciclo de “lutas”. As lutas fazem parte dos PCNs para a Educação Física, (...)

Leia mais