Fundamental 2 faz tinta com semente do urucum

Unidade: Florianópolis | 7 Jul 2017

A turma do 2º Ano do Fundamental estudou sobre a polinização das plantas com o livro do Plantas, animais e ciclo de vida, da Editora Abramundo/Experimenta. Os alunos descobriram que após algumas plantas serem polinizadas, formam o fruto que, por sua vez, libera as sementes.

Com isso, eles conheceram a semente do urucum, uma planta comum da floresta Amazônica.  O fruto seco é utilizado por muitas tribos de índios brasileiros para pintar o corpo. A turma também descobriu que essas sementes são utilizadas como temperos.

As crianças tiveram a oportunidade de fazer a extração de tinta a partir da semente. Foi retirado do fruto do urucum cerca de 50 sementes e elas as colocaram em uma panela com água. Após 45 minutos em fogo médio, apareceu um líquido amarelado. Ao retornar para sala, a turma misturou a cola líquida, o corante extraído do urucum e um pouco de urucum em pó para fazer a tinta.

A tinta foi utilizada para colorir os desenhos feitos pelas crianças. Na atividade, envolvendo o conhecimento matemático, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a simetria. Com a tinta, as crianças puderam pintar metade dos seus desenhos e depois dobrar a folha para ter um desenho inteiro e simétrico. Foi refletido sobre a presença da simetria em nossas vidas.

Durante as atividades, as crianças foram questionadas sobre os conhecimentos que podemos ter ao observar a natureza e que novas descobertas podemos ter a partir do conhecimento adquirido.

“A Natureza é sábia e contém o néctar da Sabedoria. É a primeira professora do ser humano.” (Sabedoria Logosófica)