Turmas do Infantil realizam diversas atividades afetuosas ao longo do Projeto “Família”

Unidade: Uberlândia | 9 Jul 2017

As turmas do Infantil estão se preparando para a Festa da Família, e para tanto realizaram o projeto Família a fim de hierarquizar conceitos que permeiam as relações entre pais e filhos, irmãos, avós, tios e primos.

Durante o mês de junho foram feitas rodinhas com fotos enviadas pelas famílias dos alunos. Ao verem as fotos, as crianças contavam aos amigos um pouquinho sobre sua família: o que gostam de fazer juntos, seus nomes, onde estavam quando foram fotografados, o que sentem uns pelos outros, etc. Cada turma montou seu mural de fotos da família. As professoras também contaram histórias de sua infância em família.

“Destacamos com o projeto, que cada família é de um jeito, mas que em todas os seres podem aprender e colaborar uns com os outros, cultivar o amor e o respeito e sentir a alegria de estarem unidos! Até as tarefas de casa foram contextualizadas! As crianças entrevistaram os pais e descobriram o que eles sentiram quando seus filhos nasceram, o que gostavam de brincar quando criança, suas comidas prediletas e virtudes que identificam nos filhos”, explicaram as professoras.

Nos momentos de leitura do projeto foram lidos os livros: Mamãe Maravilha (Orianne Lallemand), Papai Tesouro (Angelique Pellitier), Colcha de Retalhos (Coceil Correa da Silva), Os Superpoderes de Jorge (Tábata Carzola), Eu te amo (Todd Parr), Vovô Verde (Lane Smith), Papai é Quase Um Herói (Aline Abreu), Mamãe Sabe Quase Tudo (Aline Abreu), Cada Família é de um Jeito (Aline Abreu), Que Lambança (Ana Maria Machado) e o O Livro da Mamãe (Todd Parr).

De acordo com a coordenadora do Infantil, Tatiana Moro, por se tratar de crianças pequenas, a foto da família favorece o trabalho com o tema. “As crianças ficam felizes em mostrar sua família aos amigos. Frequentemente vão até o painel de fotos e fazem carinho nas mesmas!”, declarou.

Confira os depoimentos:

Ao iniciar a Rodinha contando uma história que aconteceu de verdade, as crianças perguntaram: “De verdade mesmo, Professora?” “Você conhece todas as pessoas dessa história?” Falei que conhecia sim, todas as pessoas da história. Desta forma, contei a relação de afeto, amor e respeito que eu e meus irmãos vivemos com o meu querido avô. Foi lindo ver os olhinhos atentos, os sorrisos e ouvir as perguntas que fizeram. Todas queriam saber mais sobre as brincadeiras que fazíamos juntos, onde dávamos voltinhas de bicicleta, etc. Esta experiência reforçou em meu interno a necessidade de passar para as crianças conceitos reais e verdadeiros.” Professora Letícia Silva - Infantil 5

“Minha mãe é quentinha!” Sofia Reis - Infantil 4

“A minha família é feliz!” Arthur Espir - Infantil 3

“O papai sempre me leva pra brincar de futebol com os meus amigos lá no Cajubá.” Miguel Veloso - Infantil 5

“O meu pai veio do Rio de Janeiro só pra ficar comigo. Eu amo ele.” Antônio Meirelles - Infantil 5

“Eu amo viajar com a minha família.” Ananda C. Maciel - Infantil 5