Notícias

Página: 702 de 841


Turma do 5º Ano estuda sobre o clima e reflete sobre o uso da água

Unidade: Brasília

Durante as aulas de Ciências, os alunos do 5º Ano estudaram sobre o saneamento básico, a poluição de rios e mares, a economia de água e entre outros assuntos correlatos. A professora Carmen Baltar falou sobre o clima e o período seco que a região centro oeste sofre todos os anos.  Experimentar dias quentes e secos faz com que os alunos reflitam bastante sobre os cuidados e preservação do planeta Terra. “Falamos sobre a importância da água nas nossas vidas e de todos os (...)

Leia mais

Alunos aprendem que é possível transformar o mundo a partir de si mesmos por meio de uma alimentação saudável

Unidade: Brasília

O Colégio Logosófico – Unidade Brasília tem se preocupado cada vez mais com a saúde alimentar de seus alunos. Diante disso, a nutricionista Náira Lygia iniciou um trabalho com as crianças sobre a importância de se alimentar de forma saudável e seus benefícios. Ela informou para os alunos que uma boa alimentação nos deixa mais dispostos para realizarmos as tarefas do dia a dia. Uma alimentação saudável requer uma diversidade de ingredientes em todas as refeições, porém é (...)

Leia mais

Turma 1 do Horário Estendido trabalhar o tema do bimestre “Sentir, pensar e transformar”

Unidade: Brasília

Há algum tempo, as professoras Roseli Luro e Adelaide Ribeiro vêm realizando com as crianças da Turma 1 do Horário Estendido atividades referentes ao corpo, nomeando suas partes, funções de cada uma, esquema corporal, noções de higiene e outras que correspondem à parte mais externa do corpo. A professora Roseli relatou que sentiu necessidade de ir mais além com o objetivo de trabalhar o tema do bimestre Sentir, pensar e transformar. As crianças foram convidadas a se sentarem na (...)

Leia mais

1º Ano descobre muitas curiosidades sobre o Japão e a China

Unidade: Brasília

O 1º Ano está vibrando com as descobertas do Projeto Japão e China! Essas duas culturas, tão diferentes da nossa, têm ensinado muito aos alunos. As alunas Maria Luísa Suaid e Ana Luíza Barbosa apresentaram suas pesquisas sobre as comidas chinesas e japonesas. Dentre outros aspectos, aprendemos que os japoneses usam o hashi para comerem (ao invés do garfo e da faca) e se alimentam principalmente de arroz, verduras, legumes e frutos do mar. Já os chineses têm como costume comer (...)

Leia mais

Turma 1 do Horário Estendido aprende sobre a Pátria

Unidade: Brasília

Em uma atividade realizada com o objetivo de levar a criança a associar ideias e compreender fatos, a Turma 1 do Horário Estendido viveu um momento divertido e de muito aprendizado sobre o Dia da Independência do Brasil. A professora Roseli Luro contou um pouquinho da história do Brasil de forma bem lúdica. À medida que apresentava os fatos desenhava as cenas no  quadro, como por exemplo, os índios que aqui viviam, as matas, o riacho Ipiranga, e Dom Pedro no seu cavalo no momento do (...)

Leia mais

5º Ano inicia o projeto de leitura de forma alegre e sensível

Unidade: Brasília

Com o objetivo de iniciar os estudos do livro O Grande Passeio, da autora Larissa Lana, a turma do 5º Ano foi estimula a refletir sobre o cultivo das pequenas atenções. Em seguida, a professora Carmen Baltar sugeriu que os alunos praticassem as pequenas atenções no final de semana para depois relatarem ao grupo. As crianças trouxeram relatos muito sensíveis e ricos em detalhes, acompanhados de ilustrações e fotos. A aluna Beatriz Felchak Monteiro (10 anos) relatou: “Minha (...)

Leia mais

4º Ano aprende sobre os valores cultivados pelos atletas

Unidade: Brasília

A turma do 4º Ano está estudando o livro O pequeno Samurai. O livro retrata uma linda história de superação, onde o personagem deixa a vida no Japão e muda-se para o Brasil. Durante toda a história, o personagem precisa vencer as dificuldades surgidas com essa mudança. O livro traz também muitos aspectos sobre a vida de um samurai. Pensando nisso e no clima de olimpíadas no Brasil, a professora Lorena Rodrigues convidou o atleta amador e professor de karatê, Douglas Milhomem, para (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende a cultivar bons pensamentos fazendo analogia com a escolha de boas sementes

Unidade: Uberlândia

A professora da Turma da Generosidade (Infantil 3), Alba Lilian, fez uma rodinha e mostrou aos alunos uma lata bem bonita com grãos de feijão. Ela balançou a lata e pediu que as crianças tentassem adivinhar o que havia dentro. Após algumas tentativas, uma criança adivinhou. Então ouviram: “De onde vem o feijão?” E as respostas: “do supermercado”; “do caminhão de feijão”, “do saco”, até que um manifestou que era da planta do feijão. A professora explicou que para (...)

Leia mais

Infantil 4 aprende a usar a tesoura

Unidade: Uberlândia

As professoras do Infantil 4, Alessandra Fernandes e Márcia Silva, iniciaram o trabalho de desenvolvimento psicomotor, especificamente a motricidade refinada, utilizando as tesouras. Inicialmente, foram apresentados diversos tipos de tesouras e suas funções: a tesoura de cozinha, utilizada para preparar alimentos; a tesoura para cortar cabelos; a própria para cortar tecidos; a especial, de pontas arredondadas para cortar as unhas dos bebês; a tesoura da professora e, surpresa! A tesoura (...)

Leia mais

4º Ano visita o aterro sanitário de Uberlândia

Unidade: Uberlândia

Para cumprir com um dos objetivos dos conteúdos de Ciências e Geografia - Recursos Naturais e História: O destino do lixo, os alunos do 4º Ano visitaram o aterro sanitário de Uberlândia. Lá eles aprenderam como funciona a coleta de lixo, tempo de decomposição dos materiais descartados e também refletiram sobre a situação do lixo na cidade. A turma foi recebida pela engenheira ambiental Alana Frazão, que explicou sobre o funcionamento do aterro – 24h/dia – que o chorume é (...)

Leia mais