Notícias

Página: 704 de 841


Alunos do 5º Ano realizam uma vídeo-conferência com navegador e escritor Amyr Klink

Unidade: Chapecó

A turma do 5º Ano conversou com o primeiro navegador a atravessar o Atlântico Sul em um barco a remo: o nome dele é Amyr Klink. “Você teve medo de morrer?”, “De quem você sentiu mais saudade?”, “A ideia de realizar a viagem foi sua?”, “O que gostava de fazer quando criança?”, “Quais os seus projetos?”. Foram algumas das perguntas que as crianças fizeram a Amyr. A primeira etapa deste projeto foi a leitura do livro Cem dias entre céu e mar, edição de bolso. O (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 2 A aprende Matemática com a natureza

Unidade: Chapecó

Com o projeto Matemática na vida, a turma do Infantil 2A, das professoras Luciana Noskoski e Jussara Zandonai, está aprendendo a observar a linguagem matemática em várias experiências do dia a dia da escola. Em uma tarde a turma estava realizando um passeio pela área do Colégio e encontrou uma galinha chocando os ovos. As crianças ficaram impressionadas e muito curiosas com o cuidado da galinha com os ovos e surgiu a ideia de a turma passar a observá-la, acompanhando o que iria (...)

Leia mais

Turmas do Infantil 2 aprendem a classificar as formas geométricas

Unidade: Chapecó

As turmas do Infantil 2A, das professoras Luciana Noskoski e Jussara Zandonai e do Infantil 2B, das professoras Márcia Lima e Sabrina Variani, tiveram a grata oportunidade de ampliar o conhecimento em uma oficina realizada com a professora regente da disciplina de Matemática do Ensino Fundamental 2, Cleizer Canello. Na oficina a professora Cleizer trabalhou as formas geométricas (triângulo, quadrado, círculo) de uma maneira lúdica: cada criança pode pescar a forma geométrica dentro (...)

Leia mais

Alunos de 6º e 7º Ano realizam visita ao Centro de Memórias do Oeste de Santa Catarina (CEOM)

Unidade: Chapecó

Os alunos do 6º e 7º Ano realizaram uma visita ao Centro de Memórias do Oeste de Santa Catarina (CEOM), orientados pela professora regente da disciplina de História, Aline Cristine Bürgel. As turmas visitaram a exposição arqueológica Como era antes?, que retrata o modo de vida dos primeiros habitantes do oeste de Santa Catarina, antes da chegada dos colonizadores. Através de peças encontradas na região, como cerâmicas, pedras, utensílios, entre outros, foi possível conhecer (...)

Leia mais

Ginasta Letícia Dutra inspira nas crianças do 2º Ano estímulos de esforço e superação

Unidade: Florianópolis

No Momento Cívico do dia 30 de agosto,  no auditório do Colégio, as crianças estavam empolgadas com a apresentação da ginasta Letícia Dutra e se surpreendiam com os diversos movimentos em que ela mostrava sua coordenação motora e elasticidade do corpo. Letícia é irmã do Vitor Dutra, aluno do 2º Ano do Ensino Fundamental, e foi convidada pelo Colégio para se apresentar, destacando para as crianças valores como o esforço, a superação e a alegria. Missão cumprida! As (...)

Leia mais

"Janelinha do Esforço" faz sucesso entre as crianças do Infantil 3B

Unidade: Funcionários

As professoras aproveitaram os estímulos criados com as Olimpíadas e Paraolimpíadas para explorar alguns conhecimentos: observar os mapas do mundo para conhecer onde se localizam alguns países participantes e enumerar os esportes praticados nela. Receberam a visita da professora de Educação Física e mãe de aluna, Gabriela Cavalieri, para explicar um pouquinho sobre o esforço que os atletas fazem para serem cada dia melhores no esporte que praticam. As professoras Fernanda Mesquita, (...)

Leia mais

Atitudes de um bom brasileiro é tema de conversação no 1º Ano B

Unidade: Funcionários

O 1º Ano B está aprendendo a ter atitudes de um bom brasileiro. As professoras, Mariana Brant e Marina Miranda, fizeram em sala algumas conversações para que as crianças tivessem a oportunidade de manifestar sobre as atitudes que caracterizam um bom brasileiro. Além das conversações, também escreveram as atitudes dentro do mapa do Brasil e participaram do hasteamento da bandeira, apresentando este mapa. As crianças manifestaram-se sobre a importância de preservar a natureza, de (...)

Leia mais

Aula contextualizada de Geografia Cultural no 3º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários

Através do relato da experiência do geógrafo Samuel Ribeiro, os alunos do 3º Ano, tiveram a oportunidade de aproximarem-se da Irlanda de muitas formas. Foram apresentados a eles os aspectos geográficos que caracterizam o país, as características culturais que hoje estão disseminadas em outras partes do mundo e a descrição de hábitos e costumes que permeiam a sociedade irlandesa. Analisou-se a construção dos muros na Irlanda do Norte que são representativos da disputa entre (...)

Leia mais

Do Mineirão à Câmara Municipal: 7º Ano investiga a história de Belo Horizonte

Unidade: Funcionários

Os alunos do Colégio Logosófico se mobilizaram em um trabalho de campo com o objetivo de desvendar importantes centros de esportes, cultura e cidadania de nossa cidade. O projeto das disciplinas de Informática e História, colocou o Museu de Artes e Ofício, o Mineirão e a Câmara dos Vereadores na rota e deu aos estudantes a missão de produzirem um telejornal com o material colhido pelos jovens. Além de 61 alunos, o trabalho de campo contou com a presença de Mayra Aráujo, diretora (...)

Leia mais

6º Ano aprende sobre tratamento da água em aula prática

Unidade: Funcionários

A professora de Ciências Beatriz Soares convidou a mãe da aluna Manuela Halfeld do 6º Ano, que é engenheira da Copasa/MG, para explicar aos alunos como é realizado o processo de tratamento de água. Ela levou amostras de água do Rio das Velhas e demonstrou como é feito o tratamento em todas as suas etapas, até a distribuição para a (...)

Leia mais