Brincadeiras ensinam aos alunos do 3º Ano a se comunicarem de forma responsável

Unidade: Uberlândia | 9 Jul 2017

Para que as crianças da Turma da Simpatia (3º Ano) pudessem vivenciar de forma prática o tema do projeto Saber ouvir e saber falar, as professoras Roneida Alves e Analy Ranuzi promoveram um brincadeira: o jogo Às cegas.

Uma criança, com os olhos vendados, exercitava a capacidade de ouvir, pois para o sucesso do jogo, deveria estar atenta aos comandos verbais do(a) amigo(a). Foi refletido sobre a importância de saber ouvir e que, assim procedendo, é possível aprender ainda mais.

Também foi feita a brincadeira divertida Telefone sem fio. Cada criança deveria pensar em palavras que gostam de ouvir e expressá-las ao amigo. As docentes conversaram sobre o quanto Deus foi generoso ao nos dar o dom da palavra e que devemos sempre utilizá-la para o bem, como manifestação de gratidão. “Ao nos expressarmos de forma elevada, estamos edificando o nosso próprio conceito e inspirando confiança e afeição àqueles com os quais convivemos”, explicaram.

Em sala, as crianças ainda brincaram de Ofício mudo e ficaram por um tempo sem se comunicarem por meio de palavras, utilizando apenas gestos para se expressarem.

“Concluímos que existem várias formas de comunicação, mas por não as praticarmos constantemente, precisamos realizar mais esforço para tentar expressar o que pensamos por meio delas. Isto nos mostra que devemos valorizar ainda mais a capacidade de fazer bom uso da palavra. As brincadeiras reforçaram nos alunos a vontade de serem melhores, que as conquistas e alegrias são adquiridas através de constante esforço e que a observação e seleção dos pensamentos podem favorecer nossa vida diária”, concluíram as professoras.